TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Comportamento Organizacional e Técnicas de Negociação

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.633 Palavras (11 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINAS: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

TUTORA: MÔNICA SATOLANI

DESAFIO PROFISSIONAL:

PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO

MARIA EUSTÁQUIA CIRPRIANO VILELA - RA 1794264436

EUZA CARVALHO DE SOUSA FRANCO - RA 2800737019

GUSTAVO SALOMÃO OLIVEIRA - RA 1709134945

LINDALVA QUIRINO DA SILVA - RA 1796254748

NOEME CAETANO OLIVEIRA - RA 1709996296

UBERLÂNDIA, 15 DE ABRIL DE 2015

MARIA EUSTÁQUIA CIRPRIANO VILELA - RA 1794264436

EUZA CARVALHO DE SOUSA FRANCO - RA 2800737019

GUSTAVO SALOMÃO OLIVEIRA - RA 1709134945

LINDALVA QUIRINO DA SILVA - RA 1796254748

NOEME CAETANO OLIVEIRA - RA 1709996296

DESAFIO PROFISSIONAL:

PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação nas disciplinas de Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera - UNIDERP, sob orientação da Tutora: Mônica Satolani.

UBERLÂNDIA, 15 DE ABRIL DE 2015

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO……………………………..………………………………….....04

2- MAPEAMENTO E PERFIL DOS NEGOCIADORES…………………………...06

3 - MAPEAMENTO HABILIDADES ESSENCIAIS DO NEGOCIADORES……...07

4 - ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO………..08

5- ANÁLISES DAS VARIÁVEIS CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL….09

6 - PROPOSTA DA NEGOCIAÇÃO - REUNIÃO PRÉVIA………………………..10

7 - PROPOSTA DA NEGOCIAÇÃO - NEGOCIAÇÃO FINAL…………………....11

8 - CONSIDERAÇÕES FINAIS……………………………………………………..13

9 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…………………………...……………….14

1 - INTRODUÇÃO

O ambiente organizacional possui o seu contexto pautado na necessidade de negociações diárias, sendo essas essenciais para os resultados positivos almejados pelos seus gestores. As negociações almejam relações duradouras, sendo necessário aperfeiçoar de forma contínuo o contato já existente entre as partes. A dedicação para que ocorra benefício mútuo para ambos os envolvidas é o que denominamos de relação ganha-ganha. Um processo de negociação deve almejar a satisfação de ambas as partes, sendo essencial uma visão sistêmica de todo os fatores envolvidos, destacando os interesses e as possíveis alternativas para solução de conflitos.

MARTINELLI (2012, p. 17) define negociação como “um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados”. Sabemos que não é sempre possível uma solução que agrade as partes de forma absoluta, entretanto o grande objetivo deve ser fomentar uma comunicação bilateral para seja possível o consenso.

A proposta de negociação desenvolvida nessa atividade possui como objetivo conciliar os interesses de uma Gravadora de Música e de uma Associação de Moradores. A primeira possui como objetivo instalar uma unidade da sua empresa em uma cidade do interior de São Paulo, entretanto os moradores do bairro onde ficarão as instalações estão receosos com essa novidade, alegando que serão prejudicados nas questões de tranquilidade e segurança do bairro. A associação apresentou à prefeitura um pedido para impedir as instalações da Gravadora, como a Prefeitura já havia autorizado as instalações solicitou que o Gerente de Negociações da Gravadora conduzisse um processo de negociação com a Associação de Moradores do bairro, de forma que através de uma análise sistêmica uma situação ganha-ganha seja formulada.

Segue detalhamento do contexto de negociação entre as partes envolvidas:

“Uma conceituada gravadora de música, através de pesquisa realizada referente a custo, logística e ambientação ideal, pretende se instalar em um bairro de classe média na cidade de Uberlândia - Minas Gerais, onde pretende inclusive investir em melhorias na região circunvizinha, trazendo assim um progresso contínuo ao local escolhido como sede da empresa. Os moradores, através da associação de moradores do bairro, quando souberam de tal notícia, entraram com pedido/manifesto junto à Prefeitura da cidade, cuja intenção é

impedir as novas instalações da Gravadora, alegando que a empresa irá perturbar a tranquilidade dos moradores devido ao barulho, trânsito, e também que afetará a segurança dos moradores do bairro devido à quantidade de artistas e frequentar o local. O Sr. Jorge Andrade, gerente de negociações porta voz do GEO da Gravadora, foi designado para dar início às negociações. Da mesma forma, o Sr. Carlos Henrique, o líder da associação de moradores do bairro, também iniciou a coleta de informações com os moradores a fim de elaborarem uma proposta a ser apresentada na reunião prévia daqui a vinte dias. Ambas as partes defenderão seu ponto de vista, devendo partir de cada negociador apresentar uma contra proposta.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com