TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA – DESAFIO PROFISSIONAL DISCIPLINAS NORTEADORAS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distancia

POLO DE ARAGUAÍNA/TO

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO 7º SEMESTRE

Aluno: Joel Lima de Brito                           RA: 9418580532

Aluno: Cristiana Lacerda de Sousa Dias      RA: 421774

Aluno: Claudiane Ferreira da Silva Coelho  RA: 9653522060

Aluno : Maria Ilaria F. dos Santos Brandão   RA: 8373834402

Aluno:Valdenir Lima Mesquita                       RA: 9372307221

ATIVIDADE AVALIATIVA – DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS, GESTÃO DEPROJETOS, ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA, ADMINISTRAÇÃODE MICRO EPEQUENAS EMPRESAS E ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NOTRABALHO

PROFESSOR –TUTOR EAD: JANNALLY SILVA MADEIRA

ARAGUAÍNA-TO

2017

[pic 2][pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................03

1.DESENVOLVIMENTO.............................................................................................04

  1. Passo 1.................................................................................................................04
  2. Passo 2.................................................................................................................04
  3. Passo 3.................................................................................................................05
  4. Passo 4.................................................................................................................06

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................09

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................................10

INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico deve ser visto como um processo em constante mudança, e perceber isso ajuda a se antecipar e detectar possíveis problemas, nestes termos, para Las Casas (2011), o administrador precisa ter um sistema de informações para que assim atue de forma eficiente e eficaz.

Para que isto se efetive é preciso levar em conta o nível de complexidade estratégica exigido, pois isso depende de cada tipo de empresa – planos muito sofisticados, para alguns negócios, não ajudam e podem até mesmo atrapalhar.

O Desafio proposto envolve o planejamento estratégico para uma microempresa- um salão de beleza, cuja proprietária é Sonia.

1-DESENVOLVIMENTO

  1. Passo 1:

Neste passo, tem-se a descrição da empresa com base nos conhecimentos da disciplina de Administração de Micro e Pequenas Empresas a fim de frisar a natureza do salão (empreendimento do caso).

Ter-se-á acesso ao site  para obter mais dados sobre as características de uma microempresa e até mesmo de um salão de beleza.

Considerando os dados referentes ao estudo de caso do Salão de Sonia confrontados à teoria do SEBRAE, pode-se salientar que este é uma Microempresa ou ME, enquadrada no Simples Nacional.

Por ser um salão constituído por uma pessoa jurídica – Sonia- que atua ou com sócios e seu faturamento bruto é de até R$900.000,00 anuais de acordo com Lei Complementar 123, de 2006 (novo limite a partir de 2017).

Nesse tipo de empresa podem ser contratados o número de funcionários suficientes para o bom exercício da empresa e não tem um limite de salário.

A maioria dos salões de beleza são Microempresa, para ser ME pode ser constituída em forma de uma Sociedade LTDA (possuir sócios), atuar como Empresário individual (não possuir sócios) e até mesmo EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Será elaborado um projeto a partir de uma pequena empresa que já existe, porém, sem uma estrutura formal: não possui missão, visão, nem um plano estratégico, já não sabe mais quem são seus clientes, pois cresceu de forma desestruturada, ela também precisa conhecer a sua concorrência e o que pode fazer melhor.

  1. Passo 2:

Neste segundo passo, com base nos conhecimentos da disciplina de Gestão de Projetos, em especial ao texto O nascimento de um projeto: propostas iniciais e estudos de viabilidade, (de Grasiele Aparecida Lourenço), pontua-se a viabilidade do salão de Sonia, cuja estrutura contempla proporções de expansão mercadológica, oferta de produtos de marcas de qualidade e, principalmente, interesse da equipe de Sonia em buscar um Projeto de organização para seu empreendimento.

  1. Passo 3:

Neste item, com base nas disciplinas de Ética e Relações Humanas no Trabalho, ao que se refere à responsabilidade social, pontua-se que existem ações que têm impactos internos sobre os colaboradores e externos sobre as ações da empresa em relação ao meio ambiente e à sociedade.

Neste contexto, com a leitura do texto do Sebrae Sustentabilidade no salão de beleza – desafios e vantagens, desenvolve-se algumas ações que podem ser utilizadas pelo salão de beleza da Sonia. Informações que serão utilizadas posteriormente.

Empresas de todos os segmentos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho socioambiental correto, os empresários do segmento de beleza também estão inseridos neste contexto e vêm percebendo que os atuais padrões de serviços prestados são insustentáveis. Ao mesmo tempo entendem que, para manterem-se funcionando de forma competitiva, terão que integrar cada vez mais, componentes socioambientais às suas estratégias comerciais e ao seu planejamento de longo prazo.

De acordo com o texto base e com o caso do salão de Sonia destaca-se que a  garantia de um crescimento sustentado ao longo dos anos é ideal para qualquer empresário, e agregar valor a um serviço, de um segmento tão competitivo como salões de beleza, pode ser o seu diferencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (57.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com