TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING, PESQUISA DE MERCADO E NEGOCIAÇÃO

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


INTRODUÇÃO

                         ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, DEMONSTRAR APLICAÇÕES REFERENTES AOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS DURANTE O SEMESTRE LETIVO, ABORDANDO OS ASSUNTOS, TÉCNICAS E CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DURANTE AS AULAS E TAMBÉM ATRAVÉS DE PESQUISAS REALIZADAS DURANTE O SEMESTRE.  ABORDANDO SOBRE A  EMPRESA ENTREVISTADA, ONDE O TRABALHO FOI REALIZADO EM QUATRO ETAPAS: ENTREVISTA, ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS, IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMA E PLANO DE AÇÃO.


DESENVOLVIMENTO

                         A loja Arsenal Modas, situada na cidade de Janaúba-MG é uma microempresa que atua no setor varejista.  Atende pessoas de todas as classes sociais, apresentando produtos diferenciados para a conquista dos mais variados clientes.

                         Começou a se desenvolver no ramo  do comércio atingindo apenas pessoas específicas, sendo essas ligadas diretamente ao proprietário.  

                         Com o passar do tempo, houve o chamado feedback ( processo de alimentação que ocorre através do fornecimento de informações críticas para o ajuste de desempenho e performance de uma empresa. Basicamente, uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do mesmo) e outros consumidores começaram a se mostrar interessados. Até que nos dias atuais, conquistou clientes fixos, conseguindo se manter no mercado.

                         A empresa apresenta marketing eficiente, procurando chamar a atenção dos clientes em potencial através de panfletos, rádio, redes sociais e carros de som com propagandas. Busca harmonizar o ambiente de comércio, tornando-o agradável para os consumidores.
                       Os preços são definidos basicamente a partir da concorrência, ou seja, acompanhando os preços praticados pelos seus concorrentes, e pelo valor dos custos (variáveis e fixos),  levando em conta porcentagem aplicada sobre o preço de custo do produto, levando em consideração: Carga tributário, frete, e os preços praticados pela concorrência. 

                          A pesquisa de satisfação de clientes é feita através de questionários disponibilizados na própria sede da empresa. Os clientes depositam numa caixa suas reclamações, dúvidas e elogios. Assim, a equipe da empresa  avalia as questões, detectando e buscando solucionar os fatores que levaram a insatisfação do cliente. Sendo uma ferramenta muito importante e bem utilizada no mercado, esta pesquisa ajuda as empresas a identificarem possíveis problemas em produtos, serviços e em atendimentos ao publico, contribuindo para que produtos e serviços sejam melhorados.
                       E, para facilitar o acesso as clientes, a empresa também possui um banco de dados, contendo todas as informações necessárias para futuras negociações.  
                        Os problemas empresariais, mesmo que diferenciados, representam uma dificuldade insustentável que é necessário ultrapassar.

O principal problema da empresa entrevistada é a grande concorrência existente no seu setor. Por se tratar de uma micro empresa, existe uma certa dificuldade de se manter no mercado e conseguir as vendas desejadas, pois, muitos consumidores buscas  lojas de maior porte desse seguimento. E além disso, enfrenta queda das vendas no período entre os meses de agosto e  dezembro. A empresa se vê obrigada a fazer promoções com até 50% de desconto nos produtos para conseguir vendas nesse período.

                         Nesse mercado altamente competitivo, os profissionais de marketing empregam todos os instrumentos técnicos de pesquisa de marketing para melhor compreender os mercados e os clientes, avaliando a eficiência de suas ações. A pesquisa de marketing pode ser entendida como, coleta, registro e análise sistemáticos de dados sobre problemas relacionados à comercialização de bens e serviços “(DANTAS, 2005,p.181). A pesquisa de marketing tem início a partir da definição ou identificação da oportunidade ou problema de pesquisa. Normalmente nos negócios, os problemas levam às oportunidades, então, segundo Kotler(2000), do ponto de vista da pesquisa , os dois termos são comumente empregados de forma alternada e uma investigação de cada tem o mesmo procedimento de pesquisa. As organizações fazem pesquisas com o objetivo de identificar potenciais problemas de mercado, tendências, participação de mercado, e previsões.
                       Alguns itens são claramente necessários para melhor desenvolvimento da empresa, tais como:

- Marketing direto. Reforça o relacionamento com os clientes e é utilizado dentre outras coisas para fazer com que este seja duradouro. 


- Analisar de forma mais aprofundada os fatores externos da empresa, identificando problemas de mercado, tendências, previsões, capacidade de inovação e parcerias.

- Analisar também, fatores internos da empresa, tais como: recursos humanos, produtos, serviços, capacidade de inovação, custos gerais, faturamento, despesas e treinamentos.

 - Pesquisa de satisfação mais aprofundada. Podendo assim, corrigir possíveis falhas e defeitos, adequando-os de acordo com as exigências dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com