TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Gerenciamento Agil de Projetos

Por:   •  21/11/2017  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

Gerenciamento Ágil de Projetos (CAP 1)

Resuminho do resumão

O Gerenciamento Ágil de Projetos é basicamente um conjunto de conceitos e técnicas que surgem como forma de complementar o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), cuja finalidade é basicamente servir de guia oferecendo uma espécie de catálogo contendo etapas e procedimentos holísticos para a elaboração de projetos. Sendo assim, o Gerenciamento Ágil complementa o este já existente escopo de ferramentas visando agilizar e aprimorar todo o processo de concepção de bens e serviços, prioritariamente inovadores.

Há pesquisadores que defendem a ideia de que o APM substitui a abordagem tradicional do PMBOK. Porém esta não é a perspectiva adotada neste livro, aqui os autores evidencia diversas vezes que o Gerenciamento Ágil de Projetos deve ser utilizado somente como complemento às ferramentas já existentes.

Sua origem se dá pelo esforço anterior de se aprimorar o desenvolvimento de softwares, no contexto em que um grupo de pesquisadores elaborou uma metodologia com o intuito de flexibilizar o processo para adequamento em meio instável e dinâmico. A elaboração dessa metodologia, posteriormente intitulada de Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software, foi o ponto de partida para que, após sofrer adaptações, pudesse surgir o Gerenciamento Ágil de Projetos, com alicerces calcados em alguns princípios, são eles: A autogestão da equipe, visto que tais equipes de desenvolvimento são hoje compostas por cada vez menos membros, os supervisores ou controllers dispõe de ainda menos tempo para lidar com um numero crescente de tarefas; Visão clara dos valores desejados, traduzindo o contorno e os resultados a serem alcançados para que sejam satisfeitos os desejos dos stakeholders quanto ao produto final; Entrega iterativa de resultados, habituando a equipe ao comportamento de reavaliação total em cada entrega, garantindo assim máxima qualidade e; Envolvimento direto do cliente, o que favorece de modo implícito a manutenção da simplicidade como atributo essencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com