TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO CONTROLADORIA NA GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Curso de Ciências Contábeis

RESENHA DO TEXTO CONTROLADORIA NA GESTÃO EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DOS INDICADORES DE RENTABILIDADE E DA GESTÃO ECONÔMICA EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

Orientação e Acompanhamento de Atividades Complementares

RIO DE JANEIRO

20

SUMÁRIO

APRESENTACÃO...................................................................................................................3

  1. RESENHA CRÍTICA...................................................................................................4
  1. Conceito..................................................................................................................4
  2. Estrutura da Resenha.............................................................................................4
  1.  A SEREM ETAPAS OBSERVADAS PARA SE ESCREVER UMA RESENHA.........5
  2.  APRESENTAÇÃO GRÁFICA...................................................................................9
  3.  MODELO..................................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................11

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, estabelecer roteiro aos alunos do curso de Ciências Contábeis e Gestão Financeira para apresentação de Resenha crítica, obedecendo a uma padronização respaldada nas normas da ABNT (Associação Brasileira e Normas e Técnicas), como requisito de avaliação da disciplina âncora associada ao TAI – Trabalho Acadêmico Integrador, da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO.

1

2 –  Etapas observadas para se escrever uma Resenha

O referencial teórico utilizado para a aplicação dos indicadores de rentabilidade e direcionadores de valor utilizados no estudo de caso será baseado em diversas pesquisas sobre os principais indicadores de rentabilidade (ROA, ROI e ROE) e direcionadores de valor (EVA e MVA), além de outros meios de mensuração de desempenho relacionados com a rentabilidade e criação de valor para o acionista na gestão empresarial.

Para a empresa moderna um dos principais desafios é trabalhar em prol da criação e da gestão baseada em valor, pois exige um eficiente uso de estratégias financeiras e capacidades que diferenciam a empresa de seus concorrentes.

Essa gestão baseada em valor (GBV), tem como prioridades maximizar o valor para o acionista aumentando o máximo possível o valor econômico agregado (VEA) para esses investidores com gastos inferiores as receitas, melhorar o processo de tomada de decisões estratégicas e operacionais, a mudança na cultura da empresa e não a metodologia, concluindo-se que o objetivo é maximizar o valor da empresa utilizando técnicas e processos gerenciais direcionados para tal premissa.

Indicadores de rentabilidade e endividamento- Fornecem informações sobre o quão excelente está sendo o retorno das vendas comparado aos investimentos iniciais mostrando se a companhia é capaz ou não de manter sua situação econômica ao passar dos anos, mede se a empresa está sendo lucrativa e o quanto estão rendendo seus investimentos.

Margem- elemento fundamental para obter rentabilidade usando o giro.

Giro- representa a produtividade do investimento realizado. Representado pela velocidade em com que os ativos são operacionalizados e conseguem transformar os insumos em vendas.

Giro do ativo total- Indica a capacidade da empresa em usar todos os seus ativos para gerar vendas, buscando a melhor alternativa de investimento, fazendo com que esse giro proporcione melhores e eficientes lucros.

[pic 1]

 

Giro do patrimônio líquido- indica quantas vezes o PL foi utilizado no exercício em função das vendas realizadas.

[pic 2]

Giro do investimento- é a relação entre vendas líquidas e investimento. Indica o número de vezes em que as vendas cobriram os investimentos de uma empresa.

[pic 3]

                                       (Empréstimos e financiamentos) + (Recursos próprios                   aplicados por seus proprietários)

                                                                                                                             

[pic 4]

Os indicadores de margem operacional e margem liquida medem a eficiência de uma empresa em produzir lucro por meio de suas vendas.

[pic 5]

[pic 6]

Retorno sobre os ativos (ROA) – demonstra o retorno obtido com o dinheiro que a empresa aplicou em ativos em um determinado período antes das receitas e despesas.

[pic 7]

Esse mensura a eficiência operacional da empresa em gerar lucros com seus ativos disponíveis, anteriormente aos efeitos do financiamento.

[pic 8]

[pic 9]

Retorno sobre o Investimento (ROI)- Mais utilizado que o ROA por melhor representar o retorno do capital investido, permitindo a comparação entre ganho obtido e o custo oportunidade das fontes de financiamento.

É usado principalmente para identificar retornos financeiros potenciais e passados. Mostra por meio de uma taxa de retorno quanto um investidor ganhou ou perdeu em relação ao valor de aplicação de um determinado investimento dando ao mesmo tempo uma análise sobre o que aconteceu e uma perspectiva sobre o futuro do mesmo. Serve para analisar qualquer tipo de investimento.

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE)- Mede basicamente o quão rentável uma empresa consegue ser. É útil para comparar a lucratividade de uma empresa com outras do mesmo setor de renda fixa ou variável. Demonstra como a empresa é eficaz em transformar o dinheiro investido negócio em mais ganhos. Quanto maior o retorno sobre o patrimônio, mais eficientes são as operações da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (216.4 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com