TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS SOFRIDOS NO RIO SÃO FRANCISCO AFETAM A ECONOMIA RIBEIRINHA

Por:   •  20/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 11

ASSOCIAÇÃO EDUCATIVADO BRASIL – SOEBRAS[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS – INCISOH

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

OS IMPACTOS SOFRIDOS NO RIO SÃO FRANCISCO AFETAM A ECONOMIA RIBEIRINHA

ANA APARECIDA FERNANDES MAGALHAES

ANDRÉ LUIZ LONGUINHOS COELHO

CLÉCIO GUEDES DA SILVA

INGREDY MOTA SILVA

PROF. – LILIAN MELO

JANUÁRIA – MG

2015

RESUMO

                 Neste artigo pretende-se realizar uma pesquisa que possui como foco discutir e analisar a importância do rio São Francisco, mostrar seus benefícios e o que pode proporcionar a população ribeirinha, e um modo de sobreviver, hoje os pescadores choram por haver uma grande escassez do peixe e a preocupação com as pessoas que estão sofrendo atualmente com a grande estiagem e falta do pescado. A pesca é um dos meios mais importantes dos ribeirinhos, pois além de alimento ele se torna uma renda muito importante ao pescador e gera a economia em alguns hotéis a beira do cais da cidade de Januária. Esta pesquisa será qualitativa e exploratória. Bibliográfica, pois além da leitura de base teórica; a análise do corpus será com base a pesquisa de Sergio C. Buarque, construindo o desenvolvimento local sustentável: metodologia de planejamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2008, 4 ed.), referente a situação local da cidade e seus ribeirinhos e depoimento de Danilo um dos diretores da colônia se pescadores de Januária e o aparato do livro Memorial de Januária.

Palavras-chave: Rio São Francisco. Peixe. Ribeirinho.

ABSTRACT

                  In this article we intend to conduct a research that has focused on discussing and analyzing the importance of the São Francisco river, show its benefits and which can provide the local population, a way to survive, today fishermen cry because there is a severe shortage of fish and concern for people who are currently suffering from the great drought and lack of fish. Fishing is one of the most important coastal resources, as well as food it becomes a very important income to fishermen and generates the economy in some hotels the edge of the town pier Januaria. This research is qualitative and exploratory. Literature, because besides the theoretical basis of reading; the corpus of the analysis will be based on the research Sergio C. Buarque, Building sustainable local development planning methodology. Rio de Janeiro:. Garamond, 2008 4 d) referring to the local situation of the city and its riparian and Danilo testimony of one of the directors of the colony was Januária fishermen.

Keywords: San Francisco River. Fish. Riverside.

1 INTRODUÇÃO

Neste artigo temos como objetivo o desenvolvimento local sustentável da cidade de Januária MG, onde está sofrendo enormes prejuízo na atualidade, devido a degradação do meio ambiente, a seca está afetando estes recursos naturais, estamos em busca de uma resposta para esse impacto na economia local e suas consequências.

                  Devemos ressaltar a importância de analisar esses recursos da natureza, por que os pescadores, por exemplo, já estão passando dificuldades na pesca local, a quantidade de peixe no rio está diminuindo, nosso interesse pelo tema vem exatamente buscar e mostrar a relevância dos pros e contra, em relação a situação econômica das famílias e pescadores de nossa população ribeirinha da cidade de Januária MG.

                  Os métodos utilizados para coleta desses dados e por meio de uma entrevista onde Danilo um dos representantes da diretoria da colônia de pescadores de Januária fala sobre o início de suas atividades nas margens do rio São Francisco, e mostrar as consequências que agravaram a escassez de alguns peixes valiosos para a população ribeirinha.

                   A análise do corpus será com base na pesquisa de Sergio C. Buarque, Construindo o desenvolvimento local sustentável: metodologia de planejamento. Rio de Janeiro: Garamond, 2008, 4 ed.), referente a situação local da cidade e seus ribeirinhos, e o aparato do livro Memorial de Januária,Terra Rios e Gente de Antonio Emilio Pereira no maior acervo do Brasil.

                   Acreditamos que será de suma importância buscar esse conhecimento em relação a população ribeirinha, o foco é realizar uma investigação que vise compreender a influência do desmatamento das margens do rio, além dos danos causados a economia da população ribeirinha da cidade de Januária-  MG.

DESENVOLVIMENTO

O Rio São Francisco: uma breve retomada histórica

                   Os marcos históricos de Januária, segundo Pereira (2012), foram lançados a partir da conquista do rio São Francisco pelos bandeirantes, que percorreram no início do século XVI e XVII, a procura de riquezas minerais e se estabeleceram mediante a submissão e o uso da força escrava e indígena.

Para Pereira (2012, p.50 )  “O rio São Francisco, antes de receber esse batismo em referência ao santo peregrino, era chamado pelos índios de Opará, o rio mar”. A ocupação territorial foi ocorrendo de forma gradual, com a formação de fazendas para criação de gado.

Januária, então denominada Porto do Brejo do Salgado, Porto do Salgado, tinha o seu escoamento de mercadorias, sobretudo no século XIX. A economia do local funcionava assegurada pela troca intensa dos produtos ali concentrados, vindo do lugar ou que ali aportavam, subindo ou descendo o rio.As barcas, grandes ou pequenas, carregavam cargas e passageiros, além do meio de transporte, elas funcionavam como um estabelecimento comercial itinerante.

O rio São Francisco é o maior rio que corre totalmente dentro do Brasil e o quarto maior rio da América do Sul. Com 2.700 quilômetros de extensão, passa por cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. É um rio de planalto, com cachoeiras e corredeiras em diversos trechos. A bacia do São Francisco tem 634.000 quilômetros quadrados.

                   Em reportagem da TV Norte, divulgada no dia 06 de agosto de 2014, retrata a verdadeira situação do rio São Francisco, comerciantes a beira do rio, pescadores, moradores da vazante e entre outros beneficiados estão transmitindo uma preocupação fundamental a respeito da economia local, que vem afetando o turismo a pesca entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com