TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO CIENTÍFICO: DESAFIOS NA GESTÃO DE UMA EMPRESA FAMILIAR: O CASO DA EMPRESA SIERDOVSKI & SIERDOVSKI

Por:   •  17/2/2020  •  Artigo  •  3.581 Palavras (15 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 15

MBA – GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

ARTIGO CIENTÍFICO: DESAFIOS NA GESTÃO DE UMA EMPRESA FAMILIAR: O CASO DA EMPRESA SIERDOVSKI & SIERDOVSKI

Orientador: Mateus C. Tagliani

Acadêmico: Fernando Metzger

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia bla bla bla bla – Dourados – MS, Brasil

RESUMO

A empresa familiar surgiu como um ideal de indivíduos de uma mesma família, na qual permanece uma conexão emocional forte, geralmente, com o intuito de perdurar a ponto de passar de geração em geração. Essa célula básica se estabelece tanto na prestação de serviços quanto na produção e comércios para obter seu sustento e sua sobrevivência. Para a execução do estudo, foi realizado trabalho de campo, com abordagem descritiva sobre a empresa Sierdovski & Sierdovski Ltda. No estudo bibliográfico foram trespassados autores e posicionamentos sobre os conceitos da empresa familiar e empresa familiar profissionalizada. O propósito do trabalho foi de verificar os possíveis conflitos familiares atrelados às dificuldades de separação entre empresa/família.

Palavras Chave: Empresa familiar; Empresa familiar profissionalizada; conflitos familiares.

SUMMARY

A family business known as a residency ideal, which does not remain a strong emotional connection, usually with the intention of losing a waypoint from generation to generation. This company is available for the production and production of products for their survival. For a study execution, field work, with a descriptive approach on the company Sierdovski & Sierdovski. No bibliographic studies were  analyzed the concepts of family business and professional family business. The objective of the study was to verify the family conflicts related to the difficulties of separation between company / family.

Keywords: Family business; Professional family business; Family conflicts.

INTRODUÇÃO

O presente artigo evidencia um estudo sobre a cultura da empresa familiar no Brasil, no que diz respeito aos desafios frente à gestão da empresa, bem como na análise do processo sucessório e as necessidades de aperfeiçoamento dos acionistas para uma gestão de sucesso.

Empresa Familiar é um ramo que vem crescendo significativamente no Brasil. Segundo os dados do ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), as empresas familiares representam 48% do PIB somente no Brasil, e proporcionam 60% dos empregos gerados. Grandes empresas brasileiras reconhecidas mundialmente fazem parte deste segmento. Por meio do artigo, pretendo expor qual o modelo de gestão mais eficaz, considerando minunciosamente obras que tratam do assunto e experiências relatadas por um gestor atuante no segmento. Uma empresa familiar possui várias alternativas para serem examinadas pelos seus gestores, o presente artigo irá abordar também a importância do sincronismo entre a lógica, razão e emoção, nas tomadas de decisão, mostrando que em todas, independente do caso, exigem empenho, desprendimento, e capacidade ativa de tomar decisões.

O caso mencionado refere-se a empresa Sierdovski & Sierdovski Ltda, organização familiar, localizada no município de Guarapuava/PR, empresa do ramo de tecnologia e licitações, atuante dentro e fora dos limites do Estado. Esse trabalho procura explorar a cultura da família Sierdovski, como fator de influência na gestão da empresa, análises dos desafios e oportunidades para o grupo empresarial em questão; analise da capacitação do quadro de funcionários, e estudo sobre o processo sucessório. Através do artigo, quero enfatizar que a empresa familiar, ao superar os assuntos abordados e colocando-os numa base profissional sólida, alcançará um crescimento notório.

Empresas familiares

 O processo de formação de empresas no Brasil, é gerado, predominantemente, dentro do âmbito familiar. Segundo o SEBRAE (Serviço de Apoio a Pequenas e Médias Empresas) (2005), cerca de noventa por cento das empresas brasileiras são administradas por gestão familiar, por isso é importante analisarmos a problemática dos conflitos que impedem a expansão dessas organizações.

A empresa familiar tem sua origem agregada a uma família. Todavia, uma empresa que possua um membro da família na administração, também é definido como empresa familiar. (BERNHOEFT, 1991)

        As empresas familiares são de grande importância para a economia do país, afinal, essas organizações predominam no cenário do mercado nacional. Contudo, essas organizações enfrentam, em sua essência, os conflitos familiares, e são afetadas fortemente nas tomadas de decisões, pois a gestão da organização, depende, em sua grande maioria, de cada membro do grupo da família.

DESENVOLVIMENTO

A fragilidade das empresas familiares

        Para João B. Lodi (1998), a barreira não é a organização e nem o conflito familiar, mas ele atribui à problemática, dentro desse âmbito, à falta de um código de ética, já que na empresa familiar existe muitas fragilidades, tais como: conflitos de interesses dos próprios membros da família, falta de disciplina dos familiares, falta de planeamento no uso dos recursos da empresa, sendo que o fator agravante é financeiro.

        Antonio D. Juste discorre sobre o entendimento do objetivo da empresa familiar que visa o lucro, pelos proprietários, incluindo vários membros da família, além de abarcar até outras gerações. Porém, Juste ressalta a complexidade desses grupos familiares onde existem múltiplas diferenças ocasionando conflitos de autoridade e poder, devido a fatores pessoais envolvidos.

        Entretanto, Lodi (1994) afirma que é comum na primeira geração serem observados em primazia os valores fundamentados na religião, em contrapartida, suas diferenças individuais ficam em segundo plano. No entanto, o fundador tem receio que a geração posterior faça uso desordenado e descompromissado do capital da empresa, todavia, quando chega o momento da nova geração assumir o controle da organização, deve-se ter cuidado e é necessário preservar os valores.        De fato, é extremamente complicado desempenhar um papel de autoridade na gestão de uma empresa não deixando transparecer as pressões, quando as pessoas envolvidas são do mesmo grupo familiar. “Infelizmente os fracassos sensacionais as vezes obscurecem a beleza de empreendimentos familiares bem-sucedidos” (GERSICK, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com