TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Contabilidade – Noções Preliminares II

Por:   •  17/11/2016  •  Resenha  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 3

Unidade: Unicsul – Pólo São Miguel Paulista

     

     


Disciplina: Fundamentos de Contabilidade – Noções Preliminares II

APII

Já sabemos que a Contabilidade é muito importante para qualquer empresa; ela se apresenta como uma importante ferramenta de gestão para seus usuários.

  1. Partindo desse princípio, quem são os usuários das informações contábeis e o que eles procuram?

R.: Os usuários das informações contábeis podem ser: 

Usuários Internos 

Que fazem uso das informações contábeis, para fins de administração econômica e financeira das entidades, com o objetivo de otimizar seu desempenho, podendo ser:

 

  • Os Proprietários “empresários”, os sócios e os acionistas da sociedade, estão interessados na rentabilidade e segurança de seus investimentos.
  • Os diretores, os gerentes e os administradores de todos os níveis, esses por sua vez, a avaliam as informações contábeis com grau de profundidade e análise mais detalhada, já que são através dessas informações, que serão tomadas todas as decisões e elaboração de estratégias.

 

Usuários Externos

 Seu principal foco são as demonstrações contábeis ou financeiras, por fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, além dos resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados, são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões, podendo ser:

 

  • Bancos, capitalistas: estão interessados na situação financeira da entidade, em sua rentabilidade e nos fluxos de caixa;

  • Governo e Economistas Governamentais: obter informações contábeis para exercer o poder de tributar, arrecadando impostos, taxas e contribuições, além de compreender a economia de modo geral, com base em análises globais e setoriais;

  • Auditores externos ou independentes; na maioria das vezes trabalha juntamente com os auditores internos, com a finalidade de testar a eficiência dos sistemas utilizados e principalmente, comprovar as informações financeiras, para melhor aproveitamento dos recursos financeiros;
  • Investidores do mercado de capital (no caso de sociedades anônimas de capital aberto): interessados na situação financeira e econômica da entidade, se é ou não rentável investir nela e consequentemente retorno de capital.
  1. Além disso, qual sua opinião sobre a utilização das informações contábeis no dia a dia das empresas? Cite exemplos. Escreva suas considerações entre 12 e quinze linhas

A Contabilidade é uma das principais ferramentas na gestão de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com