TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II) - RELATÓRIO FINAL

Por:   •  25/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.681 Palavras (11 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA – UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

MILENA FILIPPINI RIBAS

RA: 4020677190

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II) - RELATÓRIO FINAL

Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na Ciarama Máquinas Ltda – Setor de Serviços.

Ponta Porã – MS

CEAD - PROINTER II – 2016

[pic 1]

MILENA FILIPPINI RIBAS – RA 4020677190[pic 2]

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II) - RELATÓRIO FINAL

Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na Ciarama Máquinas Ltda – Setor de Serviços.

Trabalho apresentado a Instituição Anhanguera Educacional como requisito parcial para obtenção do título de Graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais, sob orientação do Professor-Tutor à Distância Otávio Neto.

Ponta Porã – MS

CEAD – PROINTER II – 2016

RESUMO

Este projeto foi realizado na Cidade de Ponta Porã, MS – Empresa Ciarama Máquinas Ltda – Setor de Serviços, tendo como objetivo apresentar de forma clara e básicas as diretrizes para a formação de um Sistema de Gestão Ambiental segundo a ISO 14001/9001, tendo foco no descarte de pilhas e baterias, que será a norma utilizada no julgamento da empresa que comercializa máquinas e implementos agrícola, serve na prestação de serviços e revenda de peças. Neste estudo aplicaremos na organização alguns dos fundamentos da ISO 14001, que consiste em uma ferramenta criada para assessorar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como uma de suas práticas usuais (LLOYD’S REGISTER LRQA, 2016). A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a de pesquisa descritiva (fontes primárias) e pesquisa bibliográfica (fontes secundárias), abordando superficialmente cada etapa da implantação do Sistema de Gestão Ambiental presando a Ecologia e Educação Ambiental, envolvendo a empresa. Sendo relevante a reciclagem entre os novos e antigos colaboradores sobre o descarte de pilhas e baterias. A empresa em questão tem crescido perante a sociedade, pois tem regido os descartes e coletas de acordo com as normas e com a implementação, visou sempre a melhoria na imagem da empresa para com a sociedade e criando, assim, um senso de ambientalista.

Palavras-Chaves: SGA - ISO 14001/9001- Descarte de pilhas e baterias.

SUMÁRIO[pic 3]

RESUMO          2

1    INTRODUÇÃO          4

2    DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO          7

3    RESULTADOS         9

4    CONSIDERAÇÕES FINAIS         9

5    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         11

1 INTRODUÇÃO

Em maio de 2001, visando agregar novos negócios à sociedade de Ponta Porã – MS, foi inaugurada uma empresa voltada ao segmento de máquinas agrícolas, a Concessionária John Deere marca mundialmente conhecida pela alta tecnologia de sistemas mecanizados para a agricultura, levando o nome de Ciarama Máquinas Ltda. A Missão da empresa é promover a sustentabilidade da atividade agropecuária, de forma diferenciada e comprometida com crescimento de seus clientes, da empresa, de seus fornecedores e colaboradores, tendo como seus valores e princípios a capacitação profissional, o relacionamento, a ética e transparência e o respeito, responsabilidade e rentabilidade.

Esta empresa comercializa tratores, colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores, implementos agrícolas e serviços para agricultura de precisão em vários municípios do Estado do Mato Grosso do Sul. Vendas e Manutenção de Equipamentos agrícolas. Por se tratar de uma concessionária da rede de equipamentos da conceituada marca John Deere, a empresa conta com equipamentos diversificados, a fim de atender a necessidade de cada cliente, sendo na utilização de colheitadeiras, tratores, pulverizadores, plantadeiras, plataformas, implementos agrícolas e os lançamentos de equipamentos para agricultura de precisão, contando ainda com a disponibilidade de peças originais e serviços técnicos especializados com as garantias e qualidades que a fábrica mundial exige. Sua fonte de tecnologia está empregada na rapidez no atendimento, com qualidade e eficiência na mão de obra aplicada, comprometimento e atenção na venda de equipamentos com alta tecnologia. Quanto aos serviços, a empresa oferece assistência técnica (mecânica), revisões periódicas, plantonistas disponíveis para venda de peças, garantias e seguros.

Desta maneira, a empresa segue um regulamento interno contendo os padrões para descarte e reciclagem de materiais que podem prejudicar ou dificultar o meio ambiente. Estes materiais são de uso e descarte da própria empresa, facilitando a coleta para os órgãos responsáveis.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2007), relatou que do ano de 1997 para 2002 houve um crescimento de 26,4% no número de empresas industriais no Brasil e um aumento de 75,0% das empresas que efetuaram investimentos em controle ambiental.

Existe o medo das empresas e grandes organizações dos danos ou passivo ambiental afetem negativamente a imagem corporativa, o crescimento de uma cultura de consumo associada à produção mais limpa (consumidor verde), pressões da sociedade organizada e um maior rigor das agências de regulação ambiental, em especial com relação às indústrias mais sujas e intensivas em recursos naturais.

O consumo excessivo passou a ser um problema já que antes era visto como a solução, associado a diversos fatores, desencadeou graves problemas para o meio ambiente, pois as modificações nos processos de produção, realizadas para atender esse consumo, gerou um número alarmante de lixo que não é descartado devidamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (319.2 Kb)   docx (132.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com