TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definindo o Conhecimento e a Aprendizagem Organizacional

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão de Conhecimento - Aula Tema 01 - Definindo o Conhecimento e a Aprendizagem Organizacional.

Entramos na Era do Conhecimento ou Era da Informação. Informação não quer dizer inteligência, nisso entra a ideia de conhecimento. Como a informação se torna conhecimento? Quando usamos nossa informação como algo prático (exemplo da menina que avisou a todos sobre o Tsunami que aprendeu na escola).

O que é conhecimento? Existe umas definições, uma delas é que o conhecimento é a informação que uma pessoa tem, é quando ela é capaz de colocar em prática.

A gestão do conhecimento se preocupa com a criação, disseminação e apropriação do conhecimento na empresa, com o foco principal na excelência organizacional.

A gestão do conhecimento sempre esteve presente nas empresas. A gestão do conhecimento antes era conhecida como gestão da informação; Frederick Taylor(1856-1915) criando o taylorismo que é um modelo de administração que se baseia na aplicação do método científico. Com a intuição de garantir o melhor custo do benefício aos sistemas produtivos.

ENTREVISTA***********

1) Como o profissional deve construir sua carreira nos dias de hoje, na era da informação e do conhecimento?

* Nos dias de hoje, na era da informação entrando na era do conhecimento. Hoje, o profissional, principalmente um administrador é um eterno estudante. A vida toda ele tem que estudar, pq o que ele aprendeu se torna rapidamente algo velho, por conta das inovações que vem tento ao longo dos anos/tempos. Hoje estamos vivendo um mundo, no qual o profissional precisa sempre está atualizado, independe de sua área. Em plena era da informação o conhecimento atualizado, produtivo é fundamental em qual é uma das etapas de nossa vida e conhecimento nos dias atuais, é algo valioso. A moeda mais valiosa que existe; é o conhecimento que as empresas querem comprar, garantir a sua sobrevivência nesse mundo de tantas mudanças, tantas transformações e tantas inovações. Carreira = Algo que construímos com aquilo que aprendemos e conhecemos.

2)Como planejar a carreira?

* Significa basicamente um objetivo de vida, a nossa missão pessoal que queremos ter.

3)Por que as empresas buscam conhecimento?

*

4)Por que a gestão do conhecimento hoje é vital para uma empresa?

* Porque antigamente era a empresa que "planejava" a carreira do funcionário; Hoje, se uma empresa fica na mesma mesmice, ou seja, não sai do passado e não foca no futuro, tem a tendência que fali, de ficar ultrapassada.

5) Qual o papel hoje do administrador hoje na Gestão do Conhecimento?

* Hoje o administrador como líder, como empreendedor interno ele tem uma responsabilidade muito grande. O administrador não tem que só criar uma equipe, ter um espírito de equipe, ter uma colaboração. Hoje, ele tem que fazer com que a equipe tenha cada vez mais um conhecimento agregado a partir de sua atividade, de sua experiência. É obrigado o administrador compartilhar com a sua equipe o conhecimento que ele possui.

Na era do conhecimento, podemos dizer que um bom profissional é aquele que consegue entregar a carreira, capacidade de gestão e competência, ou seja, estamos falando dos pontos forte, das habilidades e interesses de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com