TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Materiais e Patrimoniais

Por:   •  4/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

3. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Segundo Petrônio Garcia Martins e Paulo Renato Campos no livro Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, 3ª edição, capítulo 1, página 4, “a administração dos recursos materiais engloba a sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabando e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.  A administração de recursos patrimoniais trata da sequência de operações que, assim como a dos recursos materiais, tem início na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando for o caso, alienação”.

 Uma empresa estruturada deve ser vista como um conjunto de recursos a serem gerenciados, ou seja, todos os setores dispõem de uma administração. Os principais recursos são: Materiais, Patrimoniais, Capital/ Financeiro, Humanos e Tecnológicos.

Recursos Materiais são componentes que uma empresa utiliza nos processos diários para a construção do seu produto final, matéria prima (material direto), material em processo e material indireto.

Recursos Patrimoniais resume-se no conjunto de riquezas da empresa, os prédios, equipamentos, instalações, veículos e podem ser classificados como:

• Tangíveis: são os que possuem forma física e podem ser tocados, como por exemplo, máquinas, dinheiro (cédulas e moedas) e veículos;

• Intangíveis: são os que não constituem em um corpo físico e não podem ser tocados, por exemplo, prestação de serviço e logotipo.

Recursos Capital/Financeiro é a fonte para aquisição de todos os outros recursos.

Recursos Humanos aborda todos os tipos de questões vitais relacionados a  pessoas, por exemplo, rentabilidade, reestruturação de trabalho, recrutamento e seleção, treinamento, relações trabalhistas, etc.

Recursos Tecnológicos são recursos que ganham importância a cada dia, pois, tecnologias mais avançadas produzem um diferencial em relação às anteriores, normalmente resultando em menores custos, ou um outro diferencial que possa ser transformado em algum tipo de vantagem econômica, como maior lucro.

“O objetivo da administração desses recursos é abastecer o processo com os materiais necessários e indispensáveis para a finalização do produto visando”:

• Preços baixos: valor baixo;

• Alto giro de estoques: desempenho dos estoques;

• Baixo custo de aquisição e posses: redução nos custos;

• Continuidade de suprimento: conjunto de estratégias, planos e ações voltadas a aumentar a capacidade de um conjunto de processos empresariais a resistir a eventuais interrupções;

• Consistência de qualidade: atendimento continuado e seguro pelo produto dos requisitos do mercado;

• Relações favoráveis com os fornecedores: sinceridade, honestidade,  objetivo e direto.

Sendo assim, ele pode observar que é fundamental a administração dos recursos de qualquer empresa, para que seja possível um amplo crescimento diante de lucros e produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com