TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO (ADMINISTRAÇÃO) DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.263 Palavras (10 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

        

GESTÃO (ADMINISTRAÇÃO) DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

2015

Jéssica Fernanda dos Santos Carneiro

Título: Gestão (administração) de operações produtivas

  Atividades Práticas Supervisionadas – APS - trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 6º/5º semestres, em regime de dependência, do curso de Administração da Universidade Paulista.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

2015


1 Perfil da Organização

1.1 Apresentação da empresa

  1. Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação

A empresa escolhida para realizar o trabalho, chama-se Replac Placas. É uma empresa optante pelo sistema ME (microempresa), devido ao faturamento anual reduzido.

Seu surgimento se deu através da necessidade de uma alternativa para placas automotivas na região do vale do Paraíba, pois, antigamente, havia somente uma empresa do ramo que predominava na região. Visando suprir a demanda de placas da região e oferecendo preço competitivo aliado a qualidade dos produtos, a empresa foi instituída em 24/11/2008, com o início da implantação das instalações na região sul de São José dos Campos, iniciando suas atividades 5 meses depois.

A Replac Placas atua no ramo de confecção de placas de identificação para veículos e comercializando placas especiais, do tipo refletivo. Seu público alvo são clientes que buscam um material de melhor qualidade, aliado à segurança e estética.

As vendas da empresa são direcionadas, principalmente, às despachantes, a preço de atacado, que repassam a seus clientes. No entanto, atende também aos consumidores finais, que compram diretamente na empresa e o mesmo envia para o posto de lacração de veículos, para devidos ajustes.

Ao ser criada, o proprietário definiu:

Missão: Oferecer aos clientes, produtos de qualidade, aliados a um preço justo, sempre com agilidade e bom atendimento, superando as expectativas de todos

Visão: Estabelecer-se no mercado como uma das maiores empresas do ramo de placas do país, atingindo níveis superiores de qualidade.

  1. Tipo de empresa

A empresa é do tipo privada. Ela não possui sócios, é dirigida, em sua totalidade, apenas pelo proprietário.

  1. Atividade Principal

Sua principal atividade é a confecção de placas refletivas.

  1. Porte da empresa

A empresa Replac Placas é uma empresa de pequeno porte, constituída por 6 funcionários e possui faturamento médio anual de R$ 360.000,00.

1.2 Força de Trabalho

a) Informar a composição da força de trabalho, incluindo a quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, de chefia ou gerenciais, e regime jurídico de vínculo

Devido à crise econômica, houve uma grande queda de produção e venda, por esse motivo, foi necessário efetuar o desligamento de alguns colaboradores. A Replac Placas conta atualmente com 6 funcionários, sendo

- Gerencia administrativa / comercial: 1

- Vendas: 1

- Operador de máquinas: 2

- Prensista: 1

- Auxiliar administravio:1

No quadro atual de funcionários, a empresa não possui estagiários.

O nível de escolaridade é representado no gráfico abaixo:

[pic 2]

Fonte: autor do trabalho 1

1.3 Produtos e Clientes

a) Produtos principais

Seu principal produto é a placa refletiva. Ela é confeccionada em alumínio com película refletiva. Para produzir o mesmo, é necessário estampar os caracteres tanto na placa lisa quanto na tarjeta, rebitando as duas peças, formando a cidade e a sigla da placa. Todas as placas vão sendo confeccionadas conforme pedido de despachantes e clientes. Posteriormente, são enviadas aos postos de lacração de veículos para o emplacamento.

b) Cliente alvo

Os produtos da Replac Placas são direcionados a todos os proprietários de veículos (carros, motos, caminhões, ônibus, entre outros) que buscam placas especiais, com uma estética diferenciada e com baixo custo e excelente qualidade.

Despachantes que, mediante requisição do proprietário do veículo, despacham documentos junto ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) e, se necessário, realizam a solicitação do serviço (confecção de placas e envio para o posto de lacração.

1.4  Principais concorrentes da organização

A Replac Placas possui alguns concorrentes, o principal deles é a empresa Center System. Sua atuação abrange quase todo o Estado.

1.5 Principais insumos

a) Citar os principais produtos e matérias-primas adquiridos de fornecedores

A matéria prima utilizada para a confecção do produto é a placa de alumínio lisa. Ela pode ser adquirida em três tipos de fornecedores, são eles Celta Metais, Mega Alumínio e Herval Placas. A compra da matéria-prima é feita em lotes, conforme os pedidos. As placas de alumínio liso, são comprados nesses fornecedores, pois possuem preço excelente e ótima qualidade.

Além da matéria-prima, é necessário os equipamentos, que são comprados nos fornecedores: BK Sul, Prensa, Hot Stamp. Os fornecedores além da venda do equipamento, realiza manutenção periodicamente.  

2 Revisão Conceitual

2.1 fundamentos das prioridades estratégicas na Gestão de Operações Produtivas

A administração de operações produtivas está ligada ao processo de fabricação de bens físicos (produtos) ou prestação de serviços. Esse tipo de administração é utilizado em qualquer empresa e em todo o momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com