TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE UNIFICADA DE ENSINO SUPERIOR E CULTURA FACULDADE ECONOMIA E FINANÇAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  9/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  8.131 Palavras (33 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 33

PLANO DE NEGÓCIO - RESTAURANTE GOURMET & CIA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura, Faculdade de Economia e Finanças do Estado do Rio de Janeiro, Curso de Administração como requisito parcial para a obtenção do Título de Bacharel em Administração

Orientadores: Profª Andrea Quintella Bezerra

Profª Laurinete Tavares Marinho

RIO DE JANEIRO NOVEMBRO / 2011

Aos familiares, Que tiveram paciência e compreensão com nossas ausências durante esses quatro anos de dedicação à nossa formação. Em especial nesses seis últimos meses que foram cruciais para o projeto final de conclusão de curso, pois foram diversos finais de semanas, feriados e varias noites na faculdade até tarde para realização desse projeto.

Este plano de negócio tem por finalidade demonstrar os conhecimentos adquiridos ao logo do curso, que com base nos dados apresentados, mostra que o projeto

―Restaurante Gourmet & Cia‖ é viável, sendo que cada ciclo deverá ser reavaliado para atualização dos parâmetros e verificação de que sua viabilidade continua sendo válida.

O Restaurante Gourmet & Cia tem a proposta de estruturar um novo conceito de serviço de alimentação através da otimização do tempo. Sua localização foi estrategicamente escolhida, considerando a futura revitalização da zona portuária e com vista às empresas que ali se instalarão

Palavras-chave: Restaurante; Alimentação; Otimização do Tempo.

1. INTRODUÇÃO

Quando foi determinado pela Faculdade SUESC que o nosso Trabalho de Conclusão de Curso seria um plano de negócios, o resultado não poderia ser outro que não uma ―tempestade‖ de ideias (brainstorm) e nenhum consenso. A decisão sobre qual o segmento de mercado iríamos explorar partiu de uma necessidade de alguns membros do nosso grupo.

Quando quatro dos integrantes almoçavam juntos em um restaurante localizado no centro da cidade, mesmo sendo no sistema self-service, o tempo de atendimento foi extremamente demorado, o que atrasou o retorno deles ao trabalho. Durante o almoço, os amigos discutiram soluções que acreditavam ser eficientes para resolver o problema que os afligia naquele momento. Foi nesse instante que decidiram pelo segmento que poderiam explorar, sugestão que foi prontamente aceita pelos demais integrantes do grupo, até mesmo por ter entre eles um integrante que possuía expertise no ramo de restaurantes.

Com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Administração, decidiu- se montar um restaurante com o objetivo de atender não só a demanda do local escolhido, que tem deficiência em estabelecimentos de boa qualidade, como também otimizar o atendimento aos clientes reduzindo o tempo de espera.

A partir da escolha, o grupo iniciou o trabalho com pesquisas (via internet, jornais, revista, livros e etc...) chegando-se à conclusão de que o ramo de alimentação seria viável pelo fato de que o local escolhido terá os futuros investimentos que serão realizados pelos os órgãos governamentais e a iniciativa privada e o público alvo que se espera atingir. Com base nas informações obtidas traçamos um planejamento que será demostrado nesse Plano de Negócio.

Nasce o projeto Restaurante Gourmet & Cia.

2. SUMÁRIO EXECUTIVO

O segmento de mercado escolhido foi o ramo alimentício direcionado para um restaurante self-service, cuja razão social é ―Restaurante Gourmet & Cia Ltda-ME‖ com seu nome fantasia ―Gourmet & Cia‖ e será instalado no bairro da Saúde devido ao grande número de empresas que estão instaladas no local, como instituições financeiras, hospital, serviços públicos, entre outras empresas de iniciativa privada, além de seu potencial de crescimento em virtude da revitalização da zona portuária.

Fundamentado no resultado de pesquisa anexa (ANEXO 4), realizada no bairro em questão e adjacências, ficaram evidenciados alguns pontos, tais como:

1. A maior carência do bairro é um local onde se possa fazer uma boa refeição visto que oferece apenas uma opção de restaurante e dois bares que vendem refeições;

2. Os restaurante que funcionam na localidade não oferecem um cardápio variado;

3. Insatisfação com a qualidade do atendimento;

4. O tempo gasto entre o deslocamento do local de trabalho e o retorno após a refeição não é compatível com o tempo de almoço de 28% dos entrevistados;

5. É unânime que os entrevistados desejam uma nova opção;

De posse dessas informações e com o intuito de melhor atender aos futuros clientes, a estrutura para atendimento e funcionamento será composta por 10 funcionários, sendo:

(1) Cozinheiro

(2) Ajudante de cozinha

(1) Saladeiro

(1) Copeiro

(4) Garçon/Garçonete

(1) Auxiliar de Serviços Gerais

Para melhor visão sobre o segmento de mercado alimentício alguns dados estatísticos:

 2 milhões de estabelecimentos é o número estimado entre restaurantes e lanchonetes fast food no Brasil.

 O setor gera cerca de 8% dos empregos diretos no Brasil, o que equivale a 6 milhões de vagas.

 O setor de bares e restaurantes representa 2,4% do PIB (Produto Interno Bruto).

2.1 NOSSOS SERVIÇOS / PRODUTOS

Conforme dito acima a empresa atuará no setor alimentício, mais precisamente restaurante self-service sendo o principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.9 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com