TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO SOBRE UM CONFLITO NO RESTAURANTE BOM SABOR

Por:   •  14/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MARIA EULINA SILVA REIS

ESTUDO DE CASO SOBRE UM CONFLITO NO RESTAURANTE BOM SABOR

Salvador

2018      

                                                                                       

MARIA EULINA SILVA REIS

ESTUDO DE CASO SOBRE UM CONFLITO NO RESTAURANTE BOM SABOR

Trabalho apresentado ao curso de Administração, da Instituição (Unijorge), como requisito parcial para aprovação na disciplina Estratégia da Negociação do V semestre.

Orientador (a): Profa. Aline Rosario

Salvador

2018


“O conflito é uma experiencia do cotidiano e ocorre quando há diferentes necessidades, vontades, objetivos e crenças dos indivíduos são postas em contato e confronto uns com os outros.” (SOUZA, 2015, p.19).

Assim percebe-se que se faz necessário as negociações, seja na vida pessoal, quando se precisa comprar ou vender algo, no ambiente de trabalho e em todas as áreas da vida. Como a negociação é uma solução de conflitos, principalmente nas organizações ouve a necessidade de conceituar e sistematizar todos os seus processos, visando administrar os conflitos com maior eficiência. Desse modo o estudo de caso a seguir propõe dois desfechos que exemplificam as abordagens Distributiva e Integrativa para comparar qual se constitui a melhor em termos de resolução de conflitos:

SITUAÇÃO PROBLEMA

Ao chegar à cozinha do restaurante Bom Sabor, João, o chef, presenciou duas das suas cozinheiras discutindo por causa de uma abóbora. Uma delas queria muito as sementes para preparar uma receita especial, enquanto a outra desejava fazer uma sopa com a polpa da hortaliça.

DESFECHO 1

Pressionado pela situação conflitante o chef poderia ter pensado somente no interesse do restaurante e colocado em relevo o prato de maior demanda, assim a cozinheira do prato demandado ficaria com toda a abóbora. Ou ainda poderia dividir a hortaliça ao meio e dar a metade para cada uma das cozinheiras.

Assim pode se notar na primeira sugestão que só a cozinheira da receita maior demandada sairia ganhando. Para que uma ganhasse a outra teve que perder. Já na segunda sugestão todos perderiam, pois cortando a abobora ao meio uma cozinheira perderia metade da poupa e a outra perderia metade das sementes. Nesse caso, como uma das partes envolvida, o restaurante também perderia pois teria a quantidade dos dois pratos reduzidas por conta do desperdício da hortaliça.

A partir do exposto pode se observar um exemplo de negociação Distributiva, a qual negociar envolve a distribuição de resultados, onde o ganho de uma parte implica na perda da outra.

DESFECHO 2

A solução seria o chef satisfazer o interesse de cada uma das cozinheiras, sendo que uma ficaria com toda a poupa para preparar a sopa e a outra com toda a semente para preparar sua receita especial.

Nesse caso não haveria desperdício da hortaliça, as duas cozinheiras teriam seus interesses satisfeitos, o restaurante (stakeholders) também ganharia, pois a abóbora fora totalmente aproveitada e pode ofertar dois pratos diferentes e em maior quantidade, para seus clientes (stakeholders), que também saíram ganhando. Assim esse caso se configura uma negociação Integrativa, pois foi ampliado valor e todos ganharam. Essa abordagem ocorre quando todas as tentam tirar algo a mais da negociação. Assim haverá o suficiente para que todos tenha o que desejam, ou seja, nessa relação de ganha/ganha só é possível quando se amplia o valor do que está sendo negociado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com