TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmicas de Seleção

Por:   •  10/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 3]


[pic 4]

  1. PROPOSTA

      Como foi discutido, e definido de forma conjunta pelo time NEJ, o ProSel de 2019.2 busca atrair e selecionar pessoas que se destaquem em pontos de caracteristicas e habilidades pessoais, como por exemplo, Pro-atividade, Comunicabilidade, Visão estratégica, e outros.

A partir das premissas citadas, o direcionamento para as dinâmicas tem como intuito a entrega de momentos em que o time NEJ possa estimular e engajar os inscritos no Processo Seletivo 2019.2, bem como a oportunidade de avaliar os perfis dos candidatos, analisar comportamentos, decisões e personalidades, a fim de coletar dados e impressões que possam assegurar uma maior assertividade em relação aos selecionados.

  1.  APLICAÇÃO

As informações citadas anteriormente foram decisivas no desenvolvimento (teórico e pratico) e seleção das dinâmicas, visando os melhores resultados, sendo assim, a estratégia pensada pode ser descrita a seguir:

As habilidades e caracteristicas buscadas poderam ser notadas e avaliadas por meio de dois tipos de dinâmicas. Sendo as primeiras, Dinâmicas de Apresentação, e também uma forma introdutória e de “imersão” do candidato nos conceitos do NEJ e do MEJ. Dando sequência, para continuar analisando como o candidato pensa, age e se comporta, as Dinâmicas de Solução de Problemas (desafio).

[pic 5]

  1. SUGESTÃO

[pic 6]   

  1. Desafio do fósforo: Essa dinâmica propõe que os candidatos tenham um tempo para falar de si, onde se deve orientar o participante à destacar as caracteristicas pessoais das quais ele julga importantes, fortes, e pontos de melhorias. O desafio linkado à essa dinâmica está na gestão do tempo e objetividade, além da percepção de valores pessoais do candidato como consequência, e isso se da por conta de que o tempo disponibilizado por pessoa, é a duração do tempo de queima de um palito de fósforo.
  2. Dinâmica do Crachá: Nesse momento, que pode ser subsequente da dinâmica anterior, o desafio proposto ao canditato construa o seu “crachá de membro NEJ-UESC”. A contextualização é de que o ingressante deve se considerar aprovado, e no seu primeiro dia como membro NEJ-UESC, ele construa o crachá que ele irá usar/ser reconhecido pelo time e pelas pessoas externas ao núcleo. Com espaço, materiais e tempo pré definidos e limitados, avaliar as entregas feitas, bem como a lente sobre as premissas definidas pelo ProSel e pelo conceito das dinâmicas de seleção.
  3. Desafio do “Marshmallow”: Esse é o desafio mais “complexo” do momento construído. Consiste na divisão e trabalho de equipes, na solução de problemas, com saída final de uma entrega material. Com tempo e materiais pré definidos e limitados, os membro divididos em equipes, devem trabalhar de forma colaborativa, dinâmica, objetiva e adaptável, para construir uma torre. Essa torre deve se sustentar de forma autonoma, tenha a maior altura possível, e tenha ao menos uma peça de marshmallow no topo.

  1. MÉTODO

Aqui são descritos os materiais e o método de aplicação das dinâmicas citadas anterioremente. Os materiais usados serão:

  • Caixa de fósforos;
  • Papel A4;
  • Canetas;
  • Tesouras;
  • Macarrão tipo Espaguete;
  • Marshmallow;
  • Barbante;
  • Fita adesiva;
  • Palitos de dente;
  • Fita métrica.

O tempo de cada dinâmica varia de acordo com o número de canditados, porém estimasse que, para o primeiro momento (desafio do fósforo) sejam usados de 15 à 20min. Para o segundo momento (crachá) de 15 à 20min. Para o desafio final, destina-se de 45min até 1h de duração.  

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (473.2 Kb)   docx (573.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com