TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desmatamento da Amazônia e sua contribuição na crise hídrica na Região Sudeste

Por:   •  3/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.364 Palavras (14 Páginas)  •  1.216 Visualizações

Página 1 de 14

BIO TCC MONOGRAFIA

MODELO DE PRÉ-PROJETO

        

DESMATAMENTO DESORDENADO:

O desmatamento da Amazônia e sua contribuição na crise hídrica na Região Sudeste

Bio Tcc Monografia

São Paulo

2017


Bio Tcc Monografia

DESMATAMENTO DESORDENADO:

O desmatamento da Amazônia e sua contribuição na crise hídrica na Região Sudeste

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de ...............................– como requisito parcial para aprovação na disciplina de...............................................................

Orientadora: Profa. Bio Tcc Monografia

São Paulo

2017


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT        - Associação Brasileira de Normas Técnicas

CO2 - Dióxido de carbono ou gás carbônico

ONU – Organizações das Nações Unidas


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1. Problema        4

1.2. Hipóteses        5

1.3 Objetivo        5

1.3.1. Objetivo geral        5

1.3.2. Objetivos específicos        5

1.4. Justificativa        6

1.4.1. Justificativa Pessoal        6

1.4.2. Justificativa Teórica        6

2. REFERENCIAL TEÓRICO        8

3. METODOLOGIA        12

4. PLANO DE MONOGRAFIA (SUMÁRIO PROVISÓRIO)        13

5. CRONOGRAMA        14

BIBLIOGRAFIA        15


1 INTRODUÇÃO

  1. PROBLEMA

Como podemos associar o desmatamento da floresta Amazônica em relação com a crise hídrica na região Sudeste do país? As decisões judiciais, atendem efetivamente preceitos constitucionais, para impedir o desmatamento da floresta amazônica? O que o tribunal de justiça tem decidido quanto a leis que inibem este ato? O que precisa ser feito como meta principal nas vias públicas para acompanhar o procedimento executado nas grandes barragens? Quais os planos de ação em prática, para evitar o desmatamento ilegal? Como ocorre o monitoramento do Ministério do meio ambiente para mensurar e coordenar a redução da taxa de desmatamento? Em relação a escassez de agua na região sudeste, especialmente em São Paulo, como vem sido estruturado, levando em consideração os planos estatais? Quais as medidas governamentais, atribuições legais que o governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin decretou para contribuir para melhoria do abastecimento de água no estado?

1.2. HIPÓTESES

Conta –se com o Poder Público e governamentais para criar mecanismos de normatização e medidas para estabelecer procedimentos que viabilizem meios de reservas de água, com objetivo de sanar a escassez de água nos reservatórios de São Paulo.

1.3 OBJETIVO

1.3.1. Objetivo geral

O presente trabalho pretende demonstrar a atividade jurídica e suas decisões, mediante a associação e causas que o desmatamento ilegal da floresta amazônica tem impactado nas crises hídricas, o que vem refletindo nas Bacias Hidrográficas Brasileira, e em especial na região de São Paulo.

Estabelece diretrizes e critérios para implantação e monitoramento do plano estadual de recursos adotados pelo ministério do meio ambiente, com otimização de preservação, monitoramento de nossas reservas florestais fiscalizadas, e rever quais os recursos financeiros do fundo Estadual de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas.

1.3.2. Objetivos específicos

- Ressaltar a legislação brasileira vigente e o plano de ação para prevenção e controle do desmatamento na Amazônia;

 - Especificar modelos constitucionais e benefícios ao meio ambiente, mediante a legislação vigente;

 - Avaliar os recursos hídricas na região Sudeste (São Paulo), levando em consideração as normas e diretrizes governamentais.

1.4. JUSTIFICATIVA

1.4.1. Justificativa Pessoal

O tema proposto despertou o interesse, mediante a situação caótica e escassez de água no estado de São Paulo, levando em consideração que o aumento do desmatamento afetou gravemente nossas nascentes assim como os incêndios, o que impactou em um período crítico de estiagem causando o decréscimo significativo nos reservatórios de água acometido entre o ano de 2014 a 2016. 

1.4.2. Justificativa Teórica

O tema em questão, é de grande relevância para o direito, tendo em vista que o Direito Ambiental Penal incrimina não somente o colocar em risco a vida, a saúde dos indivíduos e a perpetuação da espécie humana, mas o atentar contra a própria natureza, bem que, por si mesmo, deve ser preservado e objeto de tutela, pelo que representa às gerações presentes e futuras. A água, composto formado por hidrogênio e oxigênio, é algo essencial para a manutenção da vida terrestre, porém este recurso está cada vez mais se tornando não-renovável em nosso país, devido ao desmatamento da Amazônia associado com a má gestão pública e principalmente a falta de consciência da população em relação ao desperdício de água, foram os principais fatores da crise hídrica brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (200.3 Kb)   docx (309.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com