TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA TRABALHO SOBRE INFLAÇÃO

Por:   •  12/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

TRABALHO SOBRE INFLAÇÃO

Porto Alegre, 08 novembro de 2017

  1. Relate o congelamento de preços do Governo Sarney e suas consequências sobre produtores e consumidores. Ex: restaurantes, desabastecimentos, Caso do boi, e etc.

Em 1986, com o anúncio do plano Cruzado, o presidente Sarney congela os preços e salários, estingue a correção monetária, decreta a moratória e suspende o pagamento da dívida e o reajuste automático de salário.

Após o congelamento dos preços, logo no início houve uma demanda de consumidores que estavam dispostos a gastar, já que os preços estavam os mesmos. Com a proibição do reajuste de três em três meses, para que os produtores voltassem a colocar os produtos no mercado, começou a acontecer o desabastecimento, onde isso quase que acabou com as pequenas empresas que não tinha um poder de compra em potencial assim como as grandes empresas.

Com a demanda em alta e a falta de produtos disponíveis, muito restaurantes tiveram que fechar já que não tinham como manter os mesmos preços dos pratos, onde o custo estava maior que o preço de venda. O consumo maior em razão do poder de compra, fez com que a produção com a economia que estava não desse conta, e houve a importação da maior parte de produtos.

A compra de carne abatida clandestinamente era feita já que não era possível encontrar no mercado, houve até o envolvimento da policia Federal para abater os bois em pastos.

  1. Relate a política da ministra Zélia Cardoso e o confisco do dinheiro das famílias.

Após assumir, o presidente Collor, confiscou o dinheiro para liquidar a inflação, em torno de 80 por cento ( %) de todas as contas bancárias e aplicações. Ele volta a congelar os preços assim como Sarney, demite funcionários, privatiza estatais, fecha órgãos público, começa a abrir a economia à competição internacional.

A ministra da Fazenda Zélia Cardoso, explica sobre o confisco, onde a moeda antiga ficará rendendo enquanto a nova circulará e fará com que a inflação baixe. Isso faz com o que sobrou nas contas das pessoas, elas consigam priorizar o organizar seus gastos.

  1. Porque o plano Real logrou êxito?

O plano real fixou a taxa de câmbio com o dólar, que igualou um real a um dólar, isso acelerou as privatizações, elevou os juros, facilitou as importações, previu o controle dos gastos públicos, buscou medidas de apoio à modernização das empresas.  
Houve um controle da inflação e a economia cresceu economicamente, pelo controle de um único preço.

  1. Quais as consequências de 15 anos de hiperinflação?

As consequências foram à alta taxa de juros, e a baixa taxa de câmbio.

Em 1999 houve a livre flutuação do câmbio e a redução da taxa de juros.

  1. Superada a hiperinflação quais outros problemas relatados na conclusão do documentário?

O problema da taxa cambial ter sido mantida por um tempo prolongado, não foi muito bom pensado, pois com o aumento dos juros voltou o baixo crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com