TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO E A LIDERANÇA: O PAPEL DO GESTOR NA BUSCA PELA QUALIDADE NO TRABALHO

Por:   •  25/11/2020  •  Monografia  •  5.701 Palavras (23 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 23

A MOTIVAÇÃO E A LIDERANÇA: O PAPEL DO GESTOR NA BUSCA PELA QUALIDADE NO TRABALHO

Nathan Santos Rodrigues¹,

Samuel Alves Aires¹,

Thays Da Silva Dias¹,

Waleria Rodrigues Romualdo¹.

Professor orientador: Israel Rocha Dias².

RESUMO

A Pesquisa tem como temática “A Motivação e Liderança - O Papel do Gestor na busca pela qualidade no trabalho”. A Metodologia utilizada nesta pesquisa foi a Revisão Bibliográfica, onde, foram consultadas Dissertações, como também artigos Científicos selecionados através de busca em sites que tratam sobre o tema e, também pesquisados em Revistas e, Periódicos. O Objetivo Geral foi demonstrar sobre a liderança e motivação: O papel do Gestor na busca pela qualidade do trabalho realizado. Onde, Empresas deverão dar uma grande importância para a liderança, pois, esta liderança for trabalhada de forma correta gerará uma boa expectativa de bom andamento no trabalho dentro de uma Organização. em relação à busca pela qualidade no trabalho o Gestor deverá manter a Equipe de trabalho produtiva e bem motivada na busca da qualidade e, na obtenção de objetivos propostos ao trabalho que será realizado. Já os objetivos específicos, tivemos: a) é o de demonstrar como o Gestor é a peça primordial para o bom andamento da Empresa b) identificar quais são as orientações que esse Gestor deverá passar para seus liderados c) como também investigar como esse Gestor irá direcionar seus liderados para que estes exerçam suas funções de maneira eficaz, para atender aos clientes da Empresa da melhor forma possível. Portanto, abordamos nesta pesquisa que à liderança e motivação tem se tornado um dos fatores principais no ambiente de trabalho, sendo de grande importância para a autorrealização e para o desenvolvimento profissional, bem como pessoal dos trabalhadores no âmbito da Empresa.

Palavras-Chaves: Liderança. Motivação.  Papel do Gestor. Qualidade no trabalho.

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho de Pesquisa abordou sobre a Motivação e a Liderança: O Papel do Gestor na busca pela Qualidade no Trabalho.

A Metodologia utilizada nesta pesquisa foi a Revisão Bibliográfica, onde, foram consultadas Dissertações, como também artigos Científicos selecionados através de busca em sites que tratam sobre o tema e, também pesquisados em revistas, sites, livros e Periódicos.

A escolha do tema se deu pela importância em se abordar a respeito da liderança e da motivação, como também pelo papel que um Gestor de uma empresa exerce na busca pela qualidade do trabalho que será realizado por ele e por seus liderados.

No que diz respeito ao problema: como deverá se posicionar um Gestor diante de seus liderados para que haja uma gestão de qualidade na empresa a qual faz parte?

O Objetivo Geral desta pesquisa bibliográfica foi demonstrar sobre a liderança e motivação do gestor na busca pela qualidade do trabalho realizado.

Já os objetivos específicos são: a) demonstrar como o Gestor é a peça primordial para o bom andamento da Empresa b) Identificar quais são as orientações que esse Gestor deverá passar para seus liderados e c) investigar como o gestor irá direcionar seus liderados para que estes exerçam suas funções de maneira eficaz e, satisfatória para atender aos clientes da Empresa.

Portanto, observou-se que é primordial que os Gestores de uma Empresa realizem uma auto-avaliação para que possam entender que liderança não se constitui apenas da busca constante por resultados positivos, como também por uma produtividade perfeita, mas, que o crescimento e, o aperfeiçoamento de sua Equipe de trabalho é muito importante para o sucesso da Empresa.

Por fim, como uma grande importância desse trabalho em tela, é a de que foi observado que um bom desempenho da liderança junto aos seus liderados tem sido fundamental para o sucesso e, para o crescimento da Empresa que está sob sua responsabilidade, proporcionando dessa forma, um ambiente produtivo e, saudável, com base no respeito e, no comprometimento na busca da qualidade do trabalho realizado.


2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A MOTIVAÇÃO

2.1.1 A Motivação na Gestão de Pessoas

A Motivação se trata de um processo que é responsável pela persistência dos esforços de uma pessoa para que esta possa alcançar uma determinada meta, ou, um resultado. Quando os indivíduos se encontram motivados estes se mantêm firmes na realização da tarefa até que consigam concluir com sucesso o que lhes foi determinado para executar (ROBBINS, 2005).

O conceito da palavra “motivação” tem a sua origem na Psicologia, sendo este conceito utilizado por vários doutrinadores em diferentes contextos, assumindo uma variedade de significados (TODOROV; MOREIRA, 2005).

A Motivação está firmada na persistência de uma pessoa em alcançar seu objetivo em determinada situação que se encontra, ou seja, alcançar a meta a que se propõe, quando almeja chegar a um denominador comum em sua trajetória.

Pode-se dizer também que é uma força, sendo diferente em cada indivíduo, pois, cada um possui suas opiniões pessoais, como também seus gostos e vontades e, dessa forma, possui em seu interior formas motivacionais distintas.

E, a Motivação vem do interior de cada indivíduo, sendo fundamental em sua existência e, esta motivação não pode ser transferida para outra pessoa, pois, sendo de ordem pessoal não se há que se falar em transferência.

Em relação ao ambiente de trabalho dentro de uma Empresa e, a busca pela qualidade do trabalho realizado, a “motivação” é de grande valia, pois, esta é um verdadeiro auxílio a um trabalhador na realização de tarefas e, também para que este empreenda ações que vão ser muito importantes para o trabalho que será efetuado dentro desta Empresa (LIRA, 2015).

E, hodiernamente um dos grandes desafios em se motivar pessoas no ambiente de trabalho se trata da sintonia, ou seja, conciliar as necessidades e, os desejos dos trabalhadores de uma Empresa, com as expectativas da Organização onde exercem suas atividades laborais.

Não é tarefa muito fácil se estimular pessoas dentro de uma Empresa provocando-lhes a motivação, pois, cada pessoa tem valores diferentes, como também possuem necessidades diferentes.

Muitas vezes, essas pessoas por já terem passado por experiências diferentes ficam fragilizadas e, dessa maneira, torna o gerenciamento dessa diversidade um grande desafio para o Gestor em busca da qualidade do trabalho realizado (MAXIMIANO, 2007).

A Motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou seja, dá origem a um comportamento específico onde à pessoa é estimulada a fazer alguma coisa, ou, praticar alguma ação que venha a auxiliar em suas atividades cotidianas (CHIAVENATO, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (193.3 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com