TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRISE POLÍTICA DO BRASIL

Por:   •  24/8/2016  •  Artigo  •  4.364 Palavras (18 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 18

KATI SILENE PEREIRA SANTIAGO BANDEIRA

A CRISE POLÍTICA DO BRASIL

Artigo Científico Teórico, apresentado ao Curso de Ciências Econômica, da Universidade Federal do Pampa, como requisito de trabalho de conclusão de semestre.

Orientadora: Prof. Tanise Brandão

SANTANA DO LIVRAMENTO

2016

KATI SILENE PEREIRA SANTIAGO BANDEIRA

OS IMPACTOS DA CRISE POLPITICA NA ECONOMIA BRASILEIRA

Artigo Científico Teórico, apresentado ao Curso de Ciências Econômica, da Universidade Federal do Pampa, como requisito de trabalho de conclusão de semestre.

Orientadora: Prof. Tanise Brandão

SANTANA DO LIVRAMENTO

MAIO/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA-UNIPAMPA

CAMPUS LIVRAMENTO

Curso: Ciências Econômica- Noturno

Disciplina: DCG- Tópicos Avançados de Macroeconomia

Professora: Tanise Brandão

A CRISE POLÍTICA DO BRASIL:

OS IMPACTOS DA CRISE POLÍTICA NA ECONOMIA BRASILEIRA

 LA CRISI POLÍTICA DEL BRASIL:
LOS EFECTOS DE LA CRISI POLÍTICA EN LA ECONOMÍA BRASILEÑA

Kati Silene Pereira Santiago Bandeira

e-mail: katisilene99@gmail.com

RESUMO-  O objetivo deste artigo científico teórico é verificar quais os impactos da crise política na economia brasileira, segundo a ótica macroeconômica. Procurando corroborar ou refutar a proposição apresentada como resposta ara a problemática  “Quais os impactos da crise política na economia brasileira, segundo a ótica macroeconômica?”. A abordagem metodológica utilizada foi a hipotético-dedutiva, o método de procedimento foi o estatístico qualitativo-descritivo, a técnica de pesquisa foi a bibliográfica e os instrumentos de pesquisa foram livros, artigos e sites virtuais. Os resultados obtidos a partir da coleta e análise dos dados e informações, mostraram que os mesmos foram relevantes para corroborar a veracidade da conjectura apresentada, permitindo assim a elaboração de todo o arcabouço teórico e sustentação de todos os argumentos apresentados pela a autora do artigo científico teórico.

Palavras-chave: Crise Política. Economia brasileira. Ótica macroeconômica. 

RESUMEN-El propósito de este trabajo científico teórico es comprobar cuál de los impactos de las crisis políticas en la economía brasileña, según el punto de vista macroeconómico. Mirando corroborar o refutar la proposición presentada en respuesta ara problemática "Lo que los impactos de la crisis política sobre la economía brasileña, según el punto de vista macroeconómico?". El enfoque metodológico utilizado fue el método hipotético-deductivo del procedimiento fue de las estadísticas cualitativas y descriptivas, técnica de investigación fueron los instrumentos de la literatura y de investigación fueron los libros, artículos y sitios virtuales. Los resultados obtenidos a partir de la recopilación y análisis de datos e información, mostraron que eran relevantes para corroborar la veracidad de la conjetura presentado, permitiendo así el desarrollo de todo el marco teórico y el apoyo de todos los argumentos presentados por el autor del artículo científico teórico.

Palabras clave: crisis política. economía brasileña. punto de vista macroeconómico.

INTRODUÇÃO

O presente artigo científico teórico, cujo o tema é “A crise política no Brasil”, tem como objetivo geral  “verificar quais os impactos da crise política na economia brasileira, segundo a ótica macroeconômica”.

O mesmo justifica-se como resposta materializada da inquietação da acadêmica Kati Silene Pereira Santiago Bandeira, em relação aos impactos da crise política na economia brasileira.

Com isto a presente pesquisa visa contribuir como mais um importante constructo na aquisição e assimilação de novos saberes, levando o leitor a posicionar-se de forma crítica e racional frente aos problemas enfrentados em nosso país.

O problema de pesquisa levantado é “nosso país enfrenta um triste cenário político marcado por um provável impecheman, da atual presidente da República Dilma Rouseff, acusada de crime de irresponsabilidade fiscal, sendo diante deste atual quadro político, “Quais os impactos da crise política na economia brasileira, segundo a ótica macroeconômica?”.

Apresenta-se como conjectura que “Segundo a ótica macroeconômica, o Brasil perdeu credibilidade como “agente econômico independente”, passando a imagem para os outros países e investidores de ser um “agente econômico” incapaz de administrar e investir corretamente, sendo assim, torna-se uma preocupação como contribuidor no desenvolvimento e crescimento econômico na economia mundial”.

A abordagem metodológica utilizada foi a hipotético-dedutiva, o método de procedimento foi o estatístico qualitativo-descritivo, a técnica de pesquisa foi a bibliográfica e os instrumentos de pesquisa foram livros, artigos e sites virtuais.

O artigo está dividido da seguinte maneira:

Na segunda seção após esta introdução encontra-se a fundamentação teórica, onde apresenta-se de forma sucinta os conceitos das teorias do “Pai da economia” Adam Smith, a “Harmonia de interesses, a Mão invisível e o Laissez-faire”.

Na terceira seção apresenta-se o conceito de “Instituições”, que são” as regras do jogo”, normas pré-estabelecidas pelos seres humanos, sendo assim apresenta-se o conceito de instituições econômicas e políticas inclusivas.

Na quarta seção analisa-se um estudo de caso relacionado ao atual quadro político do Brasil, a partir de uma matéria extraída da revista Exame, intitulada “O antes e depois de Dilma na economia”.

Na quinta seção apresenta-se a abordagem metodológica utilizada, hipotético-dedutiva, e o procedimento de pesquisa estatístico qualitativo-descritivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (335.7 Kb)   docx (101.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com