TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Benchmarking

Por:   •  4/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Origem:

O Benchmarking teve sua surgiu nos EUA, na década de 1970, por iniciativa da Xerox; passando a ser adotado, na década de 1980, pelo mundo e, mais fortemente, nas empresas da Europa e EUA.

Os japoneses também implantaram a prática para dominarem a indústria automobilística americana na mesma década, retratando os conceitos do Benchmarking por meio da palavra Dantotsu que quer dizer “melhor do melhores”.

Na era moderna, surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender rapidamente como corrigir um problema empresarial, dessa maneira a ferramenta passou a ser amplamente utilizada pelas indústrias.

O que é o Benchmarking?

É necessário que empresários busquem constante melhorias para sua empresa, porém nem sempre dentro da empresa estão as melhores ideias ou nasce dentro dela. A empresa precisa de um rumo para saber se está no rumo certo, e como se faz isso? Quais serão as melhores práticas para melhorias nos procedimentos da empresa? E para responder essas perguntas entra o benchmarking.

O Benchmarking nada mais é do que um processo de investigação em que uma empresa determina, quão competitivos são seus processos em comparação aos concorrentes, se comparando com outras empresas, integrantes da sua mesma categoria.

Este processo deve ser contínuo, visando sempre ao todo, se comparando entre produtos/serviços, práticas empresarias e posicionamento, dando foco nas empresas líderes do seu mercado/categoria. Com essa prática é possível identificar os melhores costumes e adequá-las à realidade da empresa.

O que se extrai deste processo é extremamente valioso, e deve ser dada sua real importância. Deve ser visto como um processo de aprendizado com outro, sendo possível analisar e identificar o que está sendo feito de forma errada ou certo. Lembrando que a cópia pura e simples de práticas e estratégias neste processo pode ser fatal para sua empresa.

Com isso, podemos definir Benchmarking como uma procura contínua pelo ponto de referência para medição de competências dentro da sua empresa.

Benefícios do Benchmarking:

  • Saber quais as melhores práticas do mercado para adotar em sua empresa;
  • Cada vez mais a cultura do “melhoramento contínuo” da empresa é aperfeiçoada;
  • Melhor comunicação empresarial;
  • Processos da empresa mais profissionais;
  • Melhor visão dos processos e, consequentemente, melhores oportunidades para terceirização de alguns destes processos;
  • Menos erro;
  • Redução de custos.

Tradicionalmente o Benchmarking, se divide em 5 tipos:

Benchmarking interno: Utiliza como ponto de referência os processos internos da própria empresa, sendo vista em corporações que querem implantar as melhores práticas de negócio de uma unidade para outras.

Benchmarking competitivo: A referência sempre é o resultado dos principais concorrentes.

Benchmarking funcional: A base de referencia é o resultado do melhor processo semelhante aos outros dentro de uma mesma empresa

Benchmarking genérico: A referência é o resultado ou processo de empresas com negócios diferentes.

Benchmarking colaborativo: Acontece analisando o resultado ou processo em colaboração de algum grupo de empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com