TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim VI UNIP GESTAO PUBLICA

Por:   •  16/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.324 Palavras (18 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA

PLANEJAMENTO: a melhor opção para o desenvolvimento econômico, social e ambiental

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR-PIM VIII

2019


UNIVERSIDADE PAULISTA

PLANEJAMENTO: a melhor opção para o desenvolvimento econômico, social e ambiental

Projeto Integrado Multidisciplinar VII das disciplinas de do segundo bimestre do segundo semestre de 2018 em Tecnólogo em Gestão Pública entregue como requisito de obtenção de nota parcial.

PIM VIII

2019


RESUMO

O trabalho atual mostra a abordagem multidisciplinar das disciplinas cursadas no curso de Tecnólogo em Gestão Pública correlacionados ao desenvolvimento das temáticas estudadas e a empresa estatal aqui analisada: UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná. Temas como o Planejamento Urbano e Ambiental, Planejamento estratégico e Licitação e Contratos Públicos. Para tal, foram utilizados demonstrativos disponibilizados nos sites oficiais da instituição e conversa orientada junto à funcionários e professores da instituição. Chegou-se à conclusão que planejar é a principal estratégia para avanço, tanto científico, quanto tecnológico e social. O planejamento deve estar presente no processo de licitações, de desenvolvimento e de relação sociedade natureza para garantir, de forma concreta a base econômica, social e ambiental, afinal, PLANEJAMENTO é a melhor opção para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Palavras-chave: Equilíbrio, Planejamento, Estratégia


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

1.        Planejamento Estratégico        7

1.1.        TIPOS DE PLANEJAMENTO        7

2.        Planejamento Urbano e Ambiental        9

2.1.        PLANO DIRETOR        10

3.        Licitação e Contratos Públicos        13

4.        Conclusão integrada        16

5.        Referências        18

 

 

 

 


INTRODUÇÃO

 

A empresa aqui estudada - Universidade Estadual do Paraná é formada por 7 faculdades do interior e da capital do estado que após diversas análises, discussões com a comunidade acadêmica e votação, unificou-se em uma universidade multicampi mantida pelo governo do estado desde 2001. Vale ressaltar que nem todos os campis fazem parte desta unificação desde o início.

Formam a UNESPAR: a Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA) na cidade de Paranavaí, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Faculdade de Artes do Paraná (FAP) ambas em Curitiba, a Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM) na cidade de Campo mourão, Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA) na cidade de Apucarana, a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em Paranaguá, a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV) em União da Vitória e a Escola Superior de Segurança Pública em Curitiba.

A sede da reitoria da UNESPAR está em Paranavaí e segundo site oficial da instituição, abrange uma área de 150 municípios, alcançando 4,5 milhões de pessoas. O quadro de servidores é composto por 1.077 pessoas que atendem mais de 12 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação.

Oferta 67 cursos de graduação, bacharelados e licenciaturas, distribuídos em seus sete campi e em 15 centros de áreas. Possui três programas próprios de pós-graduação stricto sensu (Mestrado) aprovados pela Capes. Oferta ainda 19 cursos de especialização em diversas áreas do conhecimento. (site da UNESPAR. Acessado em 12 de Abril de 2018).

 Dentre os 67 cursos disponíveis estão em destaque Geografia, História, Engenharia de Produção, Música, Artes visuais, Pedagogia, Turismo e Meio ambiente, Letras, Filosofia, Matemática, como sendo os mais procurados, demonstrando uma forte presença das licenciaturas e da área de humanas. Outro dado relevante é que grande parte dos alunos vem de municípios vizinhos com IDH médios porém mais baixos que as cidades polos e  que viajam diariamente para as aulas presenciais.

 

[pic 2]

Figura 1: Logo Unespar

Fonte: www.unespar.br , 2018

 

Como é possível observar na figura 1, a instituição pública conta com um logo que representa a interpolação entre os quesitos de ensino, pesquisa e extensão, segundo dados da própria instituição, com o cruzeiro do Sul ao centro do símbolo demonstrando a preocupação com o avanço científico e acordos homogêneos e efetivos.

Atualmente a universidade passa por um processo de sucateamento perante as políticas estaduais e teve perda de alunos e diminuição no quadro de professores. No entanto, mantém qualidade em desenvolvimento científico com diversos trabalhos científicos publicados em âmbitos nacionais e internacionais pelos alunos e professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (270.5 Kb)   docx (193.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com