TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kaizen é uma filosofia de vida que significa melhoria contínua

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 5

DEFINIÇÃO DE KAIZEN

Kaizen é uma filosofia de vida que significa melhoria contínua, a definição segundo Imai (1994) é um sistema que abrange as técnicas de melhoria, juntando-as de maneira harmoniosa retirando o máximo de benefício que cada uma oferece, independente de quem seja todos devem reconhecer seus erros em seu trabalho para na próxima vez que for executá-los possa fazê-lo melhor.

CARACTERÍSTICAS

Segundo Imai (1994) o kaisen possui dentre várias características algumas específicas como a exemplo do pensamento voltado para o processo, solucionar a raiz do problema, utilizar de técnicas simples, porém com qualidade e produzir qualidade como diferencial do produto para satisfação dos clientes.

EXEMPLO PRÁTICO

 Segundo Imai (1994) quando utilizamos a filosofia kaizen nos responsabilizamos com todo o processo e seus detalhes, diferente do que acontece fora da filosofia kaizen, podemos citar o exemplo de que em um processo produtivo o colaborador se depara com alguma situação fora do normal, tal colaborador no modo de filosofia normal é indiferente a situação, já na filosofia kaizen este mesmo colaborador trata todo processo e seus detalhes assim como aquilo que está fora do normal como uma possibilidade de promover qualidade, buscando conhecimento sobre a situação anormal e comunicando tal erro para seus superiores a fim de discutirem uma solução para o devido problema, resultando na resolução do problema imediatamente diferente do que estamos acostumados no nosso cotidiano de deixar os problemas para depois, sendo que o depois é tarde demais.

SOBRE A METODOLOGIA KAIZEN                

PDCA

A metodologia Kaizen segundo Werkema (1995) assim como em toda metodologia é aplicado um estudo, no caso em questão uma sequência de PDCA:

 Primeiro Passo: É identificado oportunidades de melhoria e é feito formação de uma equipe para trabalhar na mesma.

Segundo Passo: É feito uma medição onde será feito um mapeamento do processo, escolha dos indicadores e a coleta dos dados.

Terceiro Passo: Partimos para uma análise do processo atual, identificando os problemas e os segmentando

Quarto Passo: O próximo passo consiste na implantação das ações de melhoria onde finalizaremos com o controle sendo que é feita a avaliação dos resultados e escrituração do processo e monitoramento continuo.

DMAIC

Outra metodologia utilizada para aplicação do kaizen segundo Werkema (1995) chama-se ciclo DMAIC onde abrange modelo de administração e desenvolvimento de projetos no qual consiste na resolução de problemas através de cinco etapas:

Definir: Através de uma análise de processo críticos e os objetivos visando o negocio e a expectativas dos clientes.

Medir: Através das expectativas, necessidades do cliente juntamente com o desempenho do processo, identificação de problemas e a força dos mesmos na organização.

 Analisar: Determina o desempenho e causas dos problemas.

 Melhorar: Desenvolve o processo eliminando problemas e reduzindo custos para agregar valores em benefício para o cliente.

 Controlar: Controle de todo o desempenho do processo

FERRAMENTAS KAIZEN

MUDA

Segundo Monden (1999) Podemos identificar e ressaltar algumas ferramentas utilizadas no processo MUDA onde o objetivo é a redução de custos da produção evitando desperdícios:

Desperdícios de super produção: Evitar produzir mais que a demanda esperada a fim de reduzir custos de produção.

Desperdícios no estoque: Visa quais produtos mantidos no estoque por muito tempo gera custos adicionais.

 Desperdícios de produzir produtos com problemas de fabricação: No qual se evita o retrabalho para evitar desperdícios de recursos.

 Desperdício de processamento: Evita a utilização de tecnologia errada ou de forma inadequada.

 Desperdício de espera: Evita máquinas operacionais paradas, colaboradores parados sem funções definidas.

 Desperdício do transporte: Evita uso indevido de rotas desenvolve o processo logístico.

 Desperdício de movimentação: Visa à organização dos materiais e das máquinas a fim de melhorar o fluxo dentro da organização.

 Tais desperdícios podem ser observados dentro do processo produtivo e evitados desde que utilizemos as ferramentas corretas de análise e solução

PROGRAMA 5’S

Outra ferramenta conhecida é o Programa 5S que segundo Monden (1999) visa aperfeiçoar o comportamento humano a fim de refletir as mudanças no ambiente de trabalho evitando desperdícios, são eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com