TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DE VANTS PARA AUXÍLIO DE FISCALIZAÇÃO E MONITORAMENTO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU PR

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.136 Palavras (9 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

MATHEUS COSTA DE AVILA

Uso de vants para auxílio de fiscalização e monitoramento de áreas de preservação permanente na cidade de Foz do Iguaçu PR  

Foz Do Iguaçu ,
2015


SUMÁRIO

1.        Introdução        

2.        Objetivo        

3.        Método        

4.        Cronograma        

5.        Referências        


  1. INTRODUÇÃO

As naves não tripuladas começou a ser utilizadas para diversas atribuições, inicialmente a necessidade dos militares para execução de missões que ofereciam risco a vida dos seus soldados era utilizado veículos aéreos não tripulado VANTs.

Com o avanço do setores de tecnologia, processamento de dados e miniaturização de componentes eletrônicos ocorrido nas últimas décadas, diversas aplicações militares de veículos aéreos não tripulado VANTs foram desenvolvidos ao redor do mundo, havendo um constante crescimento em projetos desses VANTs. (ARMADA, 2004)

Atualmente os usos científicos e civis dos veículos aéreos não tripulado tem sido desenvolvido, nos quais os VANTs estão levando uma vantagem técnica e econômica em diferentes campos de atuação. Na maioria dessas pesquisas os VANTs tem sido uma plataforma para embarcar sensores e equipamentos de fotografia e filmagem para obtenção de dados da superfície terrestre. Embora há um número grande de projetos de VANTs elaborado para aplicação civil, está, pode ser considerada recente e pouco aplicada no território brasileiro, deste modo há uma carência de estudos referente aos VANTs para a aplicação dessa pesquisa vai submeter, que hoje em dia são denominados como DRONES  

A pesquisa pretende usar veículos aéreo não tripulado VANTs, veículos aéreos controlados por controle remoto e o uso de imagens fotográficas tiradas por esses veículos, para auxiliar na fiscalização e monitoramento de áreas de APP (áreas de preservação permanente) e se possivelmente se estender no auxílio de fiscalização para as demais áreas de gestão pública como fiscalização de obras irregulares, fiscalização sanitárias e até mesmo para o auxílio de vigilância para guarda municipal, por ser um equipamento muito flexível na questão de levantamento de dados.

Com a falta de mão de obra que hoje encontramos em todo órgão público o DRONE vai poderá suprir essa necessidade, fazendo levantamentos fotográficos e vídeos das áreas a ser fiscalizada com intuído de agilizar, monitorar e fiscalizar aonde, essa fiscalização só atua hoje por apenas denúncias, assim, o servidor público irá até o local para já autuar os infratores economizando e agilizando seu tempo e melhorando os serviços do mesmo.  

A pesquisa vai procurar levantar dados junto a prefeitura municipal de Foz do Iguaçu PR, onde vai ver a realidade dos setores que a pesquisa poderá abranger e aonde vai poder atuar. A proposta vai ser analisar e monitorar imagens tiradas pelo DRONE e por interpretação de imagens fotográficas e bibliografia complementar mostrar os dados levantados.

O DRONE hoje em dia já é utilizado no Brasil para monitoramento de lavouras agrícolas na agricultura de precisão e fiscalização de fronteiras, onde o uso do Drone pode ser utilizado para os objetivos desta.  

O uso de imagens para auxílio das fiscalizações deste trabalho vai ser inspirado por Flusser (2002) e Martins (2008) aonde a imagens enriquecem qualquer trabalho para um bom entendimento e maior credibilidade do estudo feito. Justifica-se a imagem fotográfica por ultrapassar a linguagem escrita em apenas texto, que o pesquisador vai ter para retratar a real realidade. Este trabalho o desenvolvimento da metodologia a ser aplicada vai ser inspirado no Candido (2013) onde a autora usou métodos de classificação supervisionada e não supervisionada em fotografias aéreas de alta resolução espacial, obtidas por veículo aéreo não tripulado (VANT). Foi feito representação em mapas temáticos de uso da terra, para posterior identificação e quantificação de classes de uso e ocupação da terra e evidências de áreas degradadas ou em processo de degradação na cabeceira do rio São Lourenço, Campo Verde-MT.

Para o alcance da proposta deste trabalho, que é dar suporte para os setores de gestão urbana na fiscalização dos seus serviços, será preciso fazer uma parceria entre os órgãos competentes como Secretaria ambiental, Setor de obras e guarda municipal que irá viabilizar a pesquisa e beneficiar os órgãos competentes e a comunidade.

O trabalho desenvolvido será dividido em 3 fases. A primeira será levantamento bibliográfico, analise de pesquisas e projetos que contribuirá para a familiarização do pesquisador com o objeto de pesquisa.

A segunda fase do trabalho será descritiva que irá buscar informações junto aos órgãos do desenvolvimento do trabalho. A terceira fase será levantamento in loco fazendo uma simulação do trabalho proposto com auxilio de um Drone e uma câmera fotográfica de alta resolução para realização dos trabalhos e posteriormente mostrar resultados e dados levantados do uso de Drones para o auxílio de serviço de fiscalização e monitoramento de áreas de APP e posteriormente aplica-las nas demais áreas de gestão urbana.

 

   

  1. OBJETIVO

A presente proposta tem como objetivo inicial gerar subsídios para a pesquisa que é verificar viabilização do uso de VANTs na cidade de Foz do Iguaçu para auxílio de fiscalização e monitoramento de áreas de preservação permanente APP, e possivelmente aplica-las na fiscalização de obras irregulares e podendo se estender para as demais áreas de gestão urbana da cidade, aonde devem ser identificados os benefícios que esta aplicação pode oferecer e por fim, concluir se atualmente ou no futuro essas aplicações podem servir adequadamente para auxiliar na fiscalização e monitoramento nós serviços de gestão urbana.  

  1. MÉTODO

Para garantir o objetivo dessa proposta de projeto que é avaliar o uso de VANTs para o auxílio de monitoramento e fiscalização de áreas de APP será necessário a identificação dos benefícios dessa tecnologia que possa trazer referência aos procedimentos técnicos usuais dos VANTs. Essas hipóteses de melhorias que essa tecnologia pode trazer para a pesquisa, será refinada, com base de informações levantadas em bibliografias, questionamentos e dificuldade envolvidas na aplicação dessa tecnologia.

Durantes a pesquisa vai ser identificados procedimentos que podem beneficiar a velocidade, a segurança, a qualidade e eficiência do uso de imagens tiradas por câmeras de alta resolução transportada pelos VANTs. A partir dessa identificação vai ser definidos os melhores parâmetros buscando as informações e catalogando e mapiando as mesmas, então aonde for levantado os dados será mapiado conforme mapas da cidade com anexos as imagens tiradas pelos VANTs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (222.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com