TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos Urbanísticos

Por:   •  4/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

NR 23 – PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

Fabyolla Moura Casimiro de Queiroga

Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo – UNAMA – Belém/Pa.

RESUMO

O trabalho apresenta uma análise sucinta da Norma Regulamentadora N°23 acerca das medidas necessárias à proteção de incêndios nos locais de trabalho incluindo os equipamentos e treinamentos indispensáveis ao processo preventivo.

Palavras-chave: Normas. Incêndio. Treinamento.  

ABSTRACT

The paper presents a brief analysis of the Regulatory Standard No. 23 on the measures necessary for fire protection in the workplace including equipment and training necessary to preventive process.

Keywords: Standards. Fire. Training.

INTRODUÇÃO

        A proteção contra incêndios nas edificações vai além das ações de combate uma vez que mais importante é a sua prevenção.

        A NR 23 apresenta um conjunto de condutas e estabelece os critérios, equipamentos e treinamentos básicos para se realizar a prevenção e ações de medidas de combate.

FUNDAMENTAÇÃO

        As disposições gerais estabelecidas na norma em discussão determinam os padrões de segurança nos quais as empresas devem estar adequadas, dentre os quais a proteção contra incêndios; as saídas de emergências suficientes para cada tipo de edificação; os equipamentos necessários de combate ao fogo no seu início; e o treinamento dos usuários do edifício para a utilização dos equipamentos e evacuação correta do local do sinistro.

        Apesar de conter as informações necessárias e pertinentes às saídas, portas, escadas, ascensores, portas corta-fogo, combate ao fogo, exercícios de alerta, classes de fogo, extinção por meio de água, extintores, inspeção, quantidade, localização e sinalização dos extintores e sistemas de alarme, alguns documentos complementares, como as normas editadas pela ABNT são de muito valor visto que possuem maior nível de detalhamento das informações. Algumas devem ser observadas com afinco como as que versam sobre: Saídas de emergência (NBR 9077); Execução de sistemas de alarme (NBR 9441); Portas corta-fogo (NBR 11742); Extintores de incêndio (NBR 12693); e Sinalização de segurança (NBR 13435).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

        A realização das adequações aos requisitos estabelecidos na NR23 garante ao usuário segurança quanto à manutenção da sua integridade física e são imprescindíveis à manutenção do patrimônio público e/ou privado no qual estão sendo inseridas. As normas são elementos determinantes de parâmetros e que devem ser seguidas com rigor, respeitando todos os procedimentos sugeridos na ocorrência do sinistro e na sua prevenção. Somente assim, as situações de emergência podem ser previstas, tratadas e/ou eliminadas do ambiente urbano e de trabalho do usuário.[pic 3]

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABNT NBR 9077 – Saída de emergência em edifícios.

ABNT NBR 9441 – Execução de sistemas de detecção e alarme de incêndio.

ABNT NBR 11742 – Porta corta-fogo para saídas de emergência.

ABNT NBR 12693 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio.

ABNT NBR 13435 – Sinalização de Segurança contra incêndio e pânico.

NR 23 – Proteção contra incêndios. http://www.pncq.org.br/uploads/2012/09/NR-23.pdf Acesso em: 28/04/201

[pic 4][pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (184.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com