TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NO CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DO RAMO ALIMENTÍCIO DE TAGUATINGA

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.491 Palavras (18 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 18

O IMPACTO DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NO CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DO RAMO ALIMENTÍCIO DE TAGUATINGA

Autor

Alex Menassa[1]

Orientador: José Airton Mendonça de Melo[2]

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar como o recrutamento e seleção impacta o clima organizacional de uma empresa do ramo alimentício localizada em Taguatinga-DF, descrevendo os benefícios e malefícios resultantes desse processo. Em princípio, são apresentados conceitos sobre o recrutamento e seleção e clima organizacional através de referências de autores renomados na área.  Nesse estudo de caso foram utilizados meios bibliográficos, pesquisa exploratória e pesquisa de campo, além de uma entrevista com o gestor da empresa, com o objetivo de buscar informações a respeito do assunto abordado. Por meio desta pesquisa fica visível que na empresa estudada, o processo de recrutamento e seleção influencia no clima organizacional, alterando fatores como a motivação e harmonia dos colaboradores.

Palavras-chave: Recrutamento e seleção. Clima organizacional. Empresas.

Abstract

 This study aimed to analyze how recruitment and selection impacts the organizational climate of a food company located in Taguatinga-DF, describing the benefits and harms resulting from this process. In principle, concepts about recruitment and selection and organizational climate are presented through references of renowned authors in the area. In this case study we used bibliographical means, exploratory research and field research, in addition to an interview with the company manager, with the objective of seeking information about the subject matter. Through this research it is evident that in the studied company, the recruitment and selection process influences the organizational climate, changing factors such as motivation and employee harmony.


Keywords: Recruitment and selection. Organizational climate. Companies.

 


1.0 Introdução

Em pleno século XXI a movimentação de pessoas nas organizações é constante. Por meio desse grande fluxo humano também vem culturas, pensamentos e ideias distintas podendo trazer ganhos e problemas ás empresas.

Chiavenato (2009) argumenta que não só o recurso intelectual é importante mas também o emocional cabendo aos gestores terem atenção com relação ao recrutamento e seleção de colaboradores e o clima organizacional dentro da empresa. Ainda segundo o autor, sem um recrutamento eficiente de colaboradores e um clima organizacional ruim não há como competir no ambiente empresarial.

Por meio dos conceitos apresentados, o trabalho será focado em solucionar a seguinte questão problemática: Qual impacto do recrutamento e seleção no clima organizacional de uma empresa do ramo alimentício?

O recrutamento e seleção de funcionários é imprescindível ás organizações para que as mesmas estabeleçam um clima organizacional satisfatório. Com base nisso, a pesquisa será desenvolvida através de um estudo de caso em uma empresa do ramo alimentício, onde acredita-se haver a necessidade de se executar um processo de recrutamento e seleção mais efetivo para se estabelecer um bom clima organizacional dentro da mesma.

A justificativa para a escolha do tema leva em conta a dimensão organizacional, a acadêmica e a social. No que se refere à dimensão organizacional, o tema é importante pelo fato do recrutamento e seleção ser um dos um dos fatores que influi no clima organizacional. Na dimensão acadêmica o estudo deste assunto pode agregar novos conhecimentos, possibilitando novas descobertas e a aplicação destas no ambiente empresarial.

Na dimensão social, a importância deste estudo está na influência que o recrutamento e seleção possui sobre as pessoas que buscam novas oportunidades no mercado, pois esse tema as leva a se capacitar técnica e emocionalmente para se adequar às exigências do mercado.

Assim, o estudo tem como objetivo geral avaliar o impacto do recrutamento e seleção no clima organizacional em uma empresa do ramo alimentício. Sendo os objetivos específicos, apresentar conceitos de clima organizacional, abordar teorias que envolvem recrutamento e seleção e demonstrar, por meio de uma análise, o impacto do recrutamento e seleção no clima organizacional de uma empresa do ramo alimentício.

Para atender o objetivo do estudo a pesquisa está estruturada em quatro seções, além desta introdução. A primeira compreende a revisão teórica que aborda as principais teorias sobre recrutamento e seleção e clima organizacional. A segunda trata-se da metodologia da pesquisa. A terceira seção é a análise que descreve, discuti e correlacionam os dados obtidos através da pesquisa de campo. Na última são apresentadas a Conclusão e Considerações Finais do estudo.

2.  REFERENCIAL TEÓRICO

O recrutamento e seleção é visto como a porta de entrada de candidatos nas organizações, os quais se deparam com um ambiente de trabalho as vezes alheio à suas próprias expectativas.

Nesta seção serão apresentados conceitos para os temas sequentes, detalhando cada um segundo a visão de autores conhecidos na área. Esse estudo teórico é necessário para que vejamos em que aspectos o recrutamento e seleção afeta o clima de uma empresa.

2.1. Recrutamento e Seleção        

O recrutamento e seleção é a área com mais necessidade de profissionais capacitados para sua realização. Pois sua função é buscar talentos que tenham capacidade técnica e emocional para atuar na organização.

Na visão de Gil (2001), o termo “recrutamento” é ter atitude em recrutar. Seu significado teve origem inicialmente nos exércitos, onde captar recrutas para vagas de futuros soldados ou postos de guerrilha era habitual.

Ainda segundo o autor, o termo, bem como seu objetivo (captação de pessoas) foi incorporado e chamado recursos humanos (RH), em especial, ao subsistema de recrutamento e seleção de pessoal.

Para Chiavenato (2008), o recrutamento e seleção corresponde ao processo pelo qual as organizações atraem candidatos para abastecer seu processo seletivo. Ferreira (2016), argumenta que recrutamento e seleção é um processo que inicia-se assim que for verificada a necessidade de pessoal e o tipo de capacidade técnica que mais se adeque com as vagas em aberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (214.2 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com