TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NA PROFISSÃO CONTÁBIL: CASO PETROBRAS

Por:   •  8/1/2020  •  Tese  •  4.420 Palavras (18 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

ÉTICA NA PROFISSÃO CONTÁBIL: CASO PETROBRAS

Giovana Romero da Silva, karen, Renata Aparecida Assis de Morais

e-mail: assis.morais@terra.com.br

CIÊNCIAS CONTÁBEIS CETEC EDUCACIONAL S.A.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP 2018

SUMÁRIO

RESUMO.....................................................................................................................

INTRODUÇÃO.............................................................................................................

HISTÓRIA DA PETROBRAS........................................................................................

OPERAÇÃO LAVA JATO............................................................................................

AUDITORIA INDEPENDENTE..................................................................................

CONTABILIDADE CRIATIVA..................................................................................

FRAUDES..........................................................................................................

PREVENÇÃO DE FRAUDES...................................................................................

A ÉTICA NA PROFISSÃO CONTÁBIL....................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................

RESUMO

Atualmente é cada vez mais comum vermos o desrespeito aos princípios éticos em nossa sociedade. Abordaremos nesse artigo o tema Ética, que apesar de ser bastante abordado em trabalhos acadêmicos, trata-se de um assunto em evidência devido aos diversos escândalos envolvendo os líderes de governo e empresas, em esquemas de fraudes e lavagem de dinheiro na empresa Petrobrás. Cada vez se faz mais notória a importância da ética na contabilidade. No desenvolvimento desse estudo falaremos sobre a conduta profissional dos gestores e profissionais envolvidos no escândalo da “Lava Jato”. Assim como atos aéticos como fraudes, superfaturamentos e falsificação de demonstrações contábeis, falaremos também sobre a importância das Auditorias Independentes. Foi realizado uma análise exploratória de artigos publicados internet. Como resultado da pesquisa conclui-se que o não atendimento dos preceitos éticos pode acarretar diversos prejuízos à empresa e à sociedade.

Palavras-chave: ética; corrupção; escândalos, Auditoria Independente

INTRODUÇÃO

Em 2013 a Policia Federal deu início a operação “Lava Jato”, onde investigavam um esquema com empresas fantasmas e transferências injustificadas para lavagem de dinheiro de tráfico de drogas e contrabando de diamantes pelos doleiros Alberto Youssef, Carlos Habib Chater e Nelma Kodama.

O envolvimento da Petrobrás surgiu quando agentes federais descobriam que Youssef havia comprado um presente para Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da empresa Petrobrás, um carro de luxo no valor de R$ 300.000,00. Essa informação foi o ponto de partida para a descoberta do enorme esquema envolvendo a empresa estatal. “Jamais imaginamos um caso tão grande… Nem em sonho”, admite Marcio Adriano Anselmo, o delegado que iniciou a maior investigação por corrupção na história brasileira.

Estima-se que o desvio de recurso públicos chegaram a 10 bilhões de reais, no vasto esquema de corrupção que vitimou a Petrobras, maior empresa pública brasileira, estavam envolvidos os diretores da estatal; políticos influentes, sobretudo os ligados a três grandes partidos (PT, MDB e PP); e as maiores empreiteiras do Brasil e seus dirigentes.

O esquema criminoso, revelado pela investigação do Ministério Público Federal consistia em pagamento de propina a agentes públicos e altos executivos da Petrobras. Através de contratos bilionários superfaturados, obtidos por intermédio de uma concorrência aparente entre empreiteiras, agentes políticos e altos executivos da estatal recebiam o suborno, distribuído por operadores financeiros. As estimativas revelam que os desvios da Petrobras eram em torno de bilhões de reais (MPF, 2016)

Os escândalos de corrupção na Petrobras trazem à tona as discussões sobre as atribuições e as responsabilidades das auditorias.

O objetivo principal de uma auditoria de demonstrações contábeis é examinar, através da aplicação de procedimentos, as demonstrações contábeis da entidade auditada para verificar se elas estão de acordo com os Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos (PCGA). É importante lembrar que esses PCGA ou Princípios Fundamentais de Contabilidade envolvem Postulados, Princípios e Convenções de acordo com a estrutura conceitual básica da Contabilidade.

A  auditoria independentes tem importante responsabilidade social, pois através de seus relatórios e pareceres, condicionam investidores a comprarem ações de acordo com os dados apresentados.

Os esquemas de corrupção não causaram danos apenas pelo valor do dinheiro desviado, mas forjam um ambiente de degradação ética, reduzindo o espaço e as oportunidades daqueles que optam por operar nos limites da lei.

É evidente claramente evidenciada a deturpação de valores morais e éticos, por todos os profissionais envolvidos, pois recursos públicos que deveriam ser destinados para benefícios da população brasileiras se tornaram fonte de recursos para alimentar a corrupção. Dando preferência aos projetos que permitam os maiores desvios e não aqueles que melhor atendem aos interesses da população.

O desmantelamento do mais amplo esquema de corrupção no país teve forte impacto no desempenho da economia, com a prisão de donos e executivos de empresas, paralisaram negócios, o que não poderia ser diferente. As grandes empreiteiras demitiram milhares de trabalhadores, deixaram de contratar serviços e produtos de empresas fornecedoras, interromperam investimentos.

A Petrobras reduziu a um terço os investimentos, desfez contratos, provocando desemprego em cadeia no setor de petróleo e gás.

O esquema denegriu a imagem do Brasil internacionalmente e empresas estrangeiras deixaram de investir no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com