TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE FÁBRICA E ESTATÍSTICA APLICADA

Por:   •  14/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.222 Palavras (13 Páginas)  •  8 Visualizações

Página 1 de 13

UNISOCIESC – UNIVERSIDADE SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA

 

 

 

 

PROJETO DE FÁBRICA E ESTATÍSTICA APLICADA

Melhoria no layout e no processo de separação de erva-mate para expedição

 

 

 

LUCAS EDUARDO D VITORINO

LUCAS ZANLORENZI MACIEL

JOSÉ CARLOS MARTINS

LUCAS BORSOI VANIN 

Professor: Homero Gustavo Calatzis da Silva

 

 

 Balneário Camboriú

2020

1 RESUMO

**********************************************************

2 INTRODUÇÃO

Para que se consiga administrar recursos e tempo é necessário sempre considerar diversos fatores para que não acabe tomando nenhuma medida desprovida das devidas informações, por isso sempre se dá como necessário ter diversos dados e informações sobre o processo que se deseja modificar ou melhorar.

No caso de um novo layout ou modificação de um existente, poderá haver barreiras, como limitações de espaço geográfico e qualificação de profissionais para concretização da necessidade de mudança (ANTON; EIDELWEIN; DIEDRICH, 2012).

Sendo assim, um dos maiores desafios encontrados por todas as fábricas é a adaptação do layout de acordo com a evolução da empresa, ou seja, a entrada de novos produtos na linha de produção. Diante desse contexto, cada vez mais as empresas buscam soluções que aperfeiçoem seu arranjo físico e aumentem seus lucros.

A fim de fazer tal POZO(2001) diz que, a empresa deve considerar fatores como: demanda de mercado, datas de entrega, estoque de matéria-prima, máquinas disponíveis para produção do produto, estoque de produto acabado entre outros, pois se houver controle exato dos recursos o processo será desenvolvido com sucesso.

Assim, os resultados das atividades de uma organização dependem da forma como são gerenciados os recursos, tanto nas questões de rotina, quanto nas questões relacionadas à melhoria do processo de produção (CORRÊA; CORRÊA, 2009; POZO, 2001).

A redução desses desperdícios é essencial para a organização se manter no mercado competitivo. Com a determinação de um arranjo físico adequado é possível melhorar processos e reduzir custos, otimizando o fluxo da operação e descartando atividades que não agregam valor ao produto (KRAJEWSKI; RITZMAN; MALHOTRA, 2009).

Assim sendo, o aumento na demanda pelo produto leva o setor a aumentar a produção, com maiores investimentos em toda a cadeia. Porém, o crescimento não se restringe somente à demanda por maiores quantidades, mas tem imposto novos padrões, tanto de qualidade quanto de preço do produto.

Dando continuidade no estudo de caso executado no semestre anterior o presente estudo de caso tem como objetivo o aprimoramento contínuo do processo de venda da erva-mate Carijo dessa vez aplicando conceitos de Estatística Aplicada e Projeto de Fábrica.

Esse trabalho tem como objetivo replanejar o atual processo de transporte das embalagens de 1kg no setor de expedição de erva mate e também efetuar uma mudança no atual arranjo físico através da implementação de um suporte para que seja colocado as cuias que são transportadas junto com as ervas mate para que fique mais acessível.

3 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Este trabalho tem como objetivo geral aumentar a produtividade e a eficiência no setor de expedição das embalagens de erva-mate e de cuias para a comercialização através de um rearranjo do layout físico atual e de um aprimoramento no local de fornecimento/disposição das cuias em uma microempresa.

                Os objetivos específicos seriam:

       Apresentar uma forma de alterar o atual formato de expedição das embalagens para venda a fim de ficar mais organizado e com maior agilidade;

       Viabilizar uma forma de fornecer de forma mais organizada as cuias que ficam em disposição em caixas atualmente para que seja possível.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (252.7 Kb)   docx (86.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com