TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNÓSTIVO ORGANIZACIONAL

Por:   •  3/2/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

 

2. DIAGNÓSTIVO ORGANIZACIONAL

Segundo Rosa (2001, p. 5), “Diagnóstico organizacional é o levantamento e análise das condições de uma empresa com a finalidade de se avaliar qual é o seu grau de saúde ou eficiência”. Chiavenato (2006) complementa dizendo que esse diagnóstico busca identificar os problemas e as dificuldades da organização e assim, estabelecer objetivos para a mesma.

2.1 ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO

?????????????

2.1.1 Caracterização da Organização

Fundada em 1998 pelo atual proprietário Moacir Ariza Vaz, a Empresa Auto Sport Veículos vem trazendo grande satisfação aos seus clientes, buscando fornecer produtos e serviços de qualidade.

A Auto Sport Veículos é uma loja de carros usados que está situada na área central de Londrina/PR. Mais especificamente na Rua Acre, 290.

Atualmente, os integrantes da loja são: o proprietário, o sócio e um funcionário. A loja dispõe de um espaço bom, no qual os números de veículos que cabem no local variam entre 12 e 15.

A empresa possui uma política de honestidade e transparência com os clientes, ou seja, todos os veículos vendidos possuem garantia, uma vez que o proprietário só vende veículos de qualidade então essa garantia dificilmente é utilizada pelos clientes.

2.1.2 Missão Visão e Valores Organizacionais

Missão

"Oferecer produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes, visando o desenvolvimento da empresa, colaboradores, acionistas e da comunidade.”

Visão

"Ser referência em vendas de carros populares na cidade de Londrina/PR.”

Valores

Ética
“Respeitar as normas, agindo sempre com transparência, honestidade e integridade.”.

Comprometimento
“Ser uma equipe de trabalho comprometida com os valores da empresa satisfazendo as expectativas dos nossos clientes.".

Excelência no Negócio

 “Ser referência de qualidade no mercado em que atuamos.".

2.1.3 Aspectos Estratégicos e Funcionais da Organização

A Organização dispõe de uma boa localização na área central, com um ambiente agradável e com profissionais preparados para atender seus clientes. Seu principal diferencial está na qualidade do produto oferecido e no preço acessível.


2.1.4 Estrutura Organizacional

A Empresa é integrada pelo proprietário e dois vendedores, bem como ilustrado no organograma abaixo.

[pic 1]

Fonte: Elaborada pelo Autor (2017).

2.2 POLÍTICAS GERAIS E FUNCIONAIS ATUAIS

??????????????

2.2.1 Marketing

Criou-se a necessidade da elaboração de um planejamento de marketing para a Auto Sport Veículos, visto que até o momento o proprietário apenas anunciava seus carros em um site específico e aguardava o contato do cliente.


2.2.2 Produção e Operações

O fluxograma abaixo ilustra, detalhadamente, como acontecem as operações e os processos no ambiente da empresa.

[pic 2]

Fonte: Elaborada pelo Autor (2017).

2.2.3 Materiais e Logística

??????????????

2.2.4 Finanças

??????????????

2.2.5 Recursos Humanos

A Empresa não possui um setor específico para contratação, visto que se trata de uma empresa de pequeno porte o mesmo não se faz necessário.

3. ESTUDO DO SETOR

Segundo Ferreira (2007) o setor automotivo existe há mais de um século e nos últimos anos têm se destacado pelas mudanças, principalmente, no processo de produção desses bens. A causa dessas mudanças está relacionada ao fato dos japoneses terem entrado no setor automotivo mundial de forma muito acelerada e com mais tecnologia do que os demais países. Isso fez com que os Japoneses promovessem lançamentos de veículos com custo bem menor e, consequentemente, tornaram-se uma grande ameaça aos seus concorrentes que antes não tinham esse tipo de preocupação, por exemplo, veículos mais econômicos e sustentáveis.

Segundo Veja (2011) o Brasil tem se destacado quanto ao crescimento das importações de veículos automotivos, correndo o risco até de ter que exportar empregos. Isso acontece devido ao alto custo interno que o país tem na produção de bens, principalmente quando se trata de bens automotivos, no qual a causa dessa falta de mão de obra especializada e a crescente onda de importações no Brasil se dão, entre outros aspectos, pela alta taxa tributária imposta pelo governo, pelo ambiente burocrático e infraestrutura ineficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (244.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com