TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARTE I - ASPECTOS GERAIS DE CONTROLE

Por:   •  11/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

PARTE I - ASPECTOS GERAIS DE CONTROLE

a) MISSÃO DA EMPRESA

Ser a líder no mercado, fornecendo produtos e serviços de excelente qualidade por um preço justo, promovendo a dignidade dos seus funcionários mediante um comprometimento ético das pessoas e da organização.

Existe definição da missão em sua organização? E no seu departamento? Dê nota para este item de controle em sua organização:

0 1 2 3 4 5 na

b) POLÍTICA SOBRE CONTROLE INTERNO

Política

É política da empresa que a alta direção e todas suas divisões e subsidiárias mantenham um sistema adequado de controle interno que seja projetado para assegurar, desde que com boa relação custo-benefício, que os objetivos da empresa sejam atingidos e venham ao encontro das exigências legais. Dentro da perspectiva de controles, no seu sentido amplo, as gerências deverão manter controles internos adequados, sobre todos os aspectos das operações da empresa.

Definições

Controle interno é o conjunto de todos os planos operacionais e organizacionais, sistemas, políticas, procedimentos e práticas, assim como as atitudes e o comportamento dos executivos e corpo de funcionários da corporação, estabelecido pela diretoria executiva e com a aprovação do conselho de administração e auditoria, a fim de atingir o objetivo básico de assegurar a disciplina e a conduta eficiente dos negócios da corporação em geral, e especificamente:

 Assegurar que os ativos da companhia sejam resguardados de perdas de qualquer tipo.

 Assegurar a confiabilidade e a exatidão das informações contábeis e financeiras geradas dentro da empresa, e assegurar a integridade dos relatórios financeiros resultantes, e veiculados ao público e aos acionistas.

 Promover a eficiência operacional em todos os departamentos da empresa.

 Informar e encorajar a aderência de todos os funcionários às políticas emitidas pela direção da empresa.

A existência de um sistema contábil é um importante controle interno, mas não por si só um sistema de controle interno. Este inclui comparações, acusação de discrepâncias e decisões sobre ação corretiva tomada, assim como controles sobre o sistema contábil.

Existem políticas formalizadas, definidas e difundidas a respeito de controles internos, na sua empresa? Dê sua nota:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com