TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo sobre estrutura organizacional de uma empresa

Por:   •  22/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Produção textual iNterdisciplinar em grupo:

“Empório Caçulinha”

4º Semestre - 2014

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 4

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.......................................................................4

2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO......................................................................4

2.3SIMULAÇÃO EMPRESARIAL................................................................................5

2.4LOGÍSTICA............................................................................................................7

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

        



  1. INTRODUÇÃO

        Conforme proposto pelos professores das disciplinas no 4º semestre do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, e com o intuito de proporcionar um conhecimento mais especifico nas disciplinas apresentadas, foi realizado uma pesquisajunto a uma empresa, analisando sua administração, evidenciando sua estrutura.

        Como objeto de estudo, será analisado a microempresa denominada Empório Caçulinha, especializada em fabricação de pães ebolos, além de revender uma diversificada variedade de produtos alimentícios, produtos de limpeza, armarinhoeoutros.

OEmpório Caçulinha é uma empresa familiar,que foi fundada em novembro de 2003, pela sua proprietária Maria das Graças dos Santos. Em meados de 2002 a proprietária adquiriu um pequeno comércio que estava falindo. Um dos motivos que levou a falência desse comércio foi a falta de empreendedorismo do seu antigo proprietário, que comercializava pães terceirizados e alguns produtos alimentícios. Em pouco tempo,a Sra. Maria conseguiu aliar sua personalidade empreendedora ao negócio, obtendo resultados até então nunca alcançados.Investiu em equipamentos e adquiriu um forno, e em vez de comprar o pão de sal de outras padarias, passou a comprar congelado e assar em seu estabelecimento. A clientela aprovou a iniciativa, pois era possível adquirir o pão fresco e algumas vezes ainda quente. Após alguns meses a proprietária constatou que produzir o pão de sal seria mais rentável e analisando os ganhos resolveu adquirir maquinários necessários para produção. Desde então, produz pão de sal, pães doces e bolos.

        Em 2003, devido às questões de competitividade evidenciada no setor que atuava, o comércio foi reestruturado e outros produtos começaram a ser vendidos,tornando o ponto comercial em um mercado de bairro, com issofacilitando a vida do consumidor moderno que tem pouco tempo para fazer suas compras. Nasce o Empório Caçulinha.

        


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A empresa possui estrutura Linear, conforme demonstra organograma abaixo:

Composta por 1 proprietário e 6 colaboradores, sendo:

  • 1 proprietário – atua em todas as áreas da administração.
  • 1 padeiro e 1 auxiliar – responsáveis pela produção.
  •  2 atendentes -responsáveis pelo atendimento ao balcão e organização de mercadorias.
  • 2 operadores de caixa – responsáveispelos caixas.
  • 1 serviços gerais – responsável pela limpeza da empresa.

  1. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

O Empório Caçulinha antes se dedicava à produção e comercialização de panificados, tais como: pães, bolos, biscoitos e tortas. No entanto, devido a questões de competitividade, a proprietáriapassou a oferecer produtos mais sofisticados, sem contar os produtos de revenda: carnes congeladas, cosméticos e produtos de limpeza.Tornou-se um comércio característico de loja de conveniência, onde os clientes encontramalém dos pães e do leite, produtos de necessidade imediata.

Contudo, o seu principal produto ainda continua sendo o pão de sal, ou pãozinho francês.A produção é estabelecida de acordo com a demanda diária. Produz em média 2.000 pães de sal e 500 pães doces por dia, além das encomendas que recebe de vez em quando.

O estoque de insumos é realizado de acordo com a produção. O padeiro mensura a quantidade de matéria prima em estoque e repassa para o proprietário que entra em contato com o fornecedor para fazer o pedido.

A capacidade produtiva diária atual é de 2.800 unidades de produtos variados, entre eles: pães, bolos, tortas e biscoitos.

O maior problema com relação a produção é a falta de espaço físico adequado, para atender à crescente demanda seria necessário a aquisição de novos maquinários e contratação de novos funcionários.

Processo produtivo acontece de acordo com o seguinte diagrama:

        [pic 13][pic 14]

[pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]

[pic 21][pic 22][pic 23]

[pic 24]

[pic 25][pic 26]

[pic 27][pic 28][pic 29][pic 30]

[pic 31]

[pic 32]

[pic 33][pic 34][pic 35]

[pic 36][pic 37]

  1. Simulação empresarial

Em entrevista com a proprietária do estabelecimento, foi relatado falta de cooperação por parte de alguns funcionários, abalando as relações interpessoais e dificultando o trabalho em equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (206.2 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com