TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM TÍTULO MAIS DESCRITIVO

Por:   •  26/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.415 Palavras (34 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 34

IDENTIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E MATERIAS DO LABORATÓRIO


1 INTRODUÇÃO

Laboratório é uma sala ou espaço físico normalmente equipado com diversos instrumentos de medição onde se realizam experiências, cálculos, análises químicas ou biológicas e medições físicas (OLIVEIRA, 1990). Segundo UNICAMP, o trabalho desenvolvido num laboratório químico envolve o manuseamento de materiais, que pelas suas características, podem vir a constituir um risco para os que aí laboram. Daí que o conhecimento, por parte do operador, tanto das condições de segurança do trabalho laboratorial como das características do laboratório se revela fundamental para uma prática eficiente e segura.

Segundo a UNIFOR no laboratório de nutrição experimental os alunos têm a oportunidade de realizar ensaios biológicos com animais, utilizando, principalmente, alimentos. Os estudos desenvolvidos neste laboratório possuem como objetivos: compreender o mecanismo básico pelo qual nutrientes específicos alteram a enfermidade, estabelecer a possibilidade da relação dieta-saúde e desenvolver o espírito investigativo do aluno, capacitando-o para a produção de conhecimento científico, na área da nutrição experimental.

O presente trabalho tem como objetivo conhecer estruturalmente o Laboratório de Nutrição Experimental - LANEX do curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí - UFPI e os equipamentos que faz parte deste.

2 METODOLOGIA

Primeiramente a docente passou as orientações acerca da importância do Laboratório de Nutrição Experimental – LANEX para realização de trabalhos, bem como as regras que precisam ser mantidas para a execução das pesquisas no laboratório, como: o uso de jaleco, de sapato fechado, de touca, de máscara e luvas. Posteriormente apresentou-se os equipamentos, enfatizando-se as suas respectivas funções.

3 RESULTADOS

As imagens abaixo correspondem aos aparelhos e materiais, utilizados no Laboratório de Nutrição Experimental – LANEX, no campus Ministro Petrônio Portela - UFPI, do curso Nutrição. Teresina-PI, 05 de abril de 2013.

                   1.BALANÇA                                  2. BANHOS DE ÁCIDO NÍTRICO[pic 1]

[pic 2]

              3. CENTRÍFUGA                                               4. CAPELA

                                               [pic 3][pic 4]

                  5.DEIONIZADOR                                       6. ESPECTROFOTÔMETRO                    

[pic 5][pic 6]

           7. FREEZER (- 20ºC)                                              8. FREEZER (- 80ºC)[pic 7]

[pic 8]

                9. GELADEIRA                                  10. VIDRARIAS EM GERAL

[pic 9][pic 10]

                                                       11. ESTUFA

[pic 11]

4 DISCUSSÃO

Durante a prática pode-se observar todos os equipamentos e materiais presentes no LANEX e suas respectivas funções. A balança (imagem 1) é utilizada para a medida de massa de sólidos e líquidos não voláteis com grande precisão isso faz que se tenha o equilíbrio de amostras para levar à centrífuga; não tendo necessidade de ser semi-analítica para desempenhar essa função.

Os banhos de ácidos nítrico (imagem 2) consistem em recipientes de plástico no qual os materiais utilizados no laboratório são colocados para serem desmineralizados, por um período mínimo de 12 horas, em uma solução composta de água deionizada e ácido nítrico a 30%. Essa desmineralização á uma remoção total dos íons presentes nos recipientes utilizados nas análises, estes podem interferir na resposta das análises, ou seja, é de grande importância para a construção de resultados fidedignos.

A centrífuga (imagem 3) em um total de quatro, são do tipo refrigeradas. Segundo o SPLABOR é um equipamento utilizado para separação de amostras. Consiste em um aparelho onde se colocam tubos de ensaio com o material a ser examinado. Ao ser ligada, a centrífuga faz girar os tubos de ensaio, separando a parte sólida da parte líquida do material contido nos tubos. São adaptadas para diferentes tamanhos de rotores, de acordo com a aplicação e velocidade desejadas. A centrífuga refrigerada é mais utilizada em pesquisas clínicas, engenharia genética, microbiologia, hospitais, bancos de sangue ou onde necessite manter a temperatura controlada. Este tipo de centrífuga permite uma refrigeração entre -9°C e 40°C.

A capela (imagem 4) é onde produtos químicos tóxicos e perigosos podem ser manipulados sem risco. Isto reduz, e geralmente, elimina o risco de inalação dos gases tóxicos produzidos pela reação dos produtos químicos. É constituída de um compartimento envidraçado, fechado, composto por um exaustor, com a função de proteger o laboratório de gases tóxicos em determinadas reações químicas. O deionizador (imagem 5) é um equipamento utilizado em laboratório para retirar cátions, ânions, cloro, amônia, metais pesados, nitratos e outros componentes químicos nocivos da água. São muito utilizados para abastecer autoclaves, em caldeiras e também utilizadas membranas de alta capacidade a fim de que a água seja purificada rapidamente.

O espectrofotômetro (imagem 6) é um equipamento de laboratório mais utilizado nas investigações biológicas e físico-químicas. Ele compara a radiação transmitida ou absorvida por uma determinada solução. Estas soluções apresentam uma quantidade desconhecida de soluto e uma quantidade conhecida da mesma substância.

O LANEX dispõe de dois freezers; o primeiro, mantido sob temperatura de -20ºC (imagem 7) é utilizado para acondicionar material biológico, como, plasma, eritrócito e urina, para determinação de minerais. Sob esta temperatura os matérias podem durar anos. O freezer (imagem 8), mantido a -80ºC, é utilizado para acondicionar outras amostras ou substâncias. Não é utilizado para o acondicionamento de amostras para análise de minerais, pois o freezer a -20ºC já é suficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.9 Kb)   pdf (458.7 Kb)   docx (303 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com