TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM WALMART BRASIL - GESTÃO COMERCIAL

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

GRUPO BIG

UNIP Blumenau – 9711

2019

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

GRUPO BIG

Projeto Integrado Multidisciplinar, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação das disciplinas do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial.

Nome: Alessandra Francine Monteiro

RA: 0527980

Curso: Tecnologia em Gestão Comercial

Semestre: 1º

UNIP Blumenau – 9711

2019

RESUMO

Pretende-se com esse trabalho analisar a trajetória do Grupo Big, uma das maiores varejistas do Brasil. Foram feitas avaliações, análises, pesquisas e experiência própria adquirida ao longo de oito anos como Gerenciadora, no Hipermercado Big Blumenau, utilizando as disciplinas estudadas neste período do curso, Contabilidade, Estatística Aplicada, Fundamentos de Marketing, Administração do Varejo.

Palavras chaves: administração, empresa, estatística, marketing, contabilidade.

ABSTRACT

This paper aims to analyze the trajectory of Walmart Brasil, one of the largest retailers in the world. Evaluations, analyzes, research and own experience acquired over eight years as a Manager at Big Blumenau were made, using the subjects studied in this period of the course, Accounting, Applied Statistics, Marketing Fundamentals, Retail Administration.

Keywords: administration, business, statistics, marketing accounting.

Sumário

Introdução 6

A empresa 7

Primeira Loja No Brasil 7

A Expansão 9

Preço Baixo Todo Dia 10

Novos Investidores 11

Reestruturação 12

Estratégia 13

Composição da Empresa 14

Campanha de Marketing 15

Divulgação 16

Dados Contábeis 17

Balanço Patrimonial 17

Fluxo de Caixa 18

Demonstrativo de resultados 19

Conclusão 20

1. Introdução

Esse Projeto Integrado Multidisciplinar tem como objetivo mostrar melhor, as disciplinas cursadas no bimestre. Neste estudo permite-se que os conteúdos estudados sejam pesquisados dentro de uma empresa. O Grupo Big, foi a organização escolhida devido à fácil coleta de dados e por ser uma empresa de grande porte dentro do seu nicho de mercado varejista.

A empresa

Grupo BIG é uma empresa de comércio varejista brasileira controlada pela firma de private equity Advent International, em sociedade com o Walmart norte-americano. Dona de várias das principais marcas do setor no Brasil, sendo integrantes de seu portfólio negócios como o BIG, Bompreço, Walmart, TodoDia, Maxxi Atacado, Mercadorama e Nacional. É também a quarta maior empresa varejista do país, de acordo com o ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Comércio de 2018, contando com 438 lojas e 55.000 funcionários. Conhecida apenas como "Grupo BIG" desde agosto de 2019, em substituição ao antigo nome comercial usado pelo grupo, Walmart Brasil.

Primeira Loja no Brasil

O Walmart Brasil chegou ao Brasil em 1995, sua primeira loja foi uma unidade do Sam's Club, em São Caetano do Sul, na grande São Paulo. No mesmo ano inauguraram o Walmart Osasco. A expansão começou pela Região Sudeste, com o formato hipermercado. As sedes estão localizadas nas cidades de, Barueri, na região metropolitana da capital paulista, e escritórios regionais em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Recife (PE).

A Expansão

A conquista de outras regiões brasileiras aconteceu após importantes aquisições. Em 2004, compraram o Bompreço, líder no Nordeste e referência em varejo na região. No ano seguinte, adquiriu a Sonae Distribuidora no Sul, multinacional portuguesa, por R$ 1,7 bilhão, expandindo o número de lojas para 295 ao começo de 2006.

Preço Baixo Todo Dia

Em 2011, trouxe para o Brasil a estratégia de preço que o levou a conquistar o mercado nos Estados Unidos e a tornar-se o maior varejista do mundo: o “Preço Baixo Todo Dia” (PBTD). Única no mercado brasileiro, essa estratégia buscava comunicar ao consumidor um compromisso de preço baixo constante no total da cesta de compra. Em sete anos, se investiu forte na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com