TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: A GOL LEVANTA VÔOS

Por:   •  7/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

ANDREZA LUCCHESI

BEATRIZ DE MELLO ANDRADE

TALITA RODRIGUES DOS SANTOS

TATIANE DA CUNHA SILVA

ESTUDO DE CASO: A GOL LEVANTA VÔO

LIMEIRA

2015


ANDREZA LUCCHESI

BEATRIZ DE MELLO ANDRADE

TALITA RODRIGUES DOS SANTOS

TATIANE DA CUNHA SILVA

ESTUDO DE CASO: A GOL LEVANTA VÔO

Trabalho da disciplina Administração Integrada apresentado a Universidade Paulista - UNIP.

Professor: Wanderley Tavares Júnior

LIMEIRA

2015


  1. Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil.

Resposta: A GOL utilizou o ramo de transportes para entrar neste setor, aviação – Mantinham a idéia de desenvolver uma companhia de aviação de baixas tarifas para atender as classes mais baixas da sociedade.

Assim, o modelo de negócios promovido foi o “Low Cost, Low Fare” (Baixo Custo, Baixa Tarifa), no qual baseia-se com a vantagem competitiva pelo baixo custo das passagens, para atrair mais clientes. Porém, para isso foi necessário diminuir gastos. A empresa selecionou melhor sua equipe, priorizou os aviões mais econômicos e aumentou sua produtividade otimizando o número de passageiros transportados por hora. 

  1. Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirma sua resposta. 

Resposta: Missão: ganhar espaço na área da aviação com serviços de baixo custo e acessível a toda sociedade, mantendo um conceituado padrão de atendimento. “Promover transporte seguro de pessoas e cargas, sustentado pelo trinômio baixo custo, baixo preço e excelência na qualidade, por meio de soluções inovadoras, buscando maximizar os resultados para nossos clientes, acionistas, colaboradores e sociedade”. Fonte: Site da GOL.

Visão: reduzir custos para aumentar a lucratividade, ao contrário das outras companhias, que estavam oferecendo serviços mais sofisticados, porém falindo. “Superar-se e ser reconhecida, até 2010, como a empresa que popularizou o transporte aéreo com qualidade e preço baixo na América”. Fonte: GOL.

  1. Faça uma análise SWOT para o início das operações da GOL.

Resposta: A análise SWOT identifica que a GOL tem como força seu preço de mercado, como fraqueza sua quantidade reduzida de voos oferecidos, como oportunidade a chance de se destacar no mercado com a compra da Varig, e como ameaça o fato das outras companhias trabalharem com maiores escalas de voo e mais promoções.

  1. Segundo a tipologia de Michael Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela GOL? Quais são suas principais vantagens competitivas?

Resposta: A GOL faz mais voos mesmo que em escalas reduzidas e apostando na simplicidade das operações, sua estratégia era manter o preço sempre abaixo da concorrência como suas tarifas podendo assim ter competitividade a criar influencia na sociedade, aumentando sua participação e desenvolvimento no mercado.

  1. De que forma as estratégias funcionais contribuíram para o alcance de objetivos da GOL?

Resposta: A GOL decidiu manter a estratégia de continuar reduzindo os preços mantendo sempre uma média abaixo da dos concorrentes. Com isso, conseguiu elevar sua base de clientes e aderiu as novas tecnologias, mantendo uma frota moderna, e aumentando sua produtividade por aeronave.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com