TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIGIENE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.585 Palavras (19 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 19

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CRISTIANE LIMA DE SOUZA

EDSON DO BOMFIM DUARTE

IVANA MENEZES BARBOSA

RAVENA GEINE SOUZA SANTOS

HIGIENE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Petrolina

2014

CRISTIANE LIMA DE SOUZA

EDSON DO BOMFIM DUARTE

IVANA MENEZES BARBOSA

RAVENA GEINE SOUZA SANTOS

HIGIENE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Artigo científico em Grupo apresentado ao Curso de Administração da Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial de aprovação nas disciplinas: Direito Empresarial e Trabalhista, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental.

Professores (as) orientadores (as):

Profª. Janaina V. Testa

Profª. Elisete Alice Z. de Oliveira

Profª. Ana Céli Pavão

Prof. Ségio de Goes Barboza

Profª. Fabiane T. Muzardo

Petrolina

2014

HIGIENE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

CRISTIANE LIMA DE SOUZA

EDSON DO BOMFIM DUARTE

IVANA MENEZES BARBOSA

RAVENA GEINE SOUZA SANTOS

RESUMO

O presente artigo trata da Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho nas empresas, bem como sua origem e evolução histórica, aspectos conceituais, fatores determinantes e em particular um estudo de caso. Apresenta como principais a necessidade da instituição melhorar sua atenção à QVT de seus profissionais, preocupando em trabalhar mais os fatores inerentes a esta, podendo canalizar maiores esforços ao comprometimento dos empregados com os interesses organizacionais e pessoais.

Palavras-chave: Higiene no Trabalho; Segurança no Trabalho; Qualidade de Vida no Trabalho.

1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, existe uma preocupação com a qualidade de vida das pessoas dentro e fora do trabalho. Por esse motivo as empresas procuram verificar o grau de satisfação e participação de seus colaboradores nas atividades organizacionais. Como forma de mensurar tais itens a Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho vêm auxiliar as organizações trazendo elementos que permitam conhecer o que as pessoas sentem em vários aspectos, tanto internos como externos à organização.

A segurança e a higiene no local de trabalho é um fator importante, visto que estando em um ambiente seguro e bem cuidado diminuem-se os riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Nesse sentido observa-se que é atribuição da empresa, através de seus gestores, a tarefa de cuidar da integridade física e mental de seus funcionários, respeitando seus limites e cuidando para que tenha uma boa saúde.

Portanto o objetivo desse artigo é analisar a importância da Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho dos profissionais verificando como uma instituição considera os aspectos de bem-estar, segurança e motivação de seus colaboradores.

A metodologia adotada caracteriza-se como qualitativa, baseando-se em referenciais bibliográficos já publicados na área do conhecimento, utilizando como estratégia de pesquisa um estudo de caso, aplicado em uma instituição de saúde privada, no qual se aplicou uma entrevista com o diretor administrativo, para coletarmos as informações necessárias ao nosso trabalho.

Deste modo pretende-se contribuir para que tanto as instituições de saúde como outras organizações atentem para a qualidade de vida no trabalho e qualidade de vida de seus colaboradores de modo a melhorá-las implantando projetos referentes a estas.

Desenvolver programas de prevenção de segurança e higiene no trabalho implica, em algumas circunstâncias, um conhecimento técnico e uma disponibilidade de tempo que não é dois compatíveis com a ocupação e preocupação dos empresários. Assim, interessa que os Gestores de Recursos Humanos possuam a informação essencial sobre Segurança Higiene e Saúde no trabalho no sentido de poderem acumular experiência e conhecimento, a fim de propor melhorias das condições de trabalho, do bem-estar de todos e para aumento da produtividade das empresas.

2 HIGIENE NO TRABALHO

A Higiene do Trabalho ou Higiene Ocupacional é a ciência voltada para a prevenção, controle, avaliação no ambiente do trabalho que possam causar prejuízos, ou doenças para o trabalhador, ela atua com a finalidade principal de minimizar esses acidentes e doenças, utilizando recursos da Engenharia e Medicina para prevenir doenças ocupacionais decorrentes dos riscos ambientais.

Tem como objetivo de reconhecer, avaliar e controlar os agentes ambientais os quais são nocivas as saúdes dos trabalhadores e que podem comprometer sua integridade física e também toda a produtividade de uma empresa. Higiene do Trabalho é o conjunto de normas e

procedimentos para a proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes ao cargo e ao ambiente, através do diagnóstico e prevenção de doenças ocupacionais que podem causar ausência provisória ou definitiva do trabalho.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com