TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Enterrem meu coração na curva do rio

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 6

UFG- Universidade Federal de Goiás

Goiás, 12 de novembro de 2015

Aluna: Kássia Sinthia Felinto Carmo

Disciplina:  Direito Constitucional

Professor: Eduardo Gonçalves Rocha

Curso: Direito - Terceiro período

                 Enterrem Meu Coração na Curva do Rio

                                                                                                           Dee Brown

   Cristóvão Colombo chega nas novas terras em 12 de Outubro de 1492, e da ao povo o nome de índios. Relata que eles são gentis, amam o próximo e estão sempre sorrindo . Porém, logo os europeus começam a impor a eles seus costumes, obrigando os a trabalhar.

   Alguns indios foram levados para Europa para se adaptarem aos costumes, outros foram vendidos como escravos, foram obrigados a seguir certa religião, muitas aldeias foram destruidas, saquearam as terras do Novo Mundo a procura de riquezas .

   Em algumas aldeias os colonos estabeleceram paz por algum tempo, convencendo os indios a trabalharem em troca de bugigangas  e etc. Depois, quando os indios perceberam que eles não eram amigos, que estavam os explorando e tomando suas terras alguns se revoltaram, porém, os europeus eram mais fortes, massacraram várias aldeias, sem piedade, foi com estivesse acontecendo uma guerra. Foram anos de derramento de sangue, até se conformarem com a derrota.

   Em 30 de junho de 1834, o congresso votou na lei que assegurava que a terra do Estado Unidos, a oeste de Mississippi, com excessão de alguns Estados, pertenceria aos indios. Os brancos estavam proibidos de comercializar nestes teritórios.

   Os os pequots,montauks, nanticokes, machapungas, catawbas, cheraws, miamis,hurons, eries, mohawks, senecas e mohegans,os wampanoags de Massasoit e do rei Philipp, os chesapeakes, os chickahominys e os potomacs da Powhatan, entre outras tribos foram extintas ou reduzidas, depois que os europeus tomaram-lhes as terras, tiram a cultura e as vidas.

   Em 1848 descobre-se ouro na Califórnia.

   Era como se o destino tivesse nomeado os europeus como dominantes da América, dominavam os índios, as terras e as riquezas .

   Na década de 1860 os brancos começaram a guerriar entre eles mesmos, casacos azuis contra os cinzas.

   Começa-se falar a partir desse ponto da história sobre a tribo dos Najavos, e alguns líderes desta e outras tribos que fizeram a diferença, e foram os verdadeiros heróis da liberdade.

   Chegaram mexicanos e americanos as terras, como ja foi dito no começo houve paz, mas depois que os americanos queimaram seus hogans e mataram o gado, o líder Manuelito e o povo navajo revoltou-se.

   Os americanos construiram o fort Defiance naquelas terras, foi instalada uma guerra, porém, os índios sofriam a desvantagem de nao possuirem armas de fogo.

   Depois de um longo tempo de guerra, Manuelito e o líder americano firmaram um acordo de paz. A paz foi estabelecida por um tempo. Até que um dia, em uma corrida de cavalos os americanos sabotaram, cortando as rédias do cavalo de Manuelito. Isso tornpu-se motivo para que a guerra voltasse.

   O chefe dos casacos cinza, Carleton, decidiu invadir as terras dos Najavos. Começou pela tribo dos mescaleiros, fez se de amigo e convenceu o povo a ir para o Bosque Redondo, enganando-os. Quis usar a mesma técnica com os Najvos, mas eles não aceitaram deixar sua terra. Então Carleton ordenou que a tribo fosse destruida aos poucos até q eles se rendecem. Aos poucos eles foram se rendendo e indo para o bosque, mas Manuelito não aceitava, tinha medo do que poderia acontecer lá. Ele e mais 100 índios, fugiram e se esconderam, mas receberam um prazo para ir ao bosque, caso contrário seriam mortos. Teve-se notícias de que o bosque era um lugar terrível. Em 1 de setembro de 1866 Manuelito entrega-se, mas logo depois Carleton é afastado do cargo, Sherman entra em seu lugar e devolve aos Najavos as suas terras de origem.

   Em 1865 Connor mandou matar todos os indios maioress de 12 anos que estivessem ao norte do Platte.

   Os arapahos foram uns dos primeiros a serem atacados pelos soldads de Connor. Alguns indios haviam sido alertados, mas não acreditram. O ataque foi pela manhã, a tribo foi desruída.

   Os índios Sinox conseguiram vencer um grupo de solados casacos azuis, através de várias estratégias, já que seus cavalos já estavam fracos e morrendo, assim como os próprios soldados que não tinham o que comer. Assim, os índios se sentiram mais confiantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com