TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO SOBRE PERFORMANCE E INOVAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO - WPI

Por:   •  27/5/2016  •  Monografia  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MESTRADO PROFISSIONAL EM CONTROLADORIA EMPRESARIAL

MARCOS PUCCI

PROJETO DE PESQUISA

PERFORMANCE  ADMINISTRATIVA

&

CONTABILIDADE GERENCIAL DOS RECURSOS HUMANOS

(UM ESTUDO SOBRE PERFORMANCE E INOVAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO - WPI)

SÃO PAULO - SP

DEZEMBRO / 2010


MARCOS PUCCI

PERFORMANCE  ADMINISTRATIVA

&

CONTABILIDADE GERENCIAL DOS RECURSOS HUMANOS

(UM ESTUDO SOBRE PERFORMANCE E INOVAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO - WPI)

Projeto de pesquisa apresentado ao Centro de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como requisito do curso de Mestrado Profissional em Controladoria Empresarial.

SÃO PAULO - SP

DEZEMBRO / 2010


Sumário 

1- Introdução do Projeto de Pesquisa

1.1 - Contextualização do Tema (Situação Problema)

1.2 - Questão de Pesquisa

1.3 - Hipótese de Pesquisa

1.4 - Objetivo Geral

1.4.1- Objetivos Específicos

1.5- Justificativas

         1-6 Contribuições

2- Referencial Teórico

        2.1- Teoria XY

        2.2- Malmi e Brown

        2.3- Tomada de decisão coletiva

3- Procedimentos Metodológicos

3.1- Tipologia da Pesquisa

3.2- População e Amostra

3.3- Procedimento de coleta de dados: instrumento e técnica

3.4- Procedimento de tratamento de dados

4- Referências Bibliográfica e Bibliografia

        4.1- Referência Bibliográfica

        4.2- Bibliografia


1- Introdução

1.1 - Contextualização do Tema (Situação Problema)

Um dos desafios das empresas contemporâneas é valorizar e potencializar o recurso humano, pois é um dos recursos mais importantes no atual mercado competitivo e que fazem grande diferença para o sucesso das empresas (Youndt & Snell; 2004).

Nesse sentido, várias iniciativas foram desenvolvidas, visando identificar maneiras de se maximizar a performance dos colaboradores. Um dos estudos relativos ao comportamento humano nas organizações, que pode ajudar nesta melhoria de performance é o de Douglas McGregor. Em 1960, Douglas McGregor, publicou um livro intitulado “The human side of enterprise”. Este livro baseia-se na teoria XY, que define indivíduos de duas maneiras: A teoria X defende a idéia que os indivíduos são incapazes de se auto-gerenciar, são desmotivados e não podem contribuir significativamente com a empresa. A teoria Y defende o oposto da X, ou seja, defende que os indivíduos são proativos, responsáveis e etc. (Douglas McGregor).

Recentemente empresas multinacionais de São Paulo, têm demonstrado interesse em inovar neste aspecto humano das organizações, uma vez que suas respectivas plataformas tecnológicas se encontram bem atualizadas com relação ao contexto mundial. Neste sentido de inovação, destaca-se a política de gestão denominada WPI (Workplace Innovation). Trata-se da importação (Modelo Europeu) de uma política de gerenciamento voltada para o resultado. Baseada em confiança e responsabilidade, estimula a flexibilidade do local e da forma de trabalhar dos colaboradores. Oferece home-office, ambiente compartilhado, dinâmico, confortável e de alta tecnologia em comunicação.

Em função da atual necessidade das empresas, valorizar o capital humano, e de referenciais teóricos como o citado acima, de McGregor, este trabalho explorar a política WPI com o intuito de se aprimorar sua aplicação a realidade local, respeitando as limitações e culturas do Estado de São Paulo.

Além do mais, o estudo pretende demonstrar o efeito desta política no sentido de reduzir a assimetria da informação contábil. Uma vez que a rotatividade no ambiente físico dos colaboradores sugere um caráter dinâmico e de forte integração do ponto de vista social, pressupõem-se que o WPI pode interferir no conflito de interesses, inerentes a Teoria da Agência, quando no processo de tomada de decisão.

Outro aspecto que eventualmente pode-se tornar uma hipótese de pesquisa no decorrer do estudo é que, o aumento de benefícios sociais oriundos da política WPI, que repercutem numa melhor qualidade de vida para os colaboradores, pode ser visto como uma política compensatória e, por conseguinte, melhorar a performance dos colaboradores em alguns casos como constatado no estudo “The impact of reliance on incentive-based compensation schemes, information asymmetry and organisational commitment on managerial performance”, realizado por Vincent K. Chong e Ian R.C. Eggleton em 2007.

Em suma, este estudo estará focado ou delimitado no âmbito da inovação na área de contabilidade gerencial de empresas multinacionais do Estado de São Paulo. Visa contribuir com a adaptação da política WPI à cultura local, com a finalidade de propor medidas que proporcionarem a estas empresas, uma melhor performance administrativa.

1.2 - Questão de Pesquisa

Como obter os melhores resultados de performance, em multinacionais do Estado de São Paulo, considerando a aplicação da importada política de gestão denominada WPI (Workplace Innovation)?

1.3 - Hipóteses de Pesquisa

Ainda não elaborada devido ao estágio incipiente em que o projeto se encontra.

1.4 - Objetivos Gerais

À luz das teorias que suportam a contabilidade gerencial, refinar a adequação cultural da política WPI em empresas do Estado de São Paulo, visando obter melhores resultados de performance.

1.4.1- Primeiro Objetivo Específico

Aprimorar a aplicação do WPI na redução da assimetria da informação contábil.

1.4.2- Segundo Objetivo Específico

Avaliar resultados de performance do WPI para as distintas categorias de colaboradores de acordo com a Teoria X/Y.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (301.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com