TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Por:   •  10/7/2019  •  Ensaio  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                    INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS – CAMPUS GOIÂNIA

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

   

Aluna: Lorena Lopes Lemos

Professor: Maxwell Gonçalves Araújo

Disciplina: Estágio II

Goiânia

2019

INTRODUÇÃO

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” ( Paulo Freire)

Este relatório tem, entre outras finalidades, expor a experiência do Estágio Supervisionado II, realizado no Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia, com alunos da EJA ( Educação para Jovens e Adultos) do turno Noturno ministrado pelo professor Paulo Ribeiro, em Goiânia- GO.

O estágio foi orientado pela professor Maxwell Gonçalves Araújo. O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

Para Francisco e Pereira (2004) o estágio surge como processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor “aluno de tantos anos descobre-se no lugar de professor”. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação. “O Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador (GUERRA,1995)”. Este “possibilita ao graduando desenvolver a postura de pesquisador,despertar a observação, ter uma boa reflexão crítica, facilidade de reorganizar as ações para poder reorientar a prática quando necessário (KENSKI, 1994:11 citado por LOMBARDI, 2005)”.

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

AULA 1

Nesta primeira aula foi ministrada uma revisão do conteúdo de funções exponencial introduzindo a potenciação, radiciação.

Várias situações do nosso cotidiano ou do universo científico tais como juros em aplicações financeiras ou empréstimos, crescimento populacional, depreciação de um bem, decaimento radioativo etc., podem ser estudadas com o auxílio das funções exponenciais.

Critérios de compreensão dos assuntos abordados, interesse e participação nas atividades propostas, assiduidade e resolução da lista de exercícios foram feitos.

O professor fez com que o aluno interiorizasse a idéia de crescimento exponencial, resolvendo problemas práticos, envolvendo a função exponencial.

AULA 2

Foram ministrados na aula os conteúdos: perímetro e área de figuras planas.

O professor começou a aula resgatando os conhecimentos prévios dos alunos, com as questões problematizadoras sugeridas e posteriormente conceituou a área.

A Metodologia foi:

- Criar a noção intuitiva de área e perímetro para estimular o interesse na matéria;

- Resolução, em grupo, de situações que envolvam área e perímetro;

- Fixar a noção da expressão "metro quadrado";

 Foi elaborado problemas a partir de uma situação que envolva o cálculo de áreas de superfícies compostas por quadrados, retângulos e triângulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com