TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano e Social

Por:   •  8/6/2021  •  Exam  •  3.208 Palavras (13 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 13

Pergunta 10,6 pts

Para Durkheim, o fato social consiste na maneira de agir, pensar, sentir de um indivíduo em relação as forças existentes na sociedade. São os padrões de vida, valores, convicções praticadas pelo grupo, que reflete a existência de uma consciência coletiva, a qual, o indivíduo é influenciado em suas ações. “A integração é o tema que Durkheim desenvolveu de modo mais completo. Ele o apresenta da seguinte maneira: ‘Quando a sociedade está fortemente integrada, ela mantém os indivíduos sob sua dependência, considera que eles estão ao seu serviço e, por consequência, não lhes permite dispor de suas próprias fantasias’ (Su:223). Mais a frente, quando sublinha que o indivíduo encontra ajuda no contexto da integração social, ele precisa o aspecto positivo deste processo: ‘Enfim, numa sociedade coerente e vivaz, há de todos para como cada um e de cada um para com todos um intercâmbio contínuo de ideias e de sentimentos, bem como uma mútua assistência moral, o que faz com que o indivíduo, no lugar de estar reduzido às suas próprias forças, participe da energia coletiva e nela encontre o reconforto quando a sua está esgotada’” STEINER( 2005 ,77). Fonte: STEINER, Philippe. A Sociologia de Durkheim. Petrópolis: Editora Vozes, 2005 [Minha Biblioteca]

Analisando o texto podemos inferir como verdadeira a afirmação em relação ao fato social

Grupo de escolhas da pergunta

Consciência social coletiva que orienta e exerce pressão sobre a identidade individual na formação da personalidade mantendo seus membros sob sua dependência e ao seu serviço.

Consciência crítica, consiste na capacidade de interpretar ou analisar os fatos ou a realidade para além das aparências. Perceber o que está oculto ou dissimulado e evidenciá-los pelo uso da razão.

Subjetividade, que está correlacionada a uma existência. A subjetividade de cada indivíduo é única, se manifesta no seu modo de pensar, de se expressar e agir na sociedade. Cada ser humano deve se posicionar de acordo com a subjetividade.

Consciência individualista e autônoma dos cidadãos, característica inerente na sociedade moderna. Os interesses individuais e subjetivos devem prevalecer diante dos interesses políticos e econômicos de uma sociedade.

Consciência empírica adquirida no dia-a-dia, com base nas tentativas de erros e acertos. Esta consciência é construída por meio da observação, denominada também como senso comum, ela dispensa a necessidade de comprovação do meio de métodos científicos

Sinalizar pergunta: Pergunta 2

Pergunta 20,6 pts

O gráfico abaixo mostra as fontes de energias e seu consumo nos anos de 2010 e 2020. Nota-se que no infográfico a matriz energética nacional é diversificada. O consumo de combustíveis fósseis em 2020 corresponde a 51% em comparação com o consumo de combustíveis renováveis que é de 48%. Porém o consumo mundial em 2010 foi de 81% de combustíveis fósseis e somente 13% de combustíveis renováveis.

Segue baixo o infográfico:

img6.jpg

Fonte: http://educacao.globo.com/artigo/questao-energetica-na-atualidade.html (Links para um site externo.) Acesso: 07/04/2021.

A partir do enunciado apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I – Podemos afirmar que o Brasil possui um importante diferencial em relação ao consumo mundial de matrizes elétricas. Enquanto que em 2010 a matriz elétrica renovável mundial somava 13%, o Brasil neste mesmo ano, os índices de matrizes renováveis eram de 45% e em 2020 chegou ao patamar de 48%, mostrando um imenso potencial de recursos energéticos renováveis.

PORQUE

II – A sustentabilidade e o desenvolvimento pautado na redução de danos à natureza estão relacionados ao uso do petróleo e seus derivados por serem combustíveis renováveis como fonte matriz energética são mais viáveis na preservação do meio ambiente.

É correto no que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta

Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa

As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira,

A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira

Sinalizar pergunta: Pergunta 3

Pergunta 30,6 pts

Leia o texto a seguir e analise a imagem:

“Mídia refere-se aos meios de comunicação em geral, que atingem a grande massa, abrigando, pois, os grandes veículos com reconhecida influência sobre as pessoas. O termo mídia está vinculado aos processos de produção, circulação e recepção de mensagens. A criação da mídia, como meio de comunicação em massa, representa um aspecto constitutivo do nascimento da sociedade de massa no fim do século XIX.” Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2010000200009>. Acessado em 28 de fev. de 2021.

“A população mundial deve, pela primeira vez, passar mais tempo navegando na internet do que assistindo TV em 2019. É o que aponta um relatório da agência Zenith, que estimou que as pessoas passarão em média 170,6 minutos na web contra 170,3 minutos em frente à televisão. Além disso, os celulares serão responsáveis por boa parte do consumo de mídia no planeta.” Fonte: https://olhardigital.com.br/2018/06/13/noticias/internet-deve-superar-a-tv-em-todo-mundo-a-partir-de-2019-aponta-estudo/ (Links para um site externo.). Acesso: 06/04/2021

No ano de 2020, o mundo atingiu a marca de mais de 4,5 bilhões de pessoas conectadas à internet. Este número vem aumentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com