TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre Projeto de Produto

Por:   •  1/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto de Produto I

- Ficha técnica do produto é um documento com todas as informações sobre as especificações e características do produto que será produzindo, ela contém as peças que formam o produto, o tamanho, material, forma, etc.

- O produto muitas vezes é o meio pelo qual chegamos ao nosso objetivo, por exemplo, uma empresa não precisa de uma impressora, ela precisa da cópia e para ela conseguir essa cópia ele tem que ter uma impressora, portanto a cópia é o fim e a impressora é o meio.

- Um produto precisar gerar um valor e um resultado para o cliente, se não, não há a necessidade do cliente comprar o produto.

- A assistência é muito importante e faz parte do produto, assim como os acessórios que servem para completar um produto.

- O produto deve ser atualizado de acordo com a exigência do cliente.

- Os fatores que interferem no produto são: Clientes, Concorrentes, Fornecedores, Parceiros, Governo, Tecnologia, Moda, Mídia, etc.

- Deve saber o Mix de Marketing do produto.

- Buscar a melhoria constante no produto.

- Projeto de Produto: O que querem os consumidores? O que querem os vendedores? O que querem os gestores de produção? O que querem os designers? (Projetistas) O que querem os empresários ou investidores?

- Requisitos de Mercado - Empresa: Necessidade de um mercado como um todo, Necessidade de um cliente específico, Busca por fidelização do cliente, Busca por diferenciação da concorrência, Busca por ampliação de mercado, Resolução de um problema e Aproveitamento de uma oportunidade.

- Requisitos de Mercado – Cliente: Requisitos de distribuição (toda a cadeia), Atratividade da embalagem, Exigências da embalagem, Local de armazenamento e exposição pelo cliente, Local de armazenamento pelo consumidor final, Uso pelo consumidor final (Peso, empunhadura, conforto, rendimento).

- Requisitos de suprimentos: Disponibilidade de materiais, Durabilidade e resistência dos materiais, Flexibilidade ou rigidez dos materiais, Peso e tamanho das embalagens, Proteção oferecida pelas embalagens, De todas as embalagens necessárias, Disponibilidade de fornecedores e Capacidade dos fornecedores

- Requisitos de produção: Recebimento dos suprimentos, Armazenagem dos suprimentos, Processos produtivos envolvidos, Equipamentos, máquinas, pessoal, tempo, Armazenagem e movimentação e Paletização.

- Requisitos de normas, leis e padrões: Requisitos de materiais e formatos, Requisitos de informações e Requisitos de manuseio, distribuição e armazenagem.

- Requisitos de custos: Custo total do produto, Todos os materiais, processos e insumos envolvidos e Operações complementares.

- Sucesso dos produtos:

2,5 X = Boa ficha técnica e divulgação do lançamento

3 X = Planejamento do produto e da sua produção

5 X = Grandes qualidades e valores para os consumidores

- Estratégias para novos produtos:

  • Estratégia ofensiva -  Adotadas por empresas que querem manter a liderança no mercado e ficar sempre à frente dos concorrentes, Investimentos pesados em P&D (pesquisa e desenvolvimento), Equipes e recursos específicos para acompanhar C&T, (ciência e tecnologia), Equipes de pesquisa, marketing, design, engenharia, Engenharia de produto e de processo e Equipe jurídicas, Empresas pró ativas, com perspectivas de longo prazo, Possuem cultura inovadora, Correm alto risco nos lançamentos, Busca por patentes ou monopólios e Não encontram competidores neste período

  • Estratégia defensiva -  Empresas que seguem as empresas líderes, Deixam que as empresas líderes arquem com os custos de P&D, Deixam que as empresas líderes arquem com os riscos, Dependem da velocidade e capacidade de absorver as inovações das empresas líderes e Correm menos riscos, porém com menos ganhos

  • Estratégia tradicionais - Empresas que atuam em mercados estáveis, Com produtos mais estáveis e com pouca demanda por mudanças, Não possuem estrutura para introduzir inovações e As inovações são pouco relevantes, com pequenas mudanças nos processos produtivos ou nos produtos
  • Estratégia dependentes -  Estratégias adotadas por empresas que não tem autonomia para lançar seus próprios produtos, Podem depender de uma matriz ou de um grande cliente para introduzir inovações e Normalmente trabalham apenas por encomendas ou em outro regime de dependência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com