TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de Marketing Cacau Show

Por:   •  15/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 7

Alunos da Turma 2019.2

Gestão Estratégica de marketing Cacau Show

Rio de Janeiro, 11 de Maio de 2020

André Filipi de Souza Moura - 201908162031 André Luis Rezende - 201908201291

Ayrton Luis Lima de Mesquita - 201908414766 Carlayne Guimarães de Castro Santos - 201908054964 Claudio Coimbra - 201908054808

Fabiano César da Silva – 201908066393 Henrique Souza

Marcel Danton da Silva - 201908499583

Yuri Nascimento Peçanha Santana - 201908048239

Gestão estratégica de marketing Trabalho de Apresentação Planejamento Estratégico

Trabalho avaliativo a ser apresentado no Curso de estratégia de marketing na Universidade Estácio de Sá (Nova

Iguaçu), para o professor Alexsandre de De Castro, Para a obtenção da nota AV2.

Rio de Janeiro, 11 de Maio de 2020

INTRODUÇÃO

Neste mundo globalizado onde o cenário da economia está pautado nas ações eficientes e sustentáveis, cada vez mais se faz necessário que as organizações criem uma gestão estratégica a fim de manter seu posicionamento competitivo no segmento onde atuam. Planejamento de Marketing da Cacau Show, empresa alimentícia brasileira voltada a fabricação e comercialização de chocolates finos, sendo uma das maiores franqueadoras do país, e a maior rede de chocolates finos do mundo em número de lojas. Atualmente são 2.000 lojas com sua marca em mais de 335 cidades do Brasil e em 24 estados, conforme dados atualizados da própria Cacau Show. Todos os produtos do portfólio da Cacau Show seguem o padrão internacional de qualidade. este trabalho tem como finalidade analisar o alinhamento entre as estratégias da gestão e do planejamento de marketing e o posicionamento competitivo da Cacau Show, visto que a empresa investe fortemente em produtos de qualidade com preços acessíveis, destacando seu diferencial.

 MISSÃO

Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate.[pic 1]

 VISÃO

Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.

VALORES

  • Paixão por realizar

  • Fazer mais com menos
  • Inovação
  • Atenção aos detalhes
  • Cultivar relações com carinho e pragmatismo

 História

A Cacau Show começou na Páscoa de 1988, quando Alexandre Tadeu da Costa, um rapaz com 17 anos  de  idade,  filho de  pai tecelão e  mãe  vendedora de produtos de beleza em domicílio, resolveu revender chocolates. Logo Alexandre conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Sua maior surpresa ao chegar com o pedido na fábrica foi que não havia possibilidade de produzir ovos com esse peso. Para honrar o compromisso assumido, resolveu produzir os ovos por conta própria, comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro. Após três dias, com jornadas de trabalho de 18 horas, o pedido foi entregue.

Depois da experiência, Alexandre percebeu que havia um mercado muito pouco explorado de chocolates artesanais e resolveu investir nisso. O lucro da primeira encomenda, aproximadamente US$ 500,00, foi o capital inicial para Alexandre criar a Cacau Show. Na época, o empreendimento se estabeleceu em uma sala na empresa dos pais do fundador, no bairro da Casa Verde, em São Paulo. Porém, logo depois passou a pagar aluguel pelo espaço.

Costa se orgulha em dizer que, durante toda a história da empresa, em nenhum momento, contou com capital externo ou empréstimos bancários. Nessa época, o processo de produção era bem precário: ele e um amigo produziam e saíam vendendo as guloseimas em padarias, contando também com a ajuda de revendedores. Porém, foi preciso mudar a estrutura de distribuição, pois, para o tipo e o custo do produto vendido, ficava muito caro o sistema de comissões e de prazos de pagamento habituais ao canal de venda domiciliar. Foi nesta época que Alexandre optou por atender diretamente a pequenos pontos-de-venda, como bares e lanchonetes, sem contar com a intermediação de atacadistas ou distribuidores. A experiência de sair vendendo pessoalmente, de loja em loja, foi considerada insubstituível pelo empresário, pois graças a ela, hoje ele sabe exatamente como se vende, conhece profundamente o mercado e o perfil dos compradores, as dificuldades e oportunidades encontradas, podendo, portanto, preparar seus vendedores da melhor maneira para o dia-a-dia nas ruas.

Além de vender o produto, buscou também informações técnicas: como fabricar, conservar, embalar, e assim por diante. Nesta busca de aperfeiçoamento da qualidade, fez cursos de vários tipos, desde aqueles oferecidos por grandes fornecedores e revendedores de chocolate em barra até cursos tipicamente voltados para donas de casa.

A primeira loja da  Cacau Show  foi construída no final de  2001 na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, e o negócio cresceu rapidamente. No ano seguinte, eram dezoito pontos de venda padronizados com a marca da empresa. Logo depois, já eram 46 e, na sequência, 130. Mais um ano, e totalizavam 230, o que já fazia da Cacau Show a maior rede de chocolates finos do Brasil em número de lojas. Em 2005, Alexandre foi condecorado com o prêmio “Melhor Franquia do Ano”, na categoria Cafeteria e  Confeitaria, dado  pela Editora  Globo,  em  parceria  com a Fundação Getúlio Vargas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (323.1 Kb)   docx (201 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com