TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.537 Palavras (19 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

YNAIA YLERAN LELIS DA SILVA RA 1841519

RAFAEL MÁRCIO DE OLIVEIRA RA 1802435

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

PIM III

Taubaté – SP

2018

YNAIA YLERAN LELIS DA SILVA RA 1841519

RAFAEL MÁRCIO DE OLIVEIRA RA 1802435

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar II para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública, apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientador: Sérgio Marcelo Cecatto

Taubaté – SP

2018

RESUMO

O objetivo deste trabalho analisar a estrutura administrativa de uma empresa, baseando –se nas disciplinas aplicadas durante o segundo semestre do curso de Gestão Pública sendo essas disciplinas, Recursos Humanos na Administração Pública, Contabilidade e Estatística. Para demonstrarmos o grau de aproveitamento que obtivemos e ao mesmo tempo ampliarmos nossos conhecimentos. Buscar informações sobre os pontos positivos e negativos da instituição em questão e observar do uso das ferramentas de trabalho na administração da organização, o uso da estatística aplicada e da contabilidade ajuda a ter o controle tanto dos gastos quanto da saída dos servidores. A empresa escolhida para análise foi a Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Os dados e as informações trabalhadas neste material foram obtidos através de pesquisa em campo.

Palavras-chave: Gestão Pública, Estatística, Administração Pública, Contabilidade, Recursos Humanos, Pontos Positivos, Pontos Negativos, Servidores

  1. SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA        6

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        8

2.2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS        11

3.        CONTABILIDADE        12

3.1 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO DA ENTIDADE        14

3.2 RECEITAS        15

3.3 DESPESAS        17

4.        ESTATÍSTICA        19

4.1 GRÁFICOS        20

4.2 ANÁLISES E CÁLCULOS        22

5.        CONCLUSÃO        24

6.        REFERÊNCIAS        25

FIGURAS E ILUSTRAÇÕES        25


  1. INTRODUÇÃO        

O presente trabalho é parte integrante do currículo pedagógico da UNIP interativa. Neste PIM III, referente ao primeiro bimestre do 2º semestre de 2018, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, faz-se um diagnóstico organizacional da empresa Prefeitura Municipal de São José dos Campos situada na Rua José de Alencar, 123 – Vila Santa Luzia em São José dos Campos inaugurada em 21 de dezembro de 1979. É o órgão do poder executivo do município, que administra os recursos obtidos na arrecadação de impostos e repasses de verbas dos Governos, Estadual e Federal, revertendo-os à população na forma de serviços (saneamento, educação, saúde pública, habitação, dentre outros, visando os seus interesses e necessidades). Algumas atividades de responsabilidade da Prefeitura são:

• Apresentação de projetos de lei
• Elaboração do orçamento
• Instituição e arrecadação de tributos
• Organização dos serviços administrativos e patrimoniais
• Estabelecimento de normas de edificações, loteamentos, zoneamento e uso do solo
• Gestão dos serviços de transporte coletivo
• Limpeza de vias públicas
• Segurança de prédios e áreas públicas

  1. RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O setor de recursos humanos hoje é fundamental para o funcionamento de qualquer empresa, hoje não pode mais se considerar que o setor de recursos humanos é somente o departamento de pessoal, onde se ficava limitado a fazer folha de pagamentos, impressão de contracheques ou coisa do gênero, a nova gestão em RH vem com uma nova visão, uma visão empreendedora, de que a empresa deve valorizar seus profissionais, fazendo com que eles tenham um desenvolvimento efetivo em suas carreiras, qualificando-os e fazendo assim com que a empresa venha a ter um retorno humano de maior qualidade, fazendo com que a empresa tenha uma lucratividade maior, pois valorizando seus profissionais, valoriza-se a própria empresa. Toda e qualquer organização, possui um patrimônio e é parte desse patrimônio todo o quadro de funcionários. O Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor acessível a todos os brasileiros, é criado por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.  O que comumente trata desses assuntos é o setor de recursos humanos. Na Prefeitura de São José dos Campos, essa organização é feita pela Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças, o recurso humano é coordenado pelo Departamento de Gestão de Pessoas, que possui 4 divisões (Divisão Administrativa Pessoal, Divisão da Saúde Ocupacional, Divisão de Treinamento e Desenvolvimento e Divisão de Gestão de Cargos e Carreiras), visto no organograma abaixo:

Figura 1 – Organograma – Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

[pic 1]

Fonte: https://www.sjc.sp.gov.br/media/5492/organograma.pdf

Conforme visto no organograma acima, fica claro que o setor de recursos humanos fica absorvido pela divisão administrativa pessoal, que também fica a cargo da gerência de outras três divisões, causando com isso uma falha monumental na empresa, pois o setor de gerência de recursos humanos, pouco ou nada faz para efetivamente gerenciar a carreira de seus funcionários, deixando assim de proporcionar o desenvolvimento profissional tão enriquecedor para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (743.7 Kb)   docx (486.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com