TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa

Por:   •  7/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                                                                                         [pic 2]

Setor de Ciências Sociais Aplicadas - SECISA
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

        

Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa

Aluno: Érika Lemos Shaw                                              RA: 210269392

Tutora: Elisabeth Mendes Belo

Polo: Rio Branco do Sul

Atividade 1 - Unidade 1

Atividade 1: Após a leitura do material obrigatório e complementar da Unidade 1, acesse o e-book Possibilidades Metodológicas para abordagem do esporte nas Ciências Sociais, que também está disponível na aba “Material Didático” da disciplina.

  • Em um editor de texto, crie um documento (nos formatos: *.rtf, *.doc ou *.docx);
  • Em seguida escolha 1 “um” dos textos apresentados pelos autores e elabore um documento de texto (Word) aplicando (1) uma das técnicas de leitura a seguir: esquematizar ou resumir.

No primeiro texto, “Do contexto ao texto: as possibilidades metodológicas para pensar a proximidade entre literatura e esporte”, os autores Natasha Santos Lise e André Mendes Capraro, expõem um estudo a partir de fontes literárias, vinculado à prática de esportes, trazendo reflexões sobre o movimento humano. Antes de tratar os traços da fonte literária, verifica-se a construção discursiva do tema, com base na língua e no estilo, onde as “narrativas de estilo” são produzidas, pensando com a ideia de um jogo de futebol.

Essas “narrativas de estilo”, são autônomas e representam uma reprodução dos acontecimentos, que resultam em um padrão sobre estilos de jogo, estilos de clube ou até estilos de torcedores.  Levando em conta que as interpretações estão submetidas a elementos culturais, o futebol é traduzido por seu observador. Sendo assim os conteúdos são modificados de acordo com a língua e estilo, pois estas comunicam identidades e as constroem. A explicação do que se vê em campo fundamenta a construção da identidade de uma tradução discursiva do futebol.

No texto é dado ênfase a biografias e autobiografias da tradução discursiva do futebol, porem pode se estender a outros esportes. Essas narrativas, pela proximidade ao contexto, se localizam na linha tênue entre ficção e realidade. Dessa forma se aproximam das Ciências Sociais, e podem se destacar três gêneros:

  • o romance histórico - narrativa fictícia amarrada à realidade histórico-social;
  • o ensaio de cunho sociológico - tese sociocultural, que não se vincula à ficção, porém bastante próxima à estética da literatura; e
  • a crônica - narrativas diárias do jornal, caráter fronteiriço e apresenta situações do cotidiano de forma estética e ficcional.

No que diz respeito à literatura e sua ligação com a História, os autores contestam e defendem vertentes diferentes:

  • A primeira protege a literatura como uma “evidência histórica”, que deve ser baseada em dois modos: as condições de produção e a negação da transcendência da obra.
  • A segunda, que tem como seguidores, principalmente críticos literários, desconsidera o contexto e seu exterior da literatura e demais produções artísticas, dessa forma analisa sob parâmetros estéticos.

 A posição e o papel que o autor ocupa na sociedade interfere na sua obra literária, e, da mesma forma, o receptor da obra sofre as influências sociais do autor.  A história direciona a visão de mundo do escritor, onde não deve se focar apenas em questões estéticas, mas entender os aspectos históricos e contextuais da obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (58.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com