TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha o fim dos empregos

Por:   •  30/5/2015  •  Resenha  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  2.419 Visualizações

Página 1 de 3

Em "O Fim dos empregos", Jeremy Rifkin apresenta uma visão um tanto preocupante, e, ao mesmo tempo, esperançosa do futuro. O autor argumenta que o mundo está entrando em uma nova fase na história.

Esta nova fase, chamada por Rifkin de a terceira revolução industrial, é o resultado do surgimento de novas tecnologias, como o processamento de dados, a robótica, as telecomunicações e as demais tecnologias que aos poucos vão repondo máquinas nas atividades anteriormente efetuadas por seres humanos. Mas se pensarmos é isso que realmente acontece? De fato, o que vemos hoje, como um prenúncio das previsões de Rifkin é a automatização de escritórios, comércio e indústria a níveis nunca antes observados. Computadores fazem o trabalho de dezenas de seres humanos. Robôs, de milhares, e a custos infinitamente inferiores, sem férias, dores de cabeça, TPM ou benefícios. .

Por outro lado,será que estamos preparados para esse futuro “breve”? Milhares de pessoas estão perdendo seus empregos e a organização parece não está preparada para esse processo todo e principalmente para recolocar essas pessoas que estão perdendo seus empregos. Talvez o país de primeiro mundo sim ou pelo menos a caminho, mas o de terceiro?.Nos escritórios e indústrias, trabalhadores começaram a ser substituídos por maquinas inteligentes que diminuem ou até dispensam o trabalho humano. Embora alguns novos empregos estejam sendo criados, estes estão em faixas de remuneração inferiores e geralmente são temporários. Segundo grandes líderes e economistas a alta taxa de desemprego causado pela substituição do homem pela maquina é apenas um “ajuste’’, que haverá uma Terceira Revolução Industrial e surgira um “novo mundo’’”. Os surgimentos de novos softwares possibilitam que as empresas produzam mais com menos funcionários. Assim diminui constantemente a oferta de empregos e aqueles que surgem são os de curto prazo e mal remunerados. Rifkin afirma que no processo de produção o papel do ser humano vai se tornando menos importante. Com o aumento dos encargos trabalhistas e o aumento de salários torna-se mais lucrativo adquirir maquinas para produzir as mercadorias. Com a implantação das maquinas de alta tecnologia conseguiu-se aumentar a produtividade e ao mesmo tempo reduzir os custos com mão de obra.

A reengenharia esta fazendo com que as organizações se reestruturem, eliminando níveis de gerência tradicionais, criando equipes de trabalho, treinando funcionários e reduzindo e simplificando os processos de produção e de distribuição e dinamizando a produção, fazendo que as organizações produzam mais com menor numero de funcionários. A partir desse fator percebemos onde a situação passa a se tornar preocupante já que sabe-se onde desaparecem as vagas de emprego,mas, não se sabe onde elas irão surgir.

O setor que mais foi acentuado o efeito da revolução do computador e a reengenharia do ambiente de trabalho e o setor industrial. Essa automação está levando a economia global rapidamente a era da fábrica sem trabalhadores.

As criações de computadores reduzem a necessidade de um grande numero de funcionários na área administrativa. Ao analista afirmam que o desemprego ocorrera nas grandes empresas mas surgirão novas vagas nas empresas de pequeno porte. Acreditam também na possibilidade de haver uma Terceira Revolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com