TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os novos desafios da gestão de pessoas

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1: Os novos desafios da gestão de pessoas.

Passo 1: Definição de gestão de pessoas.

Os procedimentos de gestão de pessoas tiveram origem nos Estados Unidos na época da revolução industrial, com o inicio da departamentalizações e tramites burocráticos.

Seu principal objetivo é administrar toda a parte comportamental das empresas para que os colaboradores possam trabalhar as metas organizacionais com eficácia, indo desde a parte de recrutamento e seleção, chegando a programas de aperfeiçoamento interpessoal.

Mais conhecido como RH, a gestão de pessoas é um campo da administração relativamente novo, o primeiro termo utilizado era relações industrias e surgiu no inicio do século XX, e não recebia muita atenção, era meramente um setor que fazia um fechamento mensal dos funcionários e lidava com a parte de demissões. Hoje não abondou essas funcionalidades porém teve um expansão extraordinária e se voltou principalmente para o lado estratégico. Toda empresa de médio a grande porte tem um departamentos exclusivo para gestão de pessoas o que auxilia no crescimento da mesmas.

Tempos Modernos e Introdução a moderna gestão de pessoas.

O filme “Tempos Modernos”(1936) de Charles Chaplin, faz um uma critica ao modo como a indústria e a sociedade capitalista dos anos 30 funcionava. Carlitos (personagem interpretado por Charles Chaplin), é um típico operário americano que em meio as diversas situações irregulares de trabalho a que era exposto se tornou um líder grevista.

O cenário descrito por Chaplin em Tempos Modernos, era um sistema precário operacional de produção em massa, onde o colaborador não tinha muitos direitos e quase nenhum tempo de pausa, inclusive um novo equipamento foi desenvolvido para alimentar o funcionário enquanto trabalha e assim poder eliminar o tempo disponibilizado para almoço, e a produção não parar, e o equipamento foi um desastre, totalmente inútil. Carlitos foi o escolhido para testar esse equipamento, que entrou em curto-circuito durante o teste, se Carlitos fosse um funcionário em uma empresa do século XXI, com certeza teria ganho alguma causa judicial por ter sido exposto a tamanho risco.

A moderna gestão de pessoas tem uma visão totalmente diferente da retratada no filme, e isso é evidenciado com a quantidade de programas que são desenvolvidos para valorizar a qualidade de vida no trabalho, para que a missão da empresa seja cumprida. É comprovado que quando o ambiente de trabalho é adequado as pessoas desenvolvem um trabalho melhor, isso inclui clima, iluminação e pausas dentre as atividades e outros fatores fazem a diferença para evolução de um profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com