TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Adminsitração de Empresas EAD - Hotel Vida Boa

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.351 Palavras (10 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 10

Anhanguera Educacional / Unidade Jundiaí

Administração de Empresas: Tecnologias de Gestão / Direito e Legislação / Processos Administrativos

Aluno / RA

Desafio Profissional

Tutora:

Jundiaí, 26 de maio de 2015

Sumário

Introdução ----------------------------------------------------------------------- página 03

Desenvolvimento -------------------------------------------------------------- página 04

Bibliografia ---------------------------------------------------------------------- página 14

1 INTRODUÇÃO        

O Hotel Boa Vida é um hotel de grande capacidade, localizado no litoral do Nordeste brasileiro, com uma excelente infraestrutura de lazer e esportes, com complexo aquático, lazer infantil e ainda possui infraestrutura para atender turismo de negócios.

Atualmente o hotel vêm enfrentando problemas de gestão e clima organizacional.

Ao assumir o cargo como administrador do hotel, medidas radicais deverão ser adotadas para recuperar a imagem então desgastada com publicidade negativa de clientes nas redes sociais e na mídia.

Foi solicitado uma pesquisa de clima organizacional e o resultado foi muito preocupante, demonstrando que os funcionários estão desmotivados, não se sentem valorizados e nem reconhecidos. A pesquisa também apontou problemas de comunicação entre as equipes e os líderes de cada área.

Ao analisar os resultados e perceber os desafios a enfrentar, será necessário adotar novas tecnologias de gestão, trocar o quadro de gestores em todas as áreas internas, aplicar um programa de reconhecimento aos funcionários para poder mudar radicalmente o rumo que a empresa vêm tomando, pois, o atual cenário não está dando resultado.

A seguir será demonstrado uma análise das melhorias a serem tomadas, e um diagnóstico do ambiente interno e externo para embasar a decisão de reverter o quadro negativo do Hotel Boa Vida.

Passo 1:

Diagnóstico do ambiente interno e externo.

Ao analisar o ambiente interno, foi observado que a equipe não se encontra motivada, o que tem gerando mau atendimento aos clientes e refletindo negativamente na imagem da empresa. Os gestores atuais não têm confiança e nem respeito de sua equipe, e por isso têm forçado seu status para impor suas opiniões e delegar tarefas que não estão sendo executadas. A maior reclamação dos funcionários é a falta de transparência nos processos decisórios e a falta de reconhecimento de qualquer esforço em tentar melhorar os processos atuais.

Há também um desgaste de imagem da empresa nas redes sociais e na mídia que foram veiculadas por clientes insatisfeitos com o péssimo atendimento e experiências negativas nas mais diversas áreas.

Por outro lado, os funcionários estão dispostos a arriscar uma mudança corporativa, para melhorar o desenvolvimento do Hotel e com isso ganhar respeito com os clientes e reconhecimento no mercado.

O modelo de gestão atual não funciona e é atrasado, foi constatado a necessidade de mudança no modelo atual de gestão. Há vários funcionários novos na empresa que detém de conhecimentos que podem ser aproveitados num novo modelo de gestão, e há também aqueles que estão motivados a se especializarem para fazer a diferença.

Analisando ainda o papel atual dos gestores, foi observado que apesar do salário estar compatível com o mercado de trabalho, os mesmos não têm motivação nenhuma para continuar exercendo suas atividades devido à falta de comprometimento da equipe, problema este gerado por eles mesmos. No entanto vemos a necessidade de trocar esta equipe uma vez que a mesma não vem desempenhando seu papel e nem têm motivação para tanto.

A falta de um sistema integrado no hotel que possa propiciar informação única e centralizada para todos os colaboradores, gera desinformação e desorganização em toda a estrutura.

O Hotel conta com um excelente espaço para eventos de negócios e não vêm sendo divulgado. Há escassez de recursos destinados ao marketing do hotel, não há nenhum programa de vantagens para os clientes. As áreas de lazer não estão sendo conservadas, e a limpeza não está sendo efetiva. Ao conversar com a equipe de limpeza foi observado que há falta de funcionários no quadro para adequar às necessidades do hotel. A excelente localização do hotel e sua visão do mar são os maiores atrativos, e sua estrutura não estão sendo exploradas, o que faz com que o mesmo não seja atrativo para o turismo local, as suas áreas de lazer não são encontradas em nenhum outro hotel da região, o que torna o Boa Vida, uma excelente opção para os clientes.

Passo 2

Analisando as informações coletadas, é indispensável tomar medidas de reversão do atual cenário. Para tanto será necessário adotar novas práticas de tecnologias de gestão, visando o comprometimento dos funcionários em tornar o Hotel Boa Vida satisfação garantida para todos os envolvidos, clientes e funcionários. Buscar também estratégias novas, ferramentas, métodos e mecanismos de gerenciamento de qualidade para atender a real necessidade do atual mercado competitivo.

Também há a real necessidade de se implementar um sistema integrado de informação em toda a empresa para que todos tenham acesso a mesma informação e para diminuir os ruídos de comunicação que estamos enfrentando.

Tecnologia de Gestão

Benefícios

Gestão Contemporânea da Qualidade

Qualidade não é mais vista como diferencial, ela é condição básica. Esta ferramenta auxilia na análise dos principais sistemas de gestão e das ferramentas mais utilizadas atualmente. Aplicar o modelo de Controle Estatístico da Qualidade (CEQ) como base para apurar se o processo está sob controle, bem como diagnosticar a ocorrência de defeitos no processo de gestão. A garantia da qualidade através de um conjunto de atividades planejadas e sistêmicas assegura ao cliente que a empresa tenha capacidade para atender a todas as suas exigências.

O modelo de Gestão da Qualidade Total (TQC) também deverá ser aplicado, visando atingir toda a estrutura da empresa, pois ele é focado nas necessidades dos clientes, além de tornar a qualidade uma prioridade dentro da organização.  Focado totalmente no cliente permite fornecer serviços que sejam realmente solicitados pelos clientes, conseguir a sobrevivência através de lucro contínuo, identificar os problemas mais críticos e solucioná-los, tomar decisões com base em fatos, controle de todos os processos da empresa, controle de dispersão, manter o foco sempre em atender as necessidades do cliente e manter a sua satisfação, tomar ações para que os erros não aconteçam novamente, respeitar os funcionários como ser humano e comprometer toda a estrutura da organização inclusive a alta direção.

Benchmarking

É uma ferramenta que permite dar uma visão para a empresa desenvolver a capacidade de perceber o ambiente externo. A modernização dos modelos gerenciais de forma que a empresa seja voltada para análise competitiva.  Essa ferramenta representa uma oportunidade de melhorar as atividades por meio de investigação e análise, contribuindo para uma melhora de processos e serviços, buscando a excelência. Essa técnica de gestão avalia o desempenho de seus processos comparando com os melhores resultados de outras empresas. Mas não é uma ferramenta de coleta de dados, é uma ferramenta de auxílio de aperfeiçoamento no modelo de gestão, um modelo de aprendizado para as melhores práticas executadas por uma organização. Esta tecnologia de gestão é desenvolvida por meio de investigação e por comparação, para poder verificar o que pode ser melhorado. É um aprendizado, saber o que os outros fazem de melhor e porque fazem tão bem. É também um processo contínuo propondo medições quantitativas e qualitativas dessas práticas em comparação ao concorrente.

OBM (Open-Book Management)

É uma tecnologia de gestão de aplicação simples e de resultados notáveis, que permite envolver todas as pessoas da organização e as informações. É um sistema de gestão humana, seu estudo e compreensão são fundamentais para diversificar, inovar e diferenciar fatores críticos para o sucesso. Quanto mais uma pessoa sabe a respeito do ambiente em que atua, o que está fazendo e sua importância, mais ela passa a ter uma percepção diferenciada e mais aprofundada da realidade da organização.

É uma tecnologia que depende do clima organizacional, as tecnologias implementadas, a disponibilização de números que são importantes e um programa de recompensa diferenciado. Também deve-se considerar fatores críticos para o sucesso. Para se ter sucesso usando esta ferramenta, o foco é nas pessoas, tudo acontece por intermédio delas e com elas, todos devem saber da importância do seu funcionamento para compreendê-lo, buscando o envolvimento e o comprometimento de todos na organização. Este modelo é voltado para a transparência nas informações de modo que todos reconheçam a situação estabelecida. Esta proposta contribui para disseminar a cultura aberta na organização e que privilegie o inter-relacionamento.

Reengenharia

Através de análises dos processos, pautada na ideia de satisfazer as expectativas dos clientes e consequentemente melhorar o clima organizacional, a Reengenharia busca a horizontalização da empresa. Propõe uma nova maneira de administração. É um processo de mudança radical na empresa em busca de fases dispensáveis ao processo contribuindo para a sua melhoria. É necessário fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente, fazer cada vez mais com cada vez menos. A horizontalização é uma proposta de um novo modelo de administração onde o principal indicador de desempenho é a satisfação do cliente. A Reengenharia utiliza o Benchmarking como ferramenta para atingir os seus propósitos buscando as melhores práticas de administração bem como ganhar vantagens competitivas. É necessário que o propósito do programa e acesso a todas as informações sejam bem transparentes a todos os envolvidos. É necessário formar uma equipe comprometida com o processo de reinvenção organizacional, atribuir uma pessoa para liderança que deve ser forte para superar os desafios, agressiva no sentido de ter a visão para formar a equipe com pessoas mais adequadas, comprometida em ter a capacidade de superar desafios e ter a finalização do projeto, e com conhecimento para poder elaborar, realizar e controlar este projeto. Deve ser exercida por alguém que tenha visão geral da organização.

Empowerment

É uma ferramenta que aplica o empoderamento ou a delegação de autoridade e responsabilidade, dar poder de decisão autonomia e participação dos funcionários na administração da empresa. Com esse modelo de gestão, os funcionários se sentem mais valorizados e motivados pois detém o controle de suas atividades, o que proporciona um ambiente com menos pressão. As pessoas envolvidas se tornam mais comprometidas com as tarefas que desempenham, se tornam mais criativas e mais motivadas, se tornam parceiras da organização. Há a necessidade de se reconhecer esses esforços por meio de programas de recompensas. Essa aplicação considera requisitos fundamentais para o sucesso a participação direta das pessoas em decisões da empresa, a atribuição de responsabilidades para o alcance das metas, a liberdade para que essas pessoas escolham os métodos do processo de trabalho, atividade grupal e trabalho em equipe, e avaliação do desempenho da equipe para manter a melhoria constante do processo. Para que as pessoas se envolvam com essa metodologia de gestão, é preciso substituir as limitações por estímulos. Desenvolver a coragem na equipe, valorizando novas ideias e colocando em prática. As propostas devem ser muito bem elaboradas a fim de não restar nenhuma dúvida quanto ao seu funcionamento e seus objetivos. O envolvimento dos funcionários nas decisões da empresa faz com que se melhore o comprometimento e maior motivação da equipe, melhorando por fim o resultado da organização.

Gestão e Organização horizontal.

Esse modelo de gestão aplica as premissas do Empowerment. A adoção desta tecnologia permite aumentar o poder de decisão nos níveis mais baixos da organização tradicional de estrutura vertical, pois toda equipe é responsável pelo sucesso da organização, cada um exercendo a sua função sem perder o respeito e a responsabilidade como resultado final. Seu objetivo de achatamento da estrutura, reduz os níveis hierárquicos e aproxima os níveis de comando ao de execução e auxilia na redução de ruídos de comunicação entre todos os níveis da organização.

Esse formato gera a inclusão de muitas pessoas na tomada de decisões da empresa, incentivando a equipe a participar e auxiliar a empresa na busca e atingimento de seus objetivos.

É uma tecnologia, que se tomado todos os cuidados, incorpora as tecnologias de gestão e compartilha o conhecimento, facilita o desenvolvimento de talentos internos, da intuição e competência que permite a esses talentos, uma maior participação em tudo que envolve suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com