TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Por:   •  30/4/2015  •  Artigo  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI[pic 1]

COORDENAÇÃO GERAL DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO

DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II NO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORA: AURIDÉIA PIMENTEL CUNHA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

BARRAS – PIAUÍ

2014

 MARIA GUADALUPE RABELO DA SILVA[pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II NO ENSINO FUNDAMENTAL

                                           Relatório de estágio Supervisionado do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí como requisito parcial para aprovação na Disciplina Estágio Supervisionado II sob a orientação da Prof (a) Auridéia Pimentel Cunha.

BARRAS– PIAUÍ

2014

[pic 3]

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”!!

                                                                       

    Leonardo da Vinci

                       

SUMÁRIO[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO .....................................................................................................04
  2. OBJEITVOS...........................................................................................................05
  3. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ..................................................................06

3.1. Aspectos físicos .....................................................................................................06

3.2. Aspectos pedagógicos............................................................................................06

3.3. Aspectos administrativos .....................................................................................07

3.4 Observações da sala de aula..................................................................................07

4- DA DOCÊNCIA ......................................................................................................08

 5 CONCLUSÃO ...........................................................................................................09

   REFERÊNCIAS .........................................................................................................11

   APÊNDICES

   ANEXOS

       

INTRODUÇÃO[pic 5]

O Presente relatório resume o estágio obrigatório no Ensino Fundamental, exigido pela disciplina Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, sob a orientação da professora Auridéia Pimentel do Parfor, UESPI. Situado na zona rural, município de Barras-Piauí no período quatro de agosto, às vinte e nove de agosto. As informações aqui existentes partiram do diretor em exercício José Anchieta Nunes da Silva, que prontamente nos atendeu, facilitando-nos o acesso a referida escola, bem como das observações feitas na instituição.

O Estágio foi dividido em: observações, análise dos dados, planejamento, participação de atividades cívicas, execução do plano e preparação do relatório. Desta forma pretende-se destacar a importância do mesmo, pois é através do Estágio Curricular Supervisionado que o aluno pode inserir-se em uma situação real de trabalho, onde terá a importunidade de refletir, sistematizar, testar e ampliar seus conhecimentos teóricos discutidos durante o curso superior.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, os sistemas de ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição (LDB 9.394\96, Artigo 82).

  1. OBJETIVOS
  • Integrar o aluno da instituição por meio da articulação na escola;
  • Favorecer o processo de ensino-aprendizagem e de trabalho;
  • Permitir aos alunos a aplicação do conhecimento técnico, científico integrando a teoria e a prática.

 3- CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.

3.1. Aspectos físicos

A Escola Municipal Honório Domingo de Oliveira, possui sede própria, funciona na zona rural de Barras, Canto do Sindô. É uma escola grande que abrange  os turnos manhã e tarde com um total de 143 alunos matriculados. Sua modalidade de ensino é a Educação Infantil e Ensino Fundamental

 A escola foi fundada no ano de 1994, denominada Honório Domingo de Oliveira em homenagem ao Senhor que residia na comunidade, que também foi o mesmo que doou as terras para a construção da escola.

É uma escola que possui verbas que vem através dos conselhos escolares também recebe recursos financeiro FNDE\PDDE que é destinado as compras de materiais.

A escola  passou por uma reforma recente no ano de2012 , a real situação é: 5 salas de aulas, sendo 4 grandes, 1 pequena, 1 laboratório de informática, 1 sala de professores e diretor, 1 sala de educação Especial, 2 banheiros com divisórias cada, 1 cantina, 1 dispesa e um pátio grande.

A escola é grande, tem um ambiente agradável, é pintada, possui ventiladores, caixa amplificada, aparelho de som, computador e impressora, a decoração das salas de aulas é feita respeitando a estética infantil e ensino fundamental, transformando-se assim em conteúdo de  aprendizagem, os materiais estão ao alcance das crianças, inclusive os livros no cantinho de leitura.

3.2. Aspectos Pedagógicos

A escola Honório Domingos de Oliveira não possui Projeto Politico Pedagógico. A linha de trabalho é regida pelas normas da Secretaria Municipal de Educação. O ensino oferecido é a educação infantil e o Ensino Fundamental para as crianças de 4 anos aos 14 anos.

O planejamento escolar é realizabimestralmente, podendo eventualmente ocorrer outros dependendo da necessidade. O calendário de duzentos dias letivos é feito pela Secretaria de Educação, pelos coordenadores e professores. A entrega de provas é mensal, onde os pais recebem as tarefas das crianças e conversam com os professores sobre a vida escolar de seus filhos, havendo necessidade são realizadas também reuniões de pais e mestres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com