TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL DISCIPLINAS NORTEADORAS: MATEMÁTICA; PROCESSOS GERENCIAIS

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.178 Palavras (13 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: MATEMÁTICA; PROCESSOS GERENCIAIS;

DIREITO EMPRESARIAL; TECNOLOGIAS DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE

SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

Profº. Tutor EAD

2º SEMESTRE

SÃO PAULO / SP

2016

INTRODUÇÃO

Fundada em 1964 a empresa Energy Baterias Automotivas é uma empresa que produz baterias automotivas em massa, há 52 anos no mercado tem como prioridade a especialização de seus funcionários. Os filhos recém formados estão trabalhando para realizar uma mudança na forma de administrar a empresa, sabendo que devem democratizar e humanizar a organização por entenderem que os colaboradores já não trabalham mais somente pelo fator financeiro, mais também pelo reconhecimento, estabilidade e satisfação pessoal.

Desta forma as primeiras mudanças identificadas foram rever e formalizar os contratos entre a empresa e os prestadores de serviço, tanto os colaboradores quanto os terceirizados, tudo dentro dos parâmetros de legalidade. Pretendem firmar parcerias que possa dar o devido destino aos resíduos e rejeitos produzidos pelo setor produtivo da empresa.

O nosso desafio é tentar resolver os problemas aqui proposto.

 

DESENVOLVIMENTO

PASSO 01 – RELAÇÕES HUMANAS

A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa (através da Administração Científica) e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações.

Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudesse dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais (tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico). Esta transição ocorreu, principalmente, a partir da década de 1930, nos Estados Unidos, impulsionada pelas modificações no cenário social, econômico e político, em função da grande depressão econômica ocorrida em 1929. A partir daí a preocupação principal passou a ser buscar a eficiência nas organizações.

Essa teoria trouxe novas perspectivas para a administração, uma vez que procuravam identificar os sentimentos e as atividades dos trabalhadores e o modo como interagem. Ate o surgimento da teoria das relações humanas o trabalhador era tratado de uma forma pouco aprofundada muito mecânica, reflexo da escola clássica.

Com o surgimento dessa nova teoria o trabalhador deixou de ser visto como homem econômico e passou a ser visto como homem social, cujo comportamento é dinâmico e complexo a partir daí as tomadas de decisões realizadas dentro da empresa, são realizadas levando em conta a opinião dos funcionários. A função da teoria das relações humanas é compreender os aspectos entre a efetividade humana e o controle burocrático exercido pelas organizações como forma de regulamentação social da mesma.

Foi à teoria das relações humanas que conseguiu demonstrar que dentre os fatores mais importantes para o desempenho individual estão às relações interpessoais, e essa descoberta foi revolucionaria para a época, pois representou uma nova filosofia de administração em relação as idéias então predominantes da escola cientifica.

A Escola das Relações Humanas teve como seu principal difusor Elton Mayo que defendia a tese da necessidade psicológica do homem de sentir como membro de um grupo social. Quer dizer, que além da recompensa financeira é necessário que a organização favoreça a cooperação e a integração ao grupo social. Conforme chegou a destacar o próprio Elton Mayo a concepção do homem no trabalho, mantém íntima relação com a motivação, a sociabilidade e a aspiração tornam-se instrumentos necessários para fornecer ao indivíduo a realização pessoal. Desta forma tornam-se mais humanas e democráticas as relações entre as pessoas e as organizações, onde se intensificam as preocupações com os aspectos psicológicos e sociológicos, iniciando assim a aplicação de conceitos como a motivação pessoal, a liderança no grupo social e a comunicação e repasse de informações.

Foi após a experiência de Hawthorne que efetivamente a Escola das Relações Humanas teve destaque, essa experiência foi conduzida pelo médico e sociólogo Elton Mayo que realizou testes em uma grande linha de produção e descobriu que uma gama de variáveis poderiam influenciar positivamente ou negativamente a produtividade dos funcionários. Dentre essas variáveis estão o local de trabalho, o trabalho em grupo, a qualidade do ambiente de trabalho, dentre outras. No final de sua experiência Mayo a descreveu a importância no cuidado com os aspectos sociais e como esse cuidado impactaria de maneira positiva em relação a produtividade dos colaboradores e conseqüentemente de maneira favorável aos empresários.

Existem três pontos que respaldam a Teoria das Relações Humanas e que foram fundamentais para o seu desenvolvimento:

  • Humanização e democratização da administração, deixando de lado a rigidez existente até então.
  • Desenvolvimento das ciências humanas, notadamente, da psicologia.
  • Os resultados da Experiência de Hawthorne, que deixaram dúvidas quanto a adequabilidade da Teoria Clássica.

Chiavenato (2003) diz que a abordagem humanística teve seu início numa época marcada por recessão econômica, inflação, alto índice de desemprego e atuação dos sindicatos. Aliados a esse contexto, existia uma insatisfação quanto aos princípios da Teoria Clássica da Administração, apesar de sua hegemonia, que passou a ser interpretado pelos trabalhadores e sindicatos como um meio de exploração. A ERH nasceu como tendência a humanizar o trabalho e adequar a administração ao estilo democrático dos americanos.

Chiavenato (2003) aborda como as origens da ERH a necessidade de humanizar e democratizar a administração, aliviando os conceitos mecânicos da teoria clássica; o desenvolvimento das ciências humanas, sobretudo a psicologia; as idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin e a sociologia de Paretto; as conclusões da experiência de Hawthorne com a coordenação de Elton Mayo. Esses fatores de surgimento puseram em cheque a unicidade dos principais pressupostos da Teoria Clássica da Administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (219 Kb)   docx (483.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com