TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONTABILIDADE

Por:   •  7/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

1-O que é Margem de contribuição e qual sua importância nos negócios?

R: A margem de contribuição é um indicador que mostra quanto dinheiro sobrou da receita de vendas de um produto, levando em conta o pagamento de custos fixos e despesas/custos variáveis. A Margem de Contribuição determina se a receita das vendas é suficiente para pagar custos e despesas e ainda proporcionar o devido lucro à empresa. A  Margem de Contribuição é muito importante, pois  faz parte das estratégias centrais da contabilidade de custos, que busca a maximização dos lucros. Embora o mercado tenha um peso decisivo na fixação de preços, a margem de contribuição é essencial para a boa gestão de custos e precificação inteligente. Sem esse indicador, a empresa fica dependente das pressões da concorrência para definir seus preços, além de não conseguir enxergar o peso do custeio variável na formação do lucro.

Para que  a informação contábil-financeira tenha utilidade, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade a transação que foi registrada. Então temos como características qualitativas fundamentais a Relevância e a Representação Fidedigna.

RELEVÂNCIA

A informação contábil-financeira terá relevância quando fizer diferença nas tomadas de decisões dos usuários das informações contábeis. Para isso deve ter valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. Ela poderá ter valor preditivo quando puder ser usada como um dado de entrada em processos utilizados pelos usuários, para prever resultados futuros da entidade que atribui a informação. Tendo o valor preditivo essa informação não precisa ser uma predição ou projeção, mas tem que permitir que os usuários tenham liberdade de fazer suas próprias predições. Por outro lado a informação contábil-financeira terá valor confirmatório se confirmam ou alteram avaliações anteriores. Temos a informação material, que será quando a sua omissão ou a sua divulgação se formas distorcida influenciar nas tomadas de decisões dos usuários das informações. A materialidade é considerada um aspecto de relevância específico da entidade e por isso não pode classificar um limite quantitativo  uniforme para ela ou predefinir o que pode ser material numa situação específica.

REPRESENTAÇÃO  FIDEDIGNA

Para que haja utilidades nas informações existentes nos relatórios contábil-financeiro, além de serem relevantes elas precisam representar com fidedignidade as transações da entidade que atribui a informação. Para ser uma informação fidedigna ela tem que ter três atributos, ser: completa, neutra e livre de erro. A informação será completa quando trouxer todas informações necessárias para que o usuário entenda os fenômenos que estão sendo apresentados, inclusive  todas as descrições e explicações necessárias. A informação será neutra quando for desprovida de qualquer viés que possa distorcer a tomada de decisão por parte do usuário da informação. Uma representação fidedigna não significa que a informação seja perfeita, exata em todos os aspectos ,mas deve ser produzida a partir de um processo livre de erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com