TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Por:   •  19/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.107 Palavras (21 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 21

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – PIM III

ZPR SERVIÇOS ESPECIALIZADOS LTDA

SÃO PAULO

2010

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – PIM III

ZPR SERVIÇOS ESPECIALIZADOS LTDA

                  Trabalho apresentado às disciplinas de Contabilidade, Estatística Aplicada e Fundamentos da Logística, como avaliação parcial do curso Tecnologia em Logística, 2º semestre.

                 

SÃO PAULO

2010

RESUMO

      Foi feita uma pesquisa na empresa ZPR Serviços Especializados LTDA com o objetivo de desenvolver o conhecimento prático e aprofundar os estudos das disciplinas de Contabilidade, Fundamentos e Importância da Logística e Estatística Aplicada.

      No projeto foi abordado o contexto lógico, operacional e econômico da empresa estudada e sua relação com o mesmo. Também foram abordados os processos de Suprimentos da empresa, em especial, a área de Materiais, Almoxarifado e Ferramentaria, compras e administração dos recursos materiais e patrimoniais. Por fim verificou-se como a Contabilidade aliada á logística e estatística é um forte instrumento na gestão da empresa.

      Palavras-chave: Suprimentos, Materiais, Almoxarifado, Logística, Gestão.

ABSTRACT

      A search on the company ZPR Specialized Services LTDA in order to develop practical knowledge and deepen the study of the disciplines of Accounting, Fundamentals and Importance of Logistics and Applied Statistics.

      Project was approached in the logical context, operational and economic study of business and its relationship with it. Also discussed were the processes of the Supplies business, in particular the area of Materials, Warehouse and Manufacturing Engineering, procurement and management of material resources and assets. Finally it was found as the Accounting allied to logistics and statistics is a powerful tool in the management of the company.

      Keywords: Supplies, Materials, Warehouse, Logistics, Management.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        05

2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA        07

2.1 Implantação, Estruturação e Organização Geral        07

2.2 Organização Geral de Estoques                08

2.3 Administração e Organização de Ferramentaria        08

2.4  Equipe ZPR         09

2.5 Principais Clientes e áreas de atuação        09

3  CONTABILIDADE        10

4 FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA        12

4.1  Missão Logística        15

4.2 Fluxo Logístico da Empresa        17

4.3 Cadeia de Suprimento        20

4.4 Logística Reversa        21

5 ESTATÍSTICA APLICADA        23

6 CONCLUSÃO        28

7 REFERÊNCIAS        29

1 INTRODUÇÃO

      A importância da contabilidade, da Estatística aplicada, conhecer os fundamentos e importância da logística, é imprescindível para o bom funcionamento de uma empresa.

                  Cabe a contabilidade registrar e controlar todas as operações realizadas pelas empresas. Os dados por ela fornecidos servirão de base para análises e futuras decisões da administração financeira, portanto, para aumentar o valor do patrimônio de uma empresa,a administração financeira precisa conhecer a estrutura do seu sistema contábil. (SENAC, 2003)

      A contabilidade é que apresentará através de demonstrativos contábeis o montante do lucro apurado. A empresa é obrigada por lei a seguir um sistema de contabilidade, mecanizados ou não e levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico. Além de controlar o patrimônio de uma empresa, a contabilidade também tem como finalidade relacionar o trabalho contábil ao planejamento, através deste é possível decidir o caminho a ser percorrido, no futuro, pela empresa. Por meio das informações contábeis é possível pesquisar ações passadas da organização, inclusive capturar aqueles que deram origem ao empreendimento.

      O estudo estatístico também é muito importante, quando vamos fazer uma pesquisa, é necessário calcular os dados, dar preferência os que mais importam conhecer as relações entre eles. A estatística vem ao encontro da necessidade de tornar reais as análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimento científicos. As empresas atuais estão se tornando cada vez mais dependentes dos dados estatísticos para a obtenção de informações importantes sobre seus segmentos de trabalho e principalmente sobre a ação econômica e social. Portanto, os métodos da Estatística Aplicada auxiliam a empresa realizar o seu trabalho com mais eficiência. Se a contabilidade é essencial para controlar o patrimônio da empresa, a Estatística Aplicada é imprescindível para criar novas oportunidades como também para solucionar os problemas existentes. Portanto  há um elo entre contabilidade e Estatística quando se fala em planejamento, pois a empresa precisa dos dois para tomar decisões futuras.

      Além desses fatores citados, um outro que não pode faltar numa empresa é o sistema de logística, pois de nada adianta ter o controle contábil, estatística aplicada se a mesma não  conhecer os fundamentos e importância da Logística.

      Hoje, podemos dizer que a competição não está no produto ou no serviço que uma empresa venda, e sim em como vende, pois a maneira como é feito é o diferencial.

      Podemos definir logística como:

                      (...) o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente e eficaz o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender os requisitos do cliente (Council of Supply Chain Management Professionals – CSCMP, adaptado de 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com