TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conforto Ambiental/Infraestrutura nos Bairros de São José do Rio Preto

Por:   •  28/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Solo Sagrado

Analisando o bairro Solo Sagrado localizado na cidade de São José do Rio Preto, dentre a Av. São José do Rio Preto e a Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, observa-se que a maioria das ocupações dos terrenos é irregulares, a partir da LEI N° 5123 de Zoneamento e Ocupação do Solo de São José do Rio Preto.

Este bairro por ser um bairro de classe baixa e as residências por não atenderem as normas exigidas acaba não recebendo uma boa ventilação e iluminação por falta de espaço, ou seja, os lugares que deveriam estar livres no terreno para circulação de ar, há construção, sendo necessários para a diminuição do calor e boa saúde das pessoas que ali residem. As soluções para este problema, levando em consideração que aqueles ocupantes não irão demolir o que está irregular, são as implantações de janelas, sejam elas nas laterais ou saídas zenitais. Uma opção de saídas zenitais, está a clara boia, com o maior custo benefício e eficaz. Essa técnica consiste, basicamente, em uma abertura no alto das edificações permitindo a passagem de luz – mas necessariamente implica que a passagem seja fechada. Materiais como vidro ou domo de plástico semitransparente são os mais usados para cobrir o vão. Outra opção incluindo a ventilação consiste na abertura de um duto no teto das casas, porém a mão de obra para essa implantação se torna maior do que a clara boia.

Jardim Tarraf II

As residências do bairro Jardim Tarraf II localizado em São José do Rio Preto, atendem ao nível máximo (60%) de ocupação dos terrenos exigidos pela Lei de Zoneamento e Ocupação do Solo de São José do Rio Preto.

Este bairro, sendo de classe médio-alta e terrenos maiores, a maioria das suas construções acatam as normas, elas apresentam uma boa circulação de ar e absorção de iluminação, assim não trazendo danos para a saúde daqueles habitantes.

Por: Milena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com